Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

Como deve ser cobrado aluguel quando locatário fica apenas um mês?

Veja que imobiliária fez o trabalho dela: anunciou o imóvel, apresentou o imóvel ao interessado, gastou com pesquisas e elaboração do contrato. Se você optou por dispensar o locatário da multa isso é com você mas a imobiliária trabalhou e tem o direito de receber. E o normal numa locação residencial são 30 meses (e não 36 como você colocou).

Como passar IPTU para o meu nome?

Comprovando que você é o proprietário desse imóvel junto à prefeitura.

Meu imóvel não está no meu nome, como proceder?

Se você não pedir a transferência para o seu nome a prefeitura nem sempre saberá que o imóvel é seu. Não sei de que cidade você está falando, muitas prefeituras já fazem essa transferência totalmente on-line e outras não. Verifique na sua cidade qual o procedimento e quais as exigências; normalmente matrícula atualizada do imóvel comprovando que o mesmo é de sua propriedade.

Prazo mínimo de contrato de aluguel?

Muito embora a lei não estipule um prazo mínimo eu aconselho 30 meses, por causa da possibilidade de denúncia vazia. Findo o prazo de 30 meses o locador pode retomar o imóvel sem apresentar motivos (denúncia vazia). Prazos menores do que 30 meses findo o prazo contratual e não havendo motivo legalmente válido o locatário consegue ficar por cinco anos no imóvel.

Como cancelar contrato de aluguel antes de mudar?

Pagando a multa pactuada em contrato.

Atraso no financiamento é normal?

O problema do inventário é motivo suficiente para justificar a demora. Três meses ainda está dentro do previsto. Consulte o Bradesco.

Qual a melhor forma de cobrar dívida do inquilino?

As chances são que você vai amargar um bom prejuízo, sinto muito. Será uma ação de despejo com cobrança de dívida. O despejo é relativamente rápido mas o recebimento da dívida dependerá do devedor ter bens penhoráveis.

O que é banheiro com ventilação forçada?

Banheiro com exaustor e sem janela.

Em quais situações posso perder meu imóvel próprio?

Se você mora no imóvel e sendo ele o seu único imóvel você o perde por dívida dele mesmo, como por exemplo condomínio e IPTU. Ou por ação trabalhista de empregados que serviram no próprio imóvel.

Cartório está enrolando para fazer a escritura. O que fazer?

Com certeza não é o cartório quem está enrolando. Veja quais documentos estão faltando e os providencie.

Posso entrar no apartamento há mais de 2 anos abandonado?

Você até pode se apossar do apartamento mas em hipótese nenhuma poderá passar o condomínio para o seu nome. E mesmo que por uma bobeada do síndico você conseguisse, isso não te ajudaria em nada a conseguir a propriedade do imóvel. O prazo para você conseguir usucapir esse imovel varia de cinco anos, caso você não possua nenhum imóvel em seu nome, a 15 anos. Será preciso ocupação MANSA, PACÍFICA, SEM OPOSIÇÃO E COM ÂNIMO DE DONO. O condominio na pessoa do síndico, as unidades confrontantes, o proprietário do imóvel e união, estado e municipio serão chamados ao processo. O risco é seu. Se eu fosse síndica desse condomínio jamais permitiria a invasão.

Existe análise de crédito de quem vai fazer um consórcio?

Para aderir a um consorcio não. Quando você for contemplado então sim a liberação da carta de crédito dependerá da analise de idoneidade e capacidade financeira.

Qual o tamanho do apartamento da mrv?

Não existe tamanho padrão, dependerá de cada empreendimento.

Quem pode ser o secretário em assembleia de condomínio?

Qualquer pessoa. A lei não disciplina isso então é de praxe que os membros da assembleia elejam um condômino para presidente e este indique um funcionário da administradora para secretaria-lo. Isso porque fica a cargo do secretário a digitação da ata. Veja que se o secretário for bom na digitação a ata estará totalmente pronta poucos minutos após o término da assembleia. Se o secretário for o que antigamente chamávamos de "cata milho" vocês passarão um bom tempo ociosos aguardando para assinar a ata.

Posso comprar um apartamento com nome sujo?

Só à vista ou negociando direto com o proprietário. Dificilmente um agente financeiro assume o risco.

Como fazer o contrato de compra de imóvel?

Vejamos: oficialmente quem vai comprar é sua filha. Mas o dinheiro vai sair da sua conta. De rigor sua filha corre o risco de ter que explicar à receita de onde veio esse montante. Lembre-se de declarar isso como empréstimo ou doação, tendo em mente que doação é onerosa. Quanto for declarar o IR do ano que vem veja com seu contador. Boa sorte.

Apartamento um por andar é ruim?

Não acho. Pelo contrário maior privacidade. E provavelmente maior condomínio.

Posso comprar um imóvel no nome das minhas filhas?

Financiado nem pensar. Só à vista Se suas filhas não tem renda será preciso fazer a doação do imóvel ou do dinheiro para a compra desse imóvel para não ter problema com o IR. Não estou dizendo que seja o caso mas se essa compra visa prejudicar direitos de credores ou outros herdeiros será facilmente detectado.

Qual o prazo para o proprietário desocupar o imóvel?

A lei não estipula prazos; se nada ficar pactuado a qualquer momento o comprador pode pedir a imissão na posse. A praxe de mercado 90 dias.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez