portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

10

Não. Enquanto o imóvel estiver financiado ele fica alienado ao agente financeiro. Se vocês não optaram pelo regime de comunhão universal de bens tudo o que você adquiriu antes da união não se comunica com os bens do casal. E se você vender um bem adquirido antes da união para comprar outro bem durante a união basta que fique sub-rogada essa transação que o imóvel continua sendo só seu. Vale esclarecer que mesmo na separação parcial de bens se você morrer antes do seu parceiro ele herdará seus bens na mesma proporção que seu filho.

há 2 anos

47

Marisa Sanchez

imóvel guide usuário

Adriana Gomes

Perguntador

há 2 anos

Posso comprar um imóvel por financiamento e doar para filho?

Tenho um companheiro que tem 3 filhos de outras casamentos o mais novo tem 27 anos. Tenho imóvel no meu nome que eu comprei sozinha. Posso fazer doação em vida para meu filho de 3 anos. Quero vender outro imóvel que adquiri antes de ficarmos juntos. Com esse dinheiro quero comprar um imóvel financiado com a venda do outro imóvel. Minha pergunta é a seguinte. Posso comprar esse imóvel financiado e doar para meu filho de 3 anos sendo a responsável financeira.

Respostas (10)

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 2 anos

Não. Enquanto o imóvel estiver financiado ele fica alienado ao agente financeiro. Se vocês não optaram pelo regime de comunhão universal de bens tudo o que você adquiriu antes da união não se comunica com os bens do casal. E se você vender um bem adquirido antes da união para comprar outro bem durante a união basta que fique sub-rogada essa transação que o imóvel continua sendo só seu. Vale esclarecer que mesmo na separação parcial de bens se você morrer antes do seu parceiro ele herdará seus bens na mesma proporção que seu filho.

Corretor de imóveis

Imóveis Vila Velha Vitória

Imobiliária

Respostas: 153

há 2 anos

Não, não pode. Uma vez financiado , para todo efeito, pertence ao banco. Ou seja, o mesmo está alienado. So quando quitar, que poderá doa-lo.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 2 anos

Você pode doar em vida respeitado a proporcionalidade da legítima, isto é, se tiver vários filhos cuidado com a proporcionalidade da distribuição em vida do patrimonio.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 2 anos

Procura uma assessoria jurídica ver a melhor saída e fazer de acordo com lei.

Corretor de imóveis

F S Saltao Imoveis

Imobiliária

Respostas: 418

há 2 anos

Sim, porem o mesmo apenas passará para o nome assim que a divida estiver devidamente paga.

Corretor de imóveis

César Augusto

Corretor de imóveis

Respostas: 83

há 2 anos

Se você adquiriu ou for adquirir algum imóvel ainda solteira, não precisa, seu herdeiro já tem direito.

Corretor de imóveis

Rubens Antony

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 8.000

há 1 ano

Sim faz podem comprar imóvel em nome do filho. No entanto, Existem algumas recomendações na hora de escriturar a propriedade. É que perante a lei a compra do imóvel no nome do filho, é considerada uma doação modal, Ou seja, é a doação de um bem para um familiar direto.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 1 ano

Você fala em companheiro portanto estou inferindo que vocês apenas moram junto, sem terem registrado a união e nesse caso, no tocante aos bens, essa união se equipara a casamento com separação parcial. Os bens que você tinha antes do casamento não se comungam com os bens adquiridos durante a união estável. Porém se você morrer primeiro que o seu parceiro ele herdará os seus bens particulares juntamente com seu filho. Quanto aos imóveis seus, já quitados, você pode vendê-los mas seu parceiro terá que concordar com a venda. E enquanto o imóvel for financiado evidente que o imóvel será do banco e não seu de forma que você não pode dispor dele. E atenção: dá para comprar um imóvel com o valor da venda de outro imóvel seu sem que essa nova aquisição se comunique com os bens do casal, porem da parte do financiamento paga durante a união em caso de separação metade do que foi pago na união será dele.

Faça uma nova pergunta: