portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

11

Na maioria das vezes de 10% a 20% podendo ser até 30%, depende de acordo entre as partes. O FGTS será baixado e depositado junto com o valor financiado na conta do vendedor ficando bloqueado até que a escritura seja registrada e a certidão de ônus liberada. Como tem corretor no negócio, o vendedor esta pedindo um sinal em dinheiro. Cuidado. Se o financiamento não for aprovado o FGTS volta para tua conta porém podes perder estes 20%. O ideal é que se coloque clausula condicional onde se o financiamento for negado ou você não conseguir o valor que precisa o negócio é desfeito sem ônus e o valor retorna para você.

há 2 anos

60

Maria ângela Camini

imóvel guide usuário

Jardson Rocha

Perguntador

há 2 anos

É comum cobrar sinal de 20% em dinheiro no financiamento com FGTS?

Tenho no meu FGTS, em torno de 33% do valor do imóvel que quero comprar. Por esse motivo, minha ideia era financiar o imóvel, dando o FGTS como entrada e financiando o valor restante. Ao visitar uma casa, a corretora me disse que eu teria que dar em dinheiro 20% do valor do imóvel, como sinal para garantir o negócio. Minha dúvida: Mesmo tendo no FGTS o valor suficiente conseguir financiar 100% do imóvel (33% de entrada com FGTS e os outros 66% financiados pelo banco). No processo de financiamento de imóvel, eu sempre vou ter que ter 20% do valor em mãos, para dar de sinal?

Respostas (11)

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Na maioria das vezes de 10% a 20% podendo ser até 30%, depende de acordo entre as partes. O FGTS será baixado e depositado junto com o valor financiado na conta do vendedor ficando bloqueado até que a escritura seja registrada e a certidão de ônus liberada. Como tem corretor no negócio, o vendedor esta pedindo um sinal em dinheiro. Cuidado. Se o financiamento não for aprovado o FGTS volta para tua conta porém podes perder estes 20%. O ideal é que se coloque clausula condicional onde se o financiamento for negado ou você não conseguir o valor que precisa o negócio é desfeito sem ônus e o valor retorna para você.

Corretor de imóveis

Thiago Freitas De Lima Negocios Imobiliários

Imobiliária

Respostas: 64

há 2 anos

Todo o processo de financiamento tem sua rega de exigência bancária sendo que o financiamento em quase a maioria dos bancos hoje é de 80 - 20, 80% de entrada - 20% de financiamento nas Construtoras que trabalhamos consigo a situação de acatar seu fgts como entrada, acesse NGOIMÓVEIS.COM.BR.

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 2 anos

A Caixa financia no máximo 80% do valor do imóvel. E 20% será com recursos próprios. E recurso próprio tanto pode ser em dinheiro como em FGTS. Perfeitamente possível usar o seu FGTS como entrada. Por vezes o vendedor exige sinal para garantir o negócio. Mas a maioria deles não exige sinal de 20% quando o comprador tem os recursos no FGTS. Com certeza essa corretora poderia ter mostrado a você imóveis de donos menos inflexíveis.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 2 anos

Primeiro faz simulação ver o credito ser liberado. Compromete 30% sua renda liquida. Procura assessoria jurídica para orientar. O FGTS no caso seria entrada.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 1 ano

Não, nem sempre você terá que dispor de sinal. Muitas vezes o proprietário exige de sinal apenas um valor simbólico já que a entrada será por FGTS. Ainda: proprietários existem que nem ao menos exigem sinal nessa situação.

Corretor de imóveis

Leste Sp Imóveis

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 104

há 2 anos

Não necessariamente, depende das exigências do vendedor, isso seria uma particularidade dele e não regra. Se o vendedor não se opor e você tiver condições de usar o seu saldo do FGTS e financiar o restante (depende de aprovação de crédito do banco) sem problemas.

Corretor de imóveis sem foto

Endrigo

Assessor de Financiamentos

Respostas: 15

há 1 ano

Não.o FGTS pode ser abatido desses 20%.

Corretor de imóveis

Juliano Cardoso

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 9.523

há 9 meses

É normal o vendedor pedir sinal ou arras para segurar o imóvel e não oferece para mais ninguém e não correr o risco de ouvir proposta maiores, porém, a vantagem de pagar o sinal é poder adicionar na promessa de compra e venda que o proprietário te entregue o imóvel no pagamento do FGTS e registro de transferência, ele não terá desculpas para ficar mais alguns dias, aproveita incluir que se o financiamento não sair por irregularidades no imóvel ou vendedor, ele deverá pagar uma multa e devolver o sinal pago (já que poderá ser impedido por isso) Outra opção que você possui, é dar entrada com documentação já para aprovação, assim, só recolher documentos do proprietário e do imóvel, assim, passa a ser compra e venda e é desnecessário o sinal.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.994

há 7 meses

Aparentemente a corretora está mal informada. Nos financiamentos imobiliários o banco financia, em geral, 80% do valor de venda e os 20% restantes são pagos com incluído ai os valores de FGTS do proponente. Assim, não o que se falar nesses 20%. Mencionados. O que costuma fazer é combinar um pequeno valor a titulo de sinal e principio de pagamento, de forma a demonstrar o real interesse no negócio.

Faça uma nova pergunta: