Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Como consigo tirar matrícula de apartamento no cartório?
Apenas pelo endereço do imóvel.
Como posso comprar um imóvel no nome do meu filho menor?
E como seu filho menor teria renda??? De qualquer forma sendo a compra à vista você pode fazer a doação do dinheiro ao seu filho, recolher o ITCMD sobre essa doação e em seguida seu filho (representado ou assistido) por você compra o imóvel e recolhe o ITBI. Eu disse compra à vista; se for financiada o imóvel continuará no seu nome até o final do financiamento. E note que você só pode dispor de 50% do seu patrimônio, o restante será herança de todos os seus filhos. E não adianta transferir a propriedade ao seu filho para fraudar direitos de terceiros (credores, ex-esposa e outros herdeiros). Finalmente: estando o imóvel em nome de menor de idade a venda desse imóvel só será possível com autorização judicial. Reveja seus motivos e aja levando em conta o que eu explanei.
O que aconteceu depois dessa juntada de manifestação?
Só quem pode te falar algo é o advogado. Por aqui não temos acesso aos autos.
Como consigo a segunda via de escritura de terreno?
Se o imóvel foi registrado basta comparecer ao cartório de registro de imóveis que atende à comarca e você consegue todas as informações pertinentes a esse imóvel. Por outro lado, se houve só uma escritura pública que não foi levada a registro a pesquisa vai ser grande. Sugiro que comece pesquisando nos cartórios de notas mais próximos. Lembrando que essa escritura pode ter sido lavrada em qualquer lugar do Brasil.
É possível alugar apartamento com condomínio atrasado?
Sim, é possível. O atraso no pagamento das contribuições condominiais facilmente leva o apartamento a leilão mas enquanto isso não acontece o condômino inadimplente continua em pleno gozo de proprietário.
Como saber quando recebo a chave do imóvel?
Infiro que você comprou na venda direta, com um preço bastante vantajoso em relação ao mercado. Por acaso o imóvel está ocupado? Se sim, a responsabilidade pela desocupação é sua. Verifique no edital as condições da venda.
Gostaria de saber se o IPTU está no meu nome, como faço?
Normalmente as prefeituras disponibilizam essa informação pelo site.
Por que é necessário regularizar o IPTU?
Porque dívida de IPTU é propter rem (própria da coisa, no caso o imóvel) e leva a unidade a leilão, mesmo sendo único imóvel da família.
Eu posso alugar apartamento com nome sujo?
Nada na lei impede. Vai do locador aceitar ou não locar para você.
Como fazer para comprar casas de leilão da caixa?
Leia atentamente o edital e siga as instruções. Boa parte dos imóveis retomados pelos agentes financeiros estão ocupados e/ou com processo em andamento e a desocupação é de responsabilidade do arrematante.
Casa com débito é obrigado a pagar o IPTU no nome da outra pessoa?
IPTU é uma dívida propter rem, o que significa que é dívida vinculada ao imóvel. E isso leva o imóvel a leilão independe de quem era o dono na época da dívida. Portanto eu não compraria o imóvel sem que o vendedor quitasse a dívida antes.
Do que preciso para me tornar um corretor imobiliário?
Ter curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias).
Qual cartório está registrado meu imóvel?
Consulte o site "registradores.org.br".
Como faço para pegar as chaves da casa que comprei?
Não. O que você pode fazer é entrar na justiça com ação de imissão na posse da propriedade.
Consulta de registro de imóveis agora pode ser feita online?
Se você souber a matricula sim.
Quanto tempo demora o processo de compra de um imóvel?
Se for compra à vista uns poucos dias; se for por financiamento bancário por volta de três meses.
Como faço pra conseguir documentar um imóvel em sociedade?
Pelo que eu entendi é um condomínio voluntário? Se por exemplo vocês herdaram uma casa essa casa é indivisível e já forma um condomínio voluntário (será um condomínio enquanto ambos quiserem). Se você quer vender sua parte de um imóvel indivisível e seu cunhado não quer comprar sua parte e nem vender a dele (a você ou a estranho) a solução é ir para a justiça com Ação de Extinção do Condomínio e alienação judicial (leilão) do bem. Se não for essa sua dúvida me chame no e-mail explicando a situação concreta.
Eu posso registrar o contrato de aluguel mesmo com nome sujo?
Sim, pode. Só que registrar contrato de aluguel não tem nenhuma utilidade prática a não ser preservar o documento. Se você for o locatário estar com o nome sujo é algo que interessa apenas ao dono do imóvel para decidir se arrisca ou não a locação. Se ele já assinou o contrato é o que importa.
Quais os direitos do condômino inadimplente?
Não estar quite apenas tira do condômino o direito de participação e voto na assembleia. Condomínios existem que restringem alguns direitos às áreas comuns mas se for o caso essas restrições podem ser questionadas na justiça. E a inadimplência leva a unidade a leilão com relativa rapidez.
Como o locatário é respaldado quando não existe contrato formalizado?
Sim, terá preferência na compra e caso não queira comprar terá prazo de 90 dias após a venda para desocupar o imóvel.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez