Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Como usar o FGTS para comprar um segundo imóvel?
Na mesma região metropolitana em princípio você não usa o FGTS para um segundo imóvel. Existem algumas exceções como por exemplo você ter perdido o direito de moradia por sentença judicial em função de divórcio.
Quanto devo pagar de aluguel pelos dias que fiquei depois do vencimento do contrato?
Sim, você paga todos os dias que ocupou o imóvel.
Como consigo fazer a escritura de uma casa?
Basta que vendedor e comprador compareçam num cartório de notas.
Onde posso obter registrar imóvel residencial?
No cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
Como calcular o valor que o proprietário tem que me devolver do caução?
Pelo índice da poupança; use o site "calculoexato" ou calculadora do BACEBN.
Como registrar um imóvel que não tem escritura?
Você precisa ter escritura pública ou sentença judicial.
O que faz um conselho de um condomínio?
Conselho consultivo, regulamentado pela lei 4591/64 assessora o síndico em problemas do condomínio e pode ter funções determinadas pela convenção e conselho fiscal, regulamentado na lei 10406/02 dá um parecer sobre as contas do síndico.
Como agir com síndico que isentou-se de despesa extraordinária??
Primeiro devo esclarecer que administradora e faxineiro são só profissionais contratados pelo condomínio e que agem de acordo com as orientações do síndico então não compete à administradora fiscalizar o que o síndico está fazendo; essa tarefa é do conselho fiscal e da assembleia. Também não sei de que despesa você está falando ou o que diz a sua convenção (ou foi determinado pela assembleia) sobre isenção do síndico mas a lei da locação não esgota o assunto. Em todo caso se você está convicta que o síndico está lesando o condomínio a melhor opção é convocar a assembleia por 1/4 dos condôminos e exigir a prestação de contas com possibilidade de destitui-lo.
Como faz para vender apartamento financiado?
Se o imóvel for comprado à vista negocie com o comprador adiantamento para quitar o saldo devedor e após quitado e de posse do termo de quitação pode lavrar a escritura normalmente. Se o imóvel for comprado por financiamento bancário o agente financeiro se encarrega dos trâmites.
Preciso saber a matrícula de um imóvel, tenho só o endereço, isso é possível?
Sim, isso é suficiente. Dirija-se ao cartório de registro de imóveis que atende à comarca e peça a certidão da matrícula.
O que fazer se proprietário quer imóvel de volta por causa de animal?
Devolva o imóvel se quiser. O locador não pode retomar o imóvel locado sem motivo legal suficiente durante a vigência do contrato. E se o seu contrato não diz explicitamente que animais não serão permitidos você não deu causa à rescisão.
Como recuperar escritura de imóvel?
Basta dirigir-se ao cartório onde foi lavrada a escritura. Ressalto a você que o que realmente vale como comprovação da propriedade é a matrícula do imóvel de forma que não vejo necessidade de gastar dinheiro com essa cópia da escritura.
Preciso fazer renovação de contrato comercial?
De acordo com a lei da locação um contrato comercial, atendidos certos requisitos, dá direito ao locatário à renovação por igual período (vide artigo 51). O mérito aqui será sobre manter ou não o IGPM. Se considerarmos que o IGPM teve um aumento muito superior à realidade brasileira já existe um projeto de lei (PL 1806/21) que pretende mudar a lei para proibir reajuste de aluguel superior ao IPCA e se esse PL virar lei você vai ter que se conformar com esse índice. Avalie se para você valerá a pena uma demanda judicial e/ou ficar com seu imóvel desocupado. Estratégias de defesa eu não comento, isso fica a cargo do seu advogado.
Ação de despejo quanto tempo demora?
Depende tanto da garantia que você tem no contrato quanto dos decretos de seu estado e município emanados em função da pandemia. Você precisará de advogado de forma que ele te orienta.
Preciso da quitação do imóvel? Já tenho procuração.
Uma procuração que não seja outorgada em causa própria perderá a validade se o mandante falecer de forma que se você não quer correr nenhum risco te aconselho a colocar a documentação desse imóvel em dia. E.T procuração em causa própria para venda de imóvel exige pagamento de ITBI.
Todos os sócios precisam assinar em um contrato de locação comercial?
Não necessariamente. É preciso verificar quais os poderes de cada um dos sócios no contrato social. Por vezes o sócio administrador assina sozinho.
Minha mulher tem direito a casa que comprei quando era solteiro?
Supondo-se casamento em regime de comunhão universal de bens sim. Supondo-se casamento em regime de separação parcial de bens e se comprovadamente a casa foi comprada antes do casamento ou união estável sua companheira terá direito apenas a eventuais benfeitorias feitas durante a convivência do casal.
Qual o órgão fiscalizador para fazer denúncia contra administradora?
Se você fala como síndica do condomínio existe uma relação de consumo entre o condomínio representado pelo síndico e a administradora, de forma que cabe denúncia ao PROCON. Se você fala como condômina entenda que assim como o faxineiro do condomínio a administradora só fará o que o síndico mandar de forma que a melhor opção é convocar a assembleia via 1/4 dos condôminos para até mesmo destituir o síndico. O que ele permite que a administradora faça é responsabilidade pessoal dele.
Qual imóvel posso financiar?
Se os imóveis forem na mesma região metropolitana será pelo SFI, sem uso de FGTS e sem nenhum subsídio.
Como se institui o condomínio edilício?
Por ato entre vivos ou testamento, registrado no cartório de registro de imóveis. (1332 do código civil).
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez