Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Locador pode pedir imóvel para uso próprio?
Só após vencimento do contrato. E responderá criminalmente se não usar o imóvel.
O que fazer quando o igpm da negativo?
O cálculo será negativo.
Quando o proprietário do imóvel já tem alguém para ser inquilino, a imobiliária pode cobrar a taxa integral do primeiro aluguel normalmente?
Os valores podem ser negociados previamente.
Financiamento de imóvel melhor banco
Costuma ser o banco onde você movimenta sua conta corrente.
É legal cobrar IPTU do inquilino?
Sim. Conforme artigo 22 inciso VIII da lei da locação o contrato pode prever que os impostos incidentes sobre o imóvel sejam cobrados do locatário.
Como faço para saber quem é o dono de um imóvel?
Verifique no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
É POSSÍVEL EFETUAR VENDA DE IMÓVEL EM PARTILHA DE BENS?
Num casamento (ou união estável) a menos que o regime adotado seja o de separação total de bens, não interessa quem contribuiu com "apoio financeiro" e quem ficou em casa lavando a louça. Na separação os bens conquistados serão partilhados. Você mesmo diz que sua ex esposa conseguiu na justiça que os bens sejam partilhados, então você simplesmente não conseguirá vender imóvel nenhum sem a assinatura dela. Simples assim. Se o conseguir perante fraude a venda é anulável.
Quais as funções de um síndico?
São muitas. As principais estão elencadas no artigo 1348 do código civil.
O que pode acontecer se eu entrar em uma casa que está abandonada?
Pode ser constrangida a sair a qualquer momento, perdendo tudo o que investiu. Ou, se conseguir manter posse sem oposição pelo tempo necessário (de cinco a quinze anos, depende do caso concreto) pode adquirir a propriedade por usucapião.
Idoso com mais de 70 anos pode vender imóvel?
Supondo-se que o idoso em questão não seja curatelado pode.
Moro há 21 anos na casa alugada e hoje passei a dever 8 meses de aluguel. Eu posso entrar com usucapião?
Não. Um requisito indispensável para usucapião é ocupação com ânimo de dono e você ocupou o imóvel como inquilino. Mera liberalidade do locador não ter pedido seu despejo ainda; tão logo ele saiba da sua pretensão você está na rua.
Inquilino pode receber visitas?
Claro que sim.
De quem é a responsabilidade de tirar o inquilino
O comprador. Afinal ele sabia que o imóvel estava ocupado. O prazo legal para o inquilino desocupar a casa é de 90 dias.
Como conseguir isenção de IPTU para apartamento?
Nem sempre é possível isenção. Dentre os mais de cinco mil municípios que existem no Brasil veja a legislação da prefeitura de sua cidade. Meu apê é bem menor e eu pago IPTU.
Posso cancelar um contrato de aluguel?
Legalmente falando, estando o contrato ainda dentro do prazo o locatário pode denunciar o contrato pagando a multa devida. O locador não.
Cônjuge tem direito ao apartamento que foi adquirido antes de união estável?
Você está sendo muito vaga na essência mas vou tentar te ajudar. Supondo-se regime de separação parcial de bens ou supondo-se que vocês nem ao menos registraram essa união estável, basta a comprovação de que a aquisição foi antes da união com recursos seus e o imóvel será só seu. Em caso de separação seu companheiro terá direito ao reembolso de 50% do que foi investido no imóvel após a união estável de vocês. (reformas e parcelas de financiamento). Porém, em caso de falecimento seu companheiro herda os seus bens particulares junto com sua filha.
Devo pagar o ultimo mês do contrato de aluguel?
Claro. Nenhum único dia sairá de graça.
Como saber se tenho usufruto em imóvel que doei para minha filha?
A Caixa só saberia que está em usufruto através da matricula do imóvel. Talvez você não tenha mandado o ofício da sentença a registro mas o juiz o fez? Veja exatamente o que consta da matrícula do imóvel, ok? Se na separação você perdeu o direito de moradia por sentença ou acordo homologado na justiça então será uma das exceções que permitem o financiamento de um novo imóvel.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez