Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Como faço para passar a escritura para meu nome?
Então você herdou apenas a posse do imóvel, vez que a propriedade ainda é do Montepio. Veja com a prefeitura o que está obstando passarem a escritura para seus pais. Provavelmente a escritura será outorgada aos seus pais (se eles forem legítimos compradores) e quando isso acontecer é só inventariar o bem.
Pode se oferecer mais de 3 meses de depósito?
Sim, seria isso mesmo. Estaria fora da lei. A lei só permite caução em dinheiro de no máximo de três vezes o valor do aluguel. Lei 8245/91 artigo 38 § 2º.
Do que preciso para tirar matrícula de apartamento no cartório?
Só o endereço do imóvel e pagar as custas. Por aqui (+ ou -) R$62,00. É um documento público portanto pode pedi-lo, ok?
Como saber se a Caixa vai aprovar meu financiamento?
Você tem que acompanhar sua proposta. Ninguém por aqui te dará certeza.
Assinar a escritura só com o pagamento confirmado?
Pode ser pagamento em cheque administrativo também. Porque após assinatura da escritura o que garante o pagamento?
Consigo comprar imóvel se tiver restrição no nome do vendedor?
Sim, corre o sério risco da Caixa não aprovar o financiamento.
O que é preciso para passar um terreno para o meu nome?
Se você comprou o terreno: escritura pública de compra e venda. Se você herdou o terreno: inventário, registre o formal de partilha. Se você invadiu o terreno: sentença de usucapião.
Quantos dias o locatário tem para sair do imóvel?
Depende do prazo de locação + se o contrato já venceu e + motivo pelo qual você quer o imóvel de volta. Mande as informações no e-mail e eu te oriento.
Como faço para aumentar prazo do contrato do aluguel?
Como os prazos de locação são livremente pactuados o melhor que você pode fazer é escolher outro imóvel. O aconselhável é contrato de 30 meses.
Como transferir nome do IPTU?
Se você comprou o imóvel você terá no mínimo a escritura pública de compra e venda ou o contrato de financiamento com o agente financeiro. Ambos são documentos válidos para mudança de titularidade. Por outro lado, se você tem apenas um contrato de gaveta as prefeituras não costumam aceitar esse tipo de contrato. Outra possiblidade é pender sobre o imóvel dívidas de IPTU e nesse caso, sinto dizer, a dívida é sua e deve ser acertada antes de você conseguir a transferência da titularidade. Melhor conselho: informe-se na prefeitura local.
Como funciona para comprar casa sem escritura?
Sem que haja um registro desse imóvel no respectivo cartório de registro de imóveis você estará comprando só a posse e não o imóvel. Será só um contrato de gaveta com os riscos inerentes a esse tipo de negócio. Por que o imóvel em questão não está documentado? Eis o que precisa ser verificado com muita cautela. Por vezes pode ser algo fácil de resolver, por vezes você perde o investimento.
Posso desistir da venda de um apartamento?
Em principio sim. Mas claro, depende de que em que pé está o contrato. R da multa prevista para rescisão.
Como é escolhida a administradora de condomínio?
Existe uma lenda urbana de que a administradora de condomínio é quem o administra. Mero engano. Tanto a administradora do condomínio quanto o faxineiro são ambos profissionais contratados que apenas prestarão serviços ao condomínio sob orientação direta do síndico. Em outras palavras: QUEM ADMINISTRA O CONDOMÍNIO É O SÍNDICO. Então, assim como quem escolhe o faxineiro e o eletricista é o síndico, o síndico também pode escolher a administradora a menos que a convenção do condomínio exija escolha pela assembleia. Vale ressaltar que a administradora apenas fará as vezes de um auxiliar de escritório caso o condomínio pudesse pagar um. Mas se a administradora esquecer de: pagar o seguro, recolher o INSS ou outro erro crasso a responsabilidade direta é do síndico.
Quais documentos precisa pedir ao vendedor se a casa estiver no cnpj?
O cartório de notas saberá te orientar mas basicamente, além das documentações de praxe (RG, CPF, certidões) será preciso o contrato social e suas alterações para saber se quem assina pela empresa tem poderes para tal.
Como fazer parcelamento de IPTU atrasado?
Isso você vê na prefeitura local.
O que eu faço para conseguir usufruto de imóvel usado?
Você apenas consegue usufruto de um imóvel se o proprietário desse imóvel quiser te dar usufruto? Você não estaria confundindo usufruto com usucapião?
DO QUE PRECISO PARA MEU TIO DOAR A CASA DELE PARA MIM?
Supondo-se que seu tio não tenha herdeiros necessários ele pode dispor da casa em seu benefício via testamento.
Contrato de aluguel assinado em 01/01/2020 pode ser cobrado esse ano?
Por partes: O processo interrompe a prescrição. Ou seja: três anos para iniciar o processo e o tempo que for necessário para finaliza-lo, ok? A partir de quando sua tia foi citada acabou a possibilidade da prescrição. Não é verdade que é preciso o saldo superior a R$40.000,00 para se proceder à penhora e se a sua tia deu um imóvel como garantia esse imóvel pode ser penhorado. Entenda o seguinte, e desculpe se te pareço grosseira, não é minha intenção. Sua tia foi citada (foi chamada ao processo) e daí para a frente competia a ela responder ao processo (defender-se). Não existe nenhuma dificuldade por parte do judiciário para localizar um devedor. Não sei de onde você está falando mas veja em que vara corre o processo e leve sua tia para para cadastrar senha desse processo; aqui em São Paulo durante a pandemia pode-se cadastrar senha por e-mail. E com essa senha vocês verão absolutamente tudo o que constar dos autos.
Quem pode fazer financiamento pela Caixa?
Em principio qualquer pessoa maior de idade. Evidente que a Caixa (como qualquer agente financeiro) exigirá idoneidade financeira (nome limpo) e capacidade de pagamento (renda comprovada).
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez