Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

Onde fazer curso de corretor de imóveis?

O curso é Técnico de Transações Imobiliárias. Pode ser EaD de forma que não existe nenhuma carência de curso. Veja no google as ofertas e apenas tenha certeza que o curso é reconhecido.

Quem paga o conserto da casa alugada?

Problemas estruturais são de responsabilidade do locador.

TERIA ALGUM DIREITO A SER REQUERIDO JUDICIALMENTE APÓS DESOCUPAR IMÓVEL?

Sim, o proprietário pode cobrar de você tanto as despesas ordinários do condominio que você não pagou quanto o IPTU se essa despesa contratualmente era assumida pelo locatário.

Posso desistir do negócio sem pagar multa?

Se você assinou um contrato prevendo multa a multa é devida. Nenhuma necessidade do contrato estar registrado em cartório.

Tenho um apartamento alugado e o contrato vence em 5 meses. Posso pedir o apartamento e pagar multa?

Como regra geral por lei o locador não pode retomar o imóvel durante a locação. Pode acontecer de vocês terem pactuado de forma diferente no contrato de locação por isso é importante lê-lo.

Quem é que administra o condomínio?

O síndico. Vide lei 10406/02 em especial artigo 1348. O condomínio precisa ter um síndico que o representa, E para que fique muito claro: todos os prestadores de serviços agem de acordo com orientação do síndico: do faxineiro à administradora, passando pelo porteiro e o eletricista. Todos são profissionais contratados que não interferem em nada na administração do condomínio. Existe muita confusão com o nome "Administradora de Condomínios" mas reforço: o condomínio nem ao menos precisa ter uma administradora. E se tiver ela só pode fazer o que o síndico mandar. Feito?

Posso entrar em apartamento abandonado?

Nem o pagamento do IPTU e nem o pagamento do condomínio te darão a propriedade do imóvel. Para que você adquirira a propriedade desse imóvel será preciso cumprir os requisitos para usucapião e nesse meio tempo se a unidade for leiloada para pagar alguma dívida da proprietária ou se a proprietária resolver retomar o imóvel você perde absolutamente tudo o que investiu. E o síndico não poderá fazer um acordo com você no tocante às dívidas condominiais, assim como as concessionárias não vão transferir as contas para o seu nome. O risco é seu.

Devo pagar a comissão a imobiliária se o proprietário vender o imóvel?

Depende: se existia uma cláusula de exclusividade para a imobiliária ou se de alguma forma o comprador chegou até você pelo trabalho da imobiliária a comissão é devida.

Como descobrir o dono de um imóvel abandonado?

Compareça ao cartório de registro de imóveis que atende à comarca e peça a matrícula do imóvel.

QUAIS ÓRGÃOS PODERIAM ATUAR NO PARECER TÉCNICO PARA A SITUAÇÃO?

De acordo com o código civil artigos 1350 e 1355 1/4 dos condôminos PODE CONVOCAR a assembleia a qualquer momento. Não é para colher as assinaturas e entrega-las ao síndico ou à administradora e sim para despacharem os editais. O síndico deve se submeter às decisões da assembleia sob pena de destituição.

Posso dar entrada na escritura, antes de assinar contrato?

O contrato de compra e venda é dispensável. Estando vendedor e comprador de acordo basta comparecerem ao cartório de notas escolhido e lavrarem a escritura.

Como comprar um apartamento ganhando um salário mínimo?

Inscreva-se em um programa habitacional.

Como passar/doar um imóvel para outra pessoa?

Escritura de doação, nenhum problema quanto a isso. Será devido ITCMD (Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) Na declaração de IR você coloca que doou e ele coloca que recebeu o imóvel. PRESTE MUITA ATENÇÃO: Você não pode doar a um único filho mais do que 50% do seu patrimônio a menos que seja uma antecipação da herança. E se o que se pretende com a doação é burlar direitos de terceiros a fraude (não estou dizendo que seja o caso) é facilmente descoberta.

O que é o IPTU?

Imposto Predial e Territorial Urbano. Todo valor arrecadado fica no município, sendo uma importante fonte para custear os serviços municipais.

QUAIS OS PROBLEMAS EM ADQUIRIR IMÓVEL DE INVASÃO?

Sim, existe possibilidade de despejo mas não sei se será iminente. E existe possibilidade de leilão pelas dívidas do condomínio. Cinco anos de posse até é suficiente para usucapião desde que atendidos os demais requisitos e um desses requisitos é posse sem oposição. Se existir ação judicial para retomada dos imóveis seu risco é bem grande.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez