Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Consigo comprar um imóvel e dar para o meu filho?
Se você comprar o imóvel à vista sim, você pode doar ao seu filho. Se você tiver outros herdeiros necessários você só poderá dispor de 50% do seu patrimônio. E não adianta doar ao seu filho se com essa doação se pretende frustrar direitos de credores.
O que é hipotecar um imóvel?
É dar esse imóvel em garantia de alguma dívida de forma que se a dívida nao for paga o imóvel responderá por ela (dívida).
Como entrar com usucapião?
Usucapião pode ser extrajudicial ou judicial mas em ambos os casos é preciso de advogado. Se você tem farta documentação comprovando que exerce realmente a posse desse imóvel sem oposição o processo não será complicado. Leve toda a documentação a um advogado ou à defensoria pública.
Como é feito o fundo de reserva?
FR me remete a condomínio, é isso? Pois bem, a lei 4591/64 diz que a convenção do condomínio determina a forma de contribuição para o fundo de reserva. E não diz mais nada. Então qual o teto, como e onde gastar o fundo de reserva e outras questões relacionadas a ele podem estar na convenção. Se a convenção for omissa a assembleia decide.
Como faço para transferir escritura de imóvel para outra pessoa?
Se você está vendendo o imóvel por escritura pública de compra e venda com o recolhimento de ITBI. Se você está dando o imóvel por escritura pública de doação com recolhimento de ITCMD. E em ambos os casos é necessário levar a registro também no cartório de registro de imóveis.
Como faço para alterar o nome do proprietário de um imóvel?
Se você esta vendendo o imóvel por escritura pública de compra e venda; se você está doando por escritura pública de doação. Haverá recolhimento de ITBI no primeiro caso e ITCMD no segundo; em ambos os casos também as despesas do cartório de notas e do cartório de registro de imóveis.
Eu posso fumar dentro do meu apartamento?
Direito não é uma ciência exata ok? Por enquanto a lei não proíbe que o cidadão fume dentro de sua propriedade. Porém a lei 10406/02 em seu artigo 1336 diz que são deveres do condômino usar da sua unidade em prejudicar o sossego, a SALUBRIDADE e segurança dos demais possuidores e respeitando os bons costumes. Então se você fuma na sua sacada (ou janela) a fumaça com certeza vai para o apê de cima. E já existem ações de não fumantes contra fumantes alegando tanto esse artigo que eu citei quanto o direito de vizinhança. Como a justiça julgará uma eventual demanda? Saberemos com o tempo. Se você não consegue largar seu vício aconselho enfaticamente que restrinja sua fumaça dentro da sua unidade.
O que fazer se alugaram um imóvel meu sem meu consentimento?
Se você não reconhece o contrato entre com ação de reintegração de posse e deixe que o seu parente e a imobiliária respondam pela falcatrua. Será preciso advogado de forma que se você se enquadra nos critérios de justiça gratuita procure a defensoria pública.
O que fazer caso o inquilino não pague o condomínio?
A responsabilidade legal perante o condomínio é do dono do imóvel portanto pague se não quiser perder seu imóvel em leilão. E peça o despejo do inquilino por quebra de contrato.
A partir de quando o aluguel é meu após a compra de imóvel com inquilino?
Se os vendedores só receberam em 6/07 a casa só será entregue a você nessa data. O recebimento só se dá após o registro no cartório de registro de imóveis.
Por que não dividir o IPTU uma vez que ele refere-se ao ANO FISCAL?
IPTU é um imposto cuja obrigação recai sobre o imóvel (propter rem) e não sobre o sujeito devedor (propter personam). Portanto, legalmente falando, o atual proprietário pagará o IPTU se não quiser perder o imóvel em leilão. (artigo 34 da lei 5172/66). Evidente que se foi contratado que o imóvel seria entregue livre e desimpedido de ônus então caberia ação regressiva do comprador contra o vendedor mas para o fisco a dívida continua sempre recaindo sobre o imóvel, dai porque a possibilidade de leilão mesmo sendo único imóvel.
As áreas de lazer do meu prédio podem ter restrição de visitante?
Sim, normalmente algumas áreas de lazer (piscina e academia, por exemplo) são de uso exclusivo dos moradores e proibidas aos visitantes. Verifique na convenção e/ou RI do condomínio as regras de uso das áreas comuns.
Como consigo registro de apartamento no RGI?
É só comparecer ao cartório de registro de imóveis que atende à comarca e pedir a pesquisa pelo endereço do apartamento. Registros são públicos de forma que qualquer pessoa pode obter essa informação, feito?
Avalista não recebeu notificação, após 10 anos foi cobrada.
Desculpe, mas eu só conseguiria te dar algum esclarecimento se eu tivesse acesso aos autos. De concreto: não é provável que a justiça aceitaria o processo sem que o autor comprovasse que sua tia deu a fiança e sua tia em algum momento foi citada a se defender no processo.
Como descobrir qual o cartório que encontro o registro do imóvel?
Www.registradores.org.br.
Quem pode pedir a certidão de inteiro teor de imóvel?
Qualquer interessado. Registramos os documentos justamente para torná-los públicos, ok? Então não precisa nem mesmo explicar no cartório porque você quer o documento. Basta pagar por ele.
Tenho 90 dias para a desocupação de imóvel vendido?
Sim, o prazo é de 90 dias e o aluguel é pago ao novo proprietário.
Posso reter bens do locatário?
Cuidado, a lei até permite. Porém observe muito atentamente os artigos 1467 a 1472 do código civil, que trata de penhor legal. Você tem que conseguir imediata homologação judicial.
Quem pode ser conselheiro de condomínio?
Para conselho consultivo a lei exige que seja condômino (lei 4591/64 artigo 23). Já para conselho fiscal não existe essa exigência legal de forma que, salvo óbice convencional, qualquer pessoa pode se candidatar ao cargo (lei 10406/02 artigo 1356) Lembrando que: 1. Condômino = dono da unidade. 2. Ambos os cargos são eletivos.
Como faço a cobrança proporcional do aluguel?
R$800/30 x 14 = R$373,33.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez