Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.084 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis, Jurídico Imobiliário, Negociação, Locação, Condomínio e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur alvim, Cidade líder, Conjunto habitacional padre manoel da nóbrega, Conjunto habitacional padre jose de anchieta e Conjunto habitacional padre manoel de paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim leste imóveis.

Não assinei o contrato, devo pagar a suposta multa?

Contratos verbais também são válidos e a melhor prova de que você alugou o imóvel é estar morando nele. Arrisque-se na justiça se quiser; eu tentaria um acordo.

O que faço com contrato feito sem carimbo sobre aluguel?

Se houve adulteração de documento então houve crime. Registre BO. E se o contrato está vigente saia se quiser.

Como passo para meu nome casa de parente falecido?

A casa não tem documento ou você não sabe onde o seu pai os guardava? E ele tem esposa (companheira)? Se tudo se resume a não saber onde estão os documentos da casa reporte-se ao cartório de registro de imóveis que atende ao endereço e pegue a certidão da matrícula. E faça o inventário. Por outro lado, se a casa é apenas de posse consulte um advogado porque a situação só será resolvida na justiça. Lembrando que esposa (ou companheira) terão o mesmo quinhão que você na herança.

Um autônomo pode financiar um imóvel?

Se o autônomo em questão comprovar renda pode. Só extrato bancário não é suficiente para isso.

Posso comprar um imóvel por financiamento e doar para filho?

Não. Enquanto o imóvel estiver financiado ele fica alienado ao agente financeiro. Se vocês não optaram pelo regime de comunhão universal de bens tudo o que você adquiriu antes da união não se comunica com os bens do casal. E se você vender um bem adquirido antes da união para comprar outro bem durante a união basta que fique sub-rogada essa transação que o imóvel continua sendo só seu. Vale esclarecer que mesmo na separação parcial de bens se você morrer antes do seu parceiro ele herdará seus bens na mesma proporção que seu filho.

O que determina o valor do condomínio?

A previsão orçamentária. O código civil, em seu artigo 1350, determina que anualmente o síndico apresente à assembleia a previsão do que será gasto no ano. E é em cima desses números que se determina o rateio.

Quanto tempo pode ficar no imóvel depois de vendê-lo?

De rigor o tempo que as partes combinaram. Se o vendedor não desocupa o imóvel cabe ação de imissão na posse.

Como faço pra poder pagar o IPTU ? Tenho que ir até a prefeitura?

Joyce dentre as mais de cinco mil prefeituras que existem no Brasil somada às diversas situações que podem te levar a fazer a pergunta (seu IPTU está atrasado? há quanto tempo? dívida ativa?) a única orientação que eu posso te dar é que acesse o site da prefeitura da sua cidade e se não conseguir resolver a situação no site ligue e veja se existe necessidade de agendar visita.

Como posso transferir um imóvel para meu filho menor?

Se ainda está financiado nenhuma chance. Se já está pago você apenas pode dispor de 50% do seu patrimônio, ficando os 50% restantes aos herdeiros necessários. E se o que se pretende é fraudar direito de terceiros (credores por exemplo) a transação é facilmente descoberta. De qualquer a escritura de doação é lavrada em cartório de notas e paga-se ITCMD.

Um herdeiro pode impedir a venda de um imóvel?

A julgar pela resposta dos colegas sua pergunta não ficou clara. Vamos lá: se duas ou mais pessoas já herdaram o imóvel pelo falecimento do genitor (a) e já procederam ao inventário então essas pessoas não são mais herdeiras e sim compossuidoras do imóvel que é um condomínio voluntário. Nesse caso não havendo acordo entre os compossuidores qualquer um pode entrar com ação judicial de extinção de condomínio e alienação judicial do bem (leilão). Por outro lado, se por "herdeiro" você quer dizer filho de pais ainda vivos então esse herdeiro não interfere com a venda. Se os pais quiserem vender o imóvel e gastar tudo na Europa que o façam.

Quando sei se o aluguel é calculado pelo INCC?

Leia o seu contrato. INCC é só um dos índices possíveis.

Qual curso necessário para me tornar corretor de imóveis?

TTI, diversas instituições oferecem o curso, inclusive na modalidade a distância. Evidente que é preciso também o ensino médio.

Como dividimos o terreno para duas partes diferentes?

Primeiro passo é ver na prefeitura local se o terreno comporta desmembramento.

O que fazer para receber alugueis atrasados sem contrato?

Você até pode acionar sua inquilina na justiça mas vai pagar advogado, muito provavelmente ganhar a causa e muito provavelmente NÃO receber nada porque não se encontrará bens que sejam penhoráveis no nome dessa inquilina. Por que foi que você esperou tanto tempo?

O que acontece com o calçãode 3 meses que paguei?

Após você desocupar o imóvel e o proprietário proceder à vistoria o dinheiro dado em caução deve ser restituído ao locatário com a devida correção. Uma prática que eu não aconselho mas que acontece muito é locador e locatário combinarem para que os três meses de caução sejam compensados em tempo de moraria sem pagamento do aluguel. Reforço que o correto por lei é a primeira opção.

Documento de doação é valido se assinatura estiver errada?

Não entendi sua dúvida. Por mais que você tome conta da sua mãe você nunca pode assinar nada em nome dela. Se você for procuradora dela o correto é colocar p.p (por procuração) e assinar o seu nome e nunca o nome dela. Além de que a escritura de doação de imóvel é feita em cartório de notas e é extremamente improvável que o escrevente não tenha visto esse tipo de erro. Se isso realmente aconteceu volte ao cartório onde foi lavrada a doação.

Contrato por tempo determinado o inquilino tem direito a morar a mais?

De graça não. O mais, só lendo o contrato.

O que eu faço para achar o número de inscrição do IPTU?

Dentre as mais de cinco mil prefeituras que existem no Brasil veja na prefeitura local qual o procedimento. Em São Paulo você consegue on-line, em algumas cidades só comprovando seu legítimo interesse para obter a informação.

Quanto tempo posso ficar no imóvel se paguei aluguel extra?

Honre o contrato, eu não o conheço e você sim. Se você pagou uma fiança a uma companhia de seguros isso não envolve o locador e você não terá esse dinheiro de volta. Se você deu algum valor EM CAUÇÃO esse valor será devolvido a você após vistoria do imóvel. Se você não deu nenhuma garantia mas pagou um mês de aluguel adiantado isso significa que você primeiro paga e depois mora, sendo que o aluguel que você pagou em 08/01/22 foi para morar até 08/02/22. Tudo depende do que foi contratado, portanto leia o contrato com atenção. É o máximo que eu posso te ajudar.

O preço de IPTU e condomínio são incluídos no aluguel?

Isso você veja com o anunciante. O usual é você pagar o aluguel + as despesas ordinárias do condomínio e + IPTU. Porém pode ser contratado de forma diferente e quem pode te ajudar nessa dúvida é quem está alugando o imóvel.

5657 marisa-sanchez