Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

Contrato de locação pode ser renovado automaticamente?

Não é renovado automaticamente e sim passa para o prazo indeterminado e nesse caso as partes podem denunciar o contrato a qualquer momento com aviso antecipado de 30 dias.

Aposentado tem isenção de IPTU?

Depende da prefeitura. Consulte a do seu município.

O locatário pode devolver o imóvel antes do termino do contrato?

Pagando a multa contratual se for o caso, sim, pode. O locador não pode retomar o imovel na vigência do contrato mas o mesmo não se aplica ao locatário.

É comum cobrar sinal de 20% em dinheiro no financiamento com FGTS?

A Caixa financia no máximo 80% do valor do imóvel. E 20% será com recursos próprios. E recurso próprio tanto pode ser em dinheiro como em FGTS. Perfeitamente possível usar o seu FGTS como entrada. Por vezes o vendedor exige sinal para garantir o negócio. Mas a maioria deles não exige sinal de 20% quando o comprador tem os recursos no FGTS. Com certeza essa corretora poderia ter mostrado a você imóveis de donos menos inflexíveis.

Tenho algum respaldo por lei por não ter sido informada da proibição?

Antes da mudança para um condomínio você deveria ter-se informado das regras desse condomínio, verificando convenção e RI. Mas nem mesmo a convenção pode extrapolar os limites da lei. Por lei federal não se fuma nas áreas comuns do condomínio; pode-se até aceitar a proibição do fumo na sacada que é aberta e jogará a fumaça no apê de cima. Mas é inaceitável que normas condominiais pretendam limitar o uso normal da unidade autônoma. Discuta na justiça essa proibição de fumar dentro do apartamento e quaisquer penalidades advindas dela.

Como vender imóvel com nome sujo?

Dificilmente você poderá vender por financiamento bancário. E se a dívida que você tem (nome sujo) compromete a venda você não encontrará quem assuma o risco. Enquanto você tem um único imóvel e morar nele esse imóvel é impenhorável exceto no que diz respeito a condomínio e IPTU. Porém se você tem ação ajuizada e vender o imóvel a transação será questionada pelos seus credores.

Tenho um apartamento financiado posso vender?

Pode. O financiamento será quitado e o saldo você recebe.

Proprietário pode retirar inquilino com contrato de locação averbado?

Não basta estar averbado. É preciso que o contrato seja por prazo determinado, que conste do contrato cláusula que a vigência da locação continua mesmo o imóvel alienado e que o contrato esteja averbado. E cumpridas essas exigências o proprietário pode vender o imóvel mas o novo proprietário deve cumprir o contrato até o fim.

Quem pode fazer a convenção de condomínio?

A convenção e suas alterações deve ser aprovada em assembleia 2/3 dos condôminos. Quem vai elaborar o texto? Qualquer pessoa entendida no assunto.

Eu posso financiar um imóvel diretamente com a construtora?

Se a construtora aceitar nenhum problema.

IPTU no aluguel quem paga?

Se nada foi pactuado no contrato de locação o locador (dono do imóvel) pagará o IPTU.

Imóvel sempre valoriza?

Não, nem sempre.

O que fazer quando receber imóvel danificado por locatário?

Pra isso que servem as garantias. O valor dos reparos pode ser deduzido da caução ou cobrado do fiador.

Fiador tem que assinar contrato de locação?

Evidente que sim. Nenhum contrato tem validade sem assinatura das partes.

Imóvel em usufruto pode ser alugado?

Pode, ficando a renda para o usufrutuário.

O mesmo imóvel em várias imobiliárias com preço diferente oque fazer?

Seja leal com o corretor que te levou na casa e diga que você viu o mesmo imóvel anunciado por R$245 num concorrente. E partir do que ele te falar você age.

Como saber se meu imóvel possui isenção?

A dívida do IPTU é vinculada à unidade de forma que existe a possibilidade de leilão. Aconselho enfaticamente a que procure um advogado ou, não podendo paga-lo, que procure a defensoria pública.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez