Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

Terreno com mato alto onde reclamar?

Prefeitura do município.

Posso pedir antecedentes criminais do locatário?

Respeitadas as opiniões em contrário, como se trata de um documento público entendo que você mesmo pode tira-lo na Internet.

Quem responde pelas dívidas do condomínio?

O dono do imóvel, sempre. Comprou imóvel com dívida comprou a dívida também. Isso está claro na lei 10406/02 Art. 1345.

Como um corretor de imóveis consegue ser MEI?

Não, a atividade de corretor de imóvel não comporta MEI.

O que fazer em caso de má fé do locador?

Você terá que convencer à justiça a má fé do locador. Simples alegação de coação não é suficiente.

Passar o imóvel sem inventário é possível?

Não. Inventário é essencial.

Como posso adquirir um imóvel sem dinheiro?

Duas opções: compre na planta ou por consórcio imobiliário.

Quando o condômino é considerado que está inadimplente?

Um dia após o vencimento da obrigação já é considerado inadimplência.

Como passar um imóvel para o nome do meu filho menor?

Se o imóvel estiver quitado e for realmente seu você pode fazer a doação com escritura de doação e recolhimento do ITCMD e registro. E na sua morte o imóvel será considerado adiantamento da legítima. Se o imóvel estiver financiado a transferência é impossível. Se com a doação você pretende burlar direitos de credores ou cônjuge não vai dar certo.

Contrato assinado a contra gosto.

Se houver consenso entre as partes (se locador e locatário quiserem as mudanças) basta um aditamento das cláusulas a serem mudadas. Se não houver consenso vale o que foi assinado cabendo ao descontente acionar o judiciário se entender abusividade das cláusulas.

Vendi um imóvel, e o inquilino não quer sair em 30 dias o que faço?

Se o contrato de locação ainda não venceu o inquilino tem direito a 90 dias iniciar-se a partir da venda. Se o contrato já está no prazo indeterminado resta ação de despejo. Evidente que você ofereceu o imóvel a esse inquilino, respeitando a preferencia legal dele?

Onde fica o número do contrato de aluguel?

Contratos não precisam ser numerados.

Ter cachorro em apartamento pode?

Sim pode. O cachorro não pode causar incômodo aos vizinhos e você deve obedecer às regras condominiais no tocante às áreas comuns.

Fazer usocapião de uma casa onde moro a mais de 25 anos é possível?

Um dos requisitos essenciais para usucapião é ocupação com ânimo de dono e você ocupou esse imóvel como inquilina. Você diz que está sem contrato de aluguel há mais de 25 anos. O fato do contrato não ser renovado apenas o torna por prazo indeterminado. E mesmo contratos verbais são válidos. Se você ainda paga aluguel sua pretensão é impossível; se fazem 25 anos que você não paga aluguel e ninguém se opôs à sua permanência no imóvel vale a pena consultar um advogado.

Com o recibo de compra e venda posso adquirir uma escritura?

Não, só o recibo de compra e venda não é documento hábil para conseguir a escritura.

Tenho direito a usucapião ?

No meu entendimento falta um item essencial da usucapião que é ocupação com ânimo de dono. Vocês ocuparam o imóvel como inquilinos. No falecimento do locador a locação se transfere aos sucessores de forma que imóvel tem dono sim.

Porque não recebi o dinheiro ainda?

Isso você veja na Caixa. Após assinatura do contrato com a Caixa o mesmo vai a registro no cartório de registro de imóveis, e isso demora perto de 30 dias. Só após o contrato retorna para a Caixa e o dinheiro é liberado ao vendedor.

É obrigado o fiador ter imóvel no nome dele.

Não. Pode ser livremente negociado entre as partes.

Posso colocar o imóvel em nome de menor?

Pode. Não dará certo se o que você pretende é burlar direitos de credores, cônjuge ou herdeiros.

Tem como mudar o nome do iptu ?

Dois anos não é suficiente para usucapião.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez