Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Quem é o responsável pelo pagamento do contrato de compra e venda de um imóvel?
Decidam-se entre vocês. A escritura quem paga é o comprador.
O que fazer quando o inquilino se recusa a sair da casa?
Ação de despejo. Claro está que se houver motivo para isso.
Qual a diferença entre sfh e sbpe?
Sistema Financeiro da Habitação e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Basicamente a diferença é a taxa. Rendas menores e imóveis de menor valor caberão no SFH.
É normal o banco cobrar parcela de financiamento, mesmo sem eu receber a chave do imóvel?
Como assim "não levei os papeis no cartório?". O banco só vai liberar o dinheiro ao vendedor após receber o contrato devidamente registrado. Enquanto isso nada obriga o vendedor a te entregar as chaves mas como já existe um contrato de financiamento assinado você já paga as parcelas. Ressalto que a demora em entregar ao agente financeiro o contrato registrado pode simplesmente extinguir o contrato, ok?
Qual o prazo mínimo para contrato de aluguel de um imóvel?
O contrato pode ser no prazo que os interessados houverem por bem contratar.
Qual o prazo para o inquilino desocupar um imóvel alugado?
Num contrato verbal só cabe denúncia vazia após cinco anos de ocupação ininterrupta.
Pediram a casa e me deram um mês para sair, tenho que pagar esse mês?
Se o contrato ainda não venceu não cabe ao locador retoma-lo. Só conhecendo os termos do contrato para te orientar.
Como fazer para alterar proprietário de um imóvel?
Pode mas sua ex namorada tem preferência na compra.
Como fazer para pagar IPTU vencido e adquirir a posse?
Pagar o IPTU de jeito nenhum te dará a propriedade do imóvel. No máximo, ao finalizar inventário e partilha você será ressarcida dos valores pagos. Veja: seu pai era herdeiro do seu avô, juntamente com os irmãos dele. E com a morte do seu pai tanto você como os seus irmãos (se houverem) herdam a parte que seria do seu pai. O mesmo vale para os seus tios e primos.
Consigo fazer registro de imóvel com o nome sujo?
Se o imóvel é seu sim, faça o registro. A dívida não o impede.
Inquilino pode votar para sindico?
Esse assunto é controverso. Pessoalmente eu entendo que não estando presente na assembleia o proprietário do imóvel o inquilino vota em todas as matérias que não representem despesas extraordinárias, com base na lei 4591/64, Art. 24, § 4º. Mas existe entendimento de que a lei 4591/64 não vigora mais portanto se você quer garantir cabalmente sua participação na assembleia consiga uma procuração do locador.
Qual a porcentagem que você considera um valor justo de condomínio?
Condomínio é rateio de despesas então o valor varia de acordo com as benesses que o condomínio oferece e quantidade de condôminos que compõem o condomínio. Um prédio longe da praia pagará aos seus funcionários o mesmo salário que paga um prédio na orla.
Prazo de locação de imóvel não residencial?
Prazo ideal de cinco anos.
Posso vender meu imóvel sem corretor?
Pode, claro. O imóvel sendo seu nenhuma necessidade de contratar corretor.
É necessário regularizar o IPTU?
Dívida de IPTU pode levar o imóvel a leilão, então sim, necessário regularizar.
É certo cobrar taxa de condomínio maior se o apartamento tem área privativa?
Pode. A lei diz que a cobrança será conforme estiver na convenção e se a convenção for omissa a cobrança será por fração ideal. Vale ressaltar que todas as convenções que eu conheço acompanham a lei e estipulam cobrança por fração ideal. Grosso modo imóvel maior paga mais.
Do que preciso para ter a posse de um imóvel?
Dentre os mais de cinco mil municípios que existem no Brasil impossível saber como cada prefeitura age. Consulte a prefeitura local.
Posso ter a posse de uma casa abandonada?
Por usucapião após quinze anos de ocupação mansa, pacífica, sem oposição e com ânimo de dono. Se nesse meio tempo aparecerem proprietários, herdeiros ou credores você simplesmente perde o seu investimento. Se a casa em questão for de até 250 m² e sendo seu único imóvel e sua moradia, o prazo diminui para cinco anos.
Quem pode ser o conselheiro do condomínio?
Conselho consultivo só condômino. Conselho fiscal a lei permite que não sejam condôminos mas a convenção pode exigir isso.
Como saber o valor de venda de um imóvel pelo IPTU?
O cálculo varia de acordo com o mercado local e não com o IPTU.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez