Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Para que serve o registro de um imóvel residencial?
Segundo o código civil propriedade imóvel se transfere com o registro (artigo 1245). Portanto enquanto você não registrar o seu imóvel você até pode ser o possuidor dele, mas não será o proprietário. Vale lembrar que não precisa ser imóvel residencial, a lei fala em imóveis em geral.
Quanto tempo eu posso ficar no imóvel sem pagar o aluguel?
Nenhum direito de assiste. Você paga aluguel de todos os dias que morar no imóvel.
Pode vender imóvel COHAB?
Depende da COHAB, veja com o gestor do programa. Entre os mais de cinco mil municípios do Brasil não temos como saber como cada um trabalha.
Como faço para conseguir usufruto de terreno abandonado?
Não seria usufruto e sim usucapião. Você ocupa o terreno como se fosse dono e aguardar o tempo, que varia de cinco a quinze anos de ocupação. Se nesse meio tempo aparecer o dono, credores do dono ou se o terreno for público você perde tudo o que investiu.
Como conseguir para registrar imóvel residencial no cartório?
Levando a escritura pública ao cartório de registro de imóveis.
Quando sei se o aluguel é calculado pelo IGPM?
Quando no seu contrato estiver estipulado IGPM.
Posso comprar 2 apartamentos e juntar?
Não. Quaisquer reformas nesse sentido teriam que ser só na parte de dentro dos apartamentos e para efeito de condomínio continuarão existindo duas unidades e cobrados dois condomínios, ok? Evidente que reformas que quebram paredes exigem apresentação de ART porque se as paredes são estruturais elas simplesmente não podem ser quebradas.
O Dono do imóvel pode vender a casa mesmo com contrato de aluguel em vigência?
Justo ou não a lei está do lado dele. Você tem preferência na compra da casa mas abrir mão dessa preferência a lei diz que você tem que permitir ao locador mostrar o imóvel a interessados, desde que as visitas sejam previamente agendadas. E após o imóvel ser vendido terá 90 dias para desocupa-lo. Da próxima vez, para não passar novamente por esse perrengue, faça constar do contrato de locação que mesmo em caso de alienação do imóvel a locação continua e averbe esse contrato na matrícula do imóvel. Sinto muito mas é isso.
Desisti de um financiamento antes de 7 dias, porém já paguei uma parte, consigo o reembolso?
O prazo de arrependimento não se aplica quando a compra se deu no estabelecimento comercial. Ou em outras palavras: se você visitou o imóvel antes de se comprometer com a compra não cabe arrependimento.
Onde entrar com pedido de usucapião?
Em alguns casos pode-se fazer usucapião extrajudicial, mas seja judicial ou extrajudicial necessário ser instruído por advogado. O local será onde está localizado o imóvel.
O inquilino deve pagar o fundo de reserva do condomínio?
Não, essa despesa é do proprietário. Cabe ao inquilino repor valores do FR utilizados para despesas ordinárias.
Posso usar o depósito para pagar aluguel o atrasado?
Apenas por liberalidade do locador, que não precisa aceitar essa situação. A caução é garantia que o imóvel será devolvido nas mesmas condições em que foi locado.
Inquilino tem direito a garagem?
Se alugou a unidade com garagem sim.
Como faço para descobrir o número da matrícula de um imóvel?
Pesquisando no cartório de registro de imóveis. Só é preciso o endereço.
Quais os documentos necessários para comprar e vender um imóvel?
Porque a lei diz que o rateio é por fração ideal salvo se a convenção estipular de modo diferente. E apartamentos maiores possuem uma fração ideal maior. (código civil, artigo 1336).
Como consigo encontrar o dono de um imóvel abandonado?
Quem pode saber? O proprietário oficial é o que constar do cartório de registro de imóveis. Porém existem imóveis cujo proprietário morreu e os herdeiros não providenciaram inventário; existem imóveis que foram vendidos e ainda não transferidos e por ai vai. Mas a primeira tentativa é tirar a matrícula atualizada desse imóvel. É um documento público de forma que você tem direito de conseguir isso, bastando pagar pelo documento.
Permuta tem itbi?
Sim.
Eu posso usar o FGTS para comprar outro imóvel?
Como regra geral não. Mas existem umas poucas exceções, como por exemplo quando você perde o direito de morar no seu imóvel.
Locatário pode rescindir contrato antes prazo?
Sim, e quase sempre pagando a multa devida. A exceção que exime o locatário da multa é se a entrega do imóvel tem a ver com transferência de cidade em função de contrato de trabalho.
Piscina e área gourmet valorizam mais o imóvel?
Não necessariamente. Quem não gosta de nadar também não gosta de ter que pagar pela manutenção da piscina sem usa-la, e manter uma piscina não é barato. Para cada tipo de imóvel tem um perfil de comprador.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez