Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Como conseguir o registro de imóvel apenas com endereço?
Pode ser que ainda não tenha matricula e nesse caso deve ter transcrição. Reporte-se ao cartório de registro de imóveis que atende (ou atendia) à comarca ou faça pesquisa em todos os cartórios.
Como saber em qual cartório esta registrado o imóvel?
Cada cartório de registro de imóveis atende a uma região específica. Normalmente basta ligar para qualquer cartório e te informam qual cartório atende àquele bairro específico. Ou até pelo Google você descobre qual é a competência registral do endereço.
Locador pode me tirar do imóvel por causa do barulho dos meus netos?
Com o contrato vigente você só é obrigada a sair com ordem judicial. E sim, excesso de barulho é motivo para reincidir o contrato.
Posso usar FGTS para comprar imóvel em outro município?
Depende. Se for mesma região metropolitana não. E para usar FGTS é preciso que você comprove que mora no endereço onde pretende adquirir o imóvel.
O que o síndico pode e não pode fazer no condomínio?
Sugiro leitura do código civil entre os artigos 1331 a 1358 e a convenção do seu condomínio.
Imóvel com testamento de 1988 pode ser doado?
Estando o testador vivo ele pode mudar o testamento a qualquer momento. Então sim, o imóvel pode ser doado.
Preciso saber se um imóvel com testamento, pode ser doado a outra pessoa.
Se o testador estiver vivo ele pode sim doar o imóvel a outra pessoa. Aliás, a qualquer momento o testador pode modificar seu testamento. Estar como beneficiário em um testamento é apenas uma expectativa que se concretizará ou não após a morte do testador, ok?
Sou obrigada a pagar IPTU mesmo morando de favor?
Quem mora de favor na verdade é um comodatário. Se você vai ou não pagar o IPTU será uma questão a ser decidida entre você e o dono do imóvel. Lembro a você que esse "favor" (comodato) pode ser revisto a qualquer momento, com prazo de usualmente 30 dias.
Quanto custa uma certidão de imóveis atualizada.
Varia entre os estados. Em São Paulo não chega a R$60,00.
91 anos pode ser avalista?
Se não for curatelado pode.
Oq faço? Já que fiz um contrato simples.
Te resta apenas ação de despejo. E se ela purgar a mora (pagar o que deve) ela continua no imóvel locado. Não costuma ser uma ação demorada vez que você não tem garantia real da locação porém com a pandemia a justiça está bem mais lenta. Por vezes é melhor pagar para uma imobiliária séria intermediar a locação; o prazo ideal seria de 30 meses.
Posso escriturar o imóvel que comprei em cartório de outras cidade?
Sim, a escrituração é possível em qualquer cartório de notas. Apenas o registro dessa escritura se dará no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
Nesse caso, eu teria o direito de receber o valor proporcional do IPTU.
Não necessariamente. Esses detalhes deveriam ser negociados na hora da venda; se nada foi dito e estando o IPTU pago antes da venda não vejo obrigação legal do comprador te reembolsar.
Quem tem direito à isenção de condomínio?
Todos os condôminos devem contribuir com as despesas do condomínio. Por vezes a convenção ou a assembleia podem conceder a isenção de condomínio ao síndico como uma forma de remunera-lo pelo trabalho. E nesse caso essa remuneração é informada ao IR para que o síndico apresente esse rendimento ao fisco. Ainda: haverá retenção e recolhimento de INSS sobre essa isenção. Afora como remuneração do trabalho para o sindico (e por vezes, muito raramente a subsíndicos) ninguém mais terá direito à isenção, seja em função de idade ou de condição social.
Certidão de onus reais de imóvel só o cartório emite ou consigo tirar.
Só o cartório emite. E o custo nem é tão alto; em Sampa perto de R$58,00.
Consigo ver pela internet uma certidão de um imóvel sem precisar pagar.
Se descobrir como me avisa. Até conheço site onde o valor é bem menor do que indo ao cartório mas ainda assim paga-se.
Posso pedir o imóvel em contrato de 12 meses como determina o contrato?
Vale para locação, vez que o prazo pode ser ajustado entre as partes. Porém ao término dos 12 meses o contrato estará no prazo indeterminado e pelo motivo "não gosto do inquilino" você só retoma esse imóvel após 5 anos de ocupação. Existem alguns critérios que te permitem retomar o imóvel findo o contrato de 12 meses como por exemplo: você precisa dele para morar. Havendo falsa alegação de motivos você responde processo criminal. Denuncia vazia, ou seja quero o imóvel só porque o imóvel é meu, só cabe quando o contrato foi de 30 meses ou quando a ocupação foi de cinco anos. Veja a lei 8245/91, pricipalmente artigos 9º e 47 que trata justamente da sua pergunta.
Qual o valor que pago para averbar usufruto?
Em São Paulo perto de R$4.000,00.
Posso usar caução para pagar aluguel atrasado?
Por lei não. Será mera liberalidade do locador.
Como fica o contrato de locação com fim do contrato com a imobiliária?
Você deve avisar ao inquilino onde ele deve pagar os aluguéis que vencerem daqui para a frente. Pode ser um PIX na sua conta. Veja no contrato de locação de constava que o pagamento seria através da imobiliária e se for o caso repactue com o inquilino essa cláusula contratual.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez