Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.084 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis, Jurídico Imobiliário, Negociação, Locação, Condomínio e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur alvim, Cidade líder, Conjunto habitacional padre manoel da nóbrega, Conjunto habitacional padre jose de anchieta e Conjunto habitacional padre manoel de paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim leste imóveis.

Tem contrato de aluguel por 6 meses?

Pode. O prazo de locação pode ser livremente pactuado entre as partes. E eu desaconselho meus clientes a fazerem contratos residenciais com menos de 30 meses.

Como fazer quando Imobiliária esqueceu de incluir valor do IPTU no aluguel?

Se consta do contrato sim, você terá que pagar.

Posso fazer a transfência de um imóvel em qualquer cartório?

A escritura de compra e venda pode ser lavrada em qualquer cartório de notas do país. O registro dessa escritura deve ser efetuado no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.

Quanto tempo é necessário para avisar que vai sair de um imóvel?

Não. O locador não pode te colocar na rua mas pode pedir o seu despejo. E uma vez iniciado o processo você terá custas com advogado seu, custas processuais, honorários de sucumbência. Tente negociar com a imobiliária um prazo maior para sua saída e se conseguir honre o compromisso assumido.

Da pra comprar terreno com FGTS?

Não necessariamente. O imóvel precisa estar com a documentação regular.

O novo dono pode me impedir de ter acesso à minha garagem?

Precisaria de uma analise documental para te orientar. Procure um advogado.

Como fica a herança de quem casou com comunhão parcial de bens?

Não. Mas faça constar da escritura desse terreno que ele foi adquirido com a doação recebida. Evidente que seu marido terá direito ao que for construído no terreno.

Como funciona o prazo para desocupar o imóvel após a notificação?

Só Deus sabe. A ação é relativamente rápida mas não dá para prever tempo.

Qual o valor médio para transferir imóvel usado?

Entre 5,5% a 6% do valor do imóvel.

Qual o valor da multa por ela ter rompido o contrato?

Na vigência do contrato o locador não pode reaver o imóvel locado.

Como regularizar?

Você precisa regularizar a construção na prefeitura e averbar no cartório de registro de imóveis. As exigências específicas você veja na prefeitura local.

Quanto tempo posso ficar devendo o condomínio?

Não existe uma quantidade de parcelas vencidas ou valor mínimo de dívida. Em tese um mês de atraso já pode ser ajuizada ação. Você será citado ao processo. Tente fazer um acordo antes de chegar a esse ponto.

Pode ocorrer esse procedimento?

Se a compra é à vista sim, o correto é assinatura e pagamento simultâneos. E o imóvel pertence à imobiliária? Porque se o imóvel é de terceiros a presença da imobiliária no cartório de notas não é necessária.

Como saber se o Creci é válido?

No portal do CRECI.

Eu posso cortar a água e luz do inquilino?

Se as faturas estão na sua titularidade você pode PEDIR À CONCESSIONÁRIA que proceda aos cortes. Se estamos falando de água e luz de uso coletivo ou cujas titularidades já estejam em nome do inquilino a resposta é NÃO. Só pode proceder ao corte do serviço a concessionária desse serviço.

Posso comprar o imóvel da minha mãe?

Sim desde que o esposo dela e os demais filhos concordem com a venda. É melhor que esse consentimento seja formal, assim evita problemas futuros.

Como funciona o depósito antecipado aluguel?

Os motivos alegados não são suficientes para distrato sem multa. O proprietário deve resolver os problemas do imóvel (descarga e telhado) num prazo de trinta dias; o resto não é com ele. O piso já estava lá quando você alugou a casa, o ventilador pode ser substituído, às suas custas, claro, por ar condicionado (já existem portáteis) e nem você nem ninguém podem impedir o vizinho de fumar. A depender do contrato talvez os dois meses que você deu em caução não sejam suficientes para pagar a multa rescisória. Reporte-se à imobiliária e eles farão o calculo para você.

É seguro comprar um imóvel direto com o proprietário?

Se você se garante quanto à documentação sim, é seguro.

Sou casado e posso comprar um imóvel sozinho?

Comprar à vista pode. Vender não a menos que o regime de casamento seja separação de bens. E havendo necessidade de financiamento haverá necessidade de envolvimento da sua esposa.

Como regularizar uma área construída no IPTU?

Veja na prefeitura local. No Brasil são mais de cinco mil prefeituras, cada qual com suas legislações municipais.

5657 marisa-sanchez