Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
O que devo fazer nessa situação ?
Eu tive esse mesmo problema. Simplesmente comuniquei e comprovei ao juiz do feito que o imóvel não era meu mas que caso sua excelência tivesse outro entendimento eu não me oporia ao leilão do mesmo.
Qual seria o correto a fazer ?
O correto seria o inquilino pagar a multa pelo descumprimento do contrato. Tenho a impressão que será maior a multa do que o valor a ser devolvido.
O que é quórum mínimo?
Quantidade mínima de votos, contados em relação a todos os votos possíveis, para deliberar sobre determinada matéria. Exemplo prático: condomínio com 75 condôminos e portanto 75 votos possíveis. - eleição de síndico, previsão orçamentária, obras necessárias são matérias que exigem para sua aprovação apenas a maioria dos presentes na assembleia. Se comparecerem 3 condôminos e 2 votarem a favor isso obriga que os 75 cumpram a deliberação. - instalação de grades de segurança. Exige para aprovação maioria absoluta. Temos 75 condôminos e maioria absoluta é o 1º número inteiro após a metade. Metade de 75 = 37,5 - primeiro número inteiro após a metade = 38 almas. -mudança de convenção exige 2/3 dos condôminos. 2/3 de 75 = 50.
Como funciona a devolução de sinal?
Vai do que vocês contrataram.
Como conseguir tirar a escritura de um imóvel?
Se quem te vendeu o imóvel é o proprietário desse imóvel conforme matrícula conseguida no cartório de registro de imóveis basta que vendedor e comprador compareçam a qualquer cartório de notas para lavrar a escritura. Se que te vendeu não foi o legítimo proprietário ou você não tem mais como encontra-lo será preciso que um advogado analise a documentação para ver qual ação cabível. E nesse caso não será escritura.
Quando uma das partes não quer vender o imóvel?
Supondo-se um mesmo imóvel que pertença a mais de uma pessoa nós temos um condomínio voluntário e se um compossuidor quiser vender e os outros não basta entrar na justiça com pedido de extinção do condomínio e alienação judicial (leilão) do bem.
O iptu está em dia, posso solicitar a escritura?
Só com IPTU em dia você não consegue escritura. Quem te vendeu era o dono? Eis o que importa. Vendedor e comprador vão a um cartório de notas e lavram a escritura.
Prazo de 90 dias venceu e agora?
Acordo pressupõe que o comprador desse imóvel concorde que você permaneça nele. Já conversou com ele? Não havendo acordo e você não cumprindo o prazo de 90 dias será cabível ação de despejo.
Posso pedir o imóvel para uso próprio?
Não, de jeito nenhum. Durante vigência do contrato o locador não retoma o imóvel locado a menos que o locatário tenha descumprido cláusulas contratuais suficientes para uma ação de despejo.
Recebi um apto de herança da minha mãe, nunca declarei IR, posso vender?
Vender pode; se a receita vai te pegar não te garanto.
Posso vender imóvel doado com usufruto?
Se o usufrutuário desistir do usufruto sem problema. Se ele não desistir você até vende, mas o usufruto continua. Quem vai comprar?
Tenho inquilino que não paga 15 meses o que posso fazer para q saiam?
Ação judicial de despejo.
É possível mudar a matrícula de um imóvel ?
Quem pode te informar o porquê é o cartório de registro de imóveis.
O que fazer se o síndico não presta contas?
1/4 dos condôminos convoca a assembleia e exige a prestação de contas, podendo inclusive destituir esse síndico.
Novo proprietário tá pedindo despejo o que fazer?
Se a posse era de sua mãe então você usava a casa como comodatário de forma que é possível que você seja despejado, sim.
Quanto tempo demora para assinar o contrato de financiamento com a Caixa Econômica?
Imprevisível. Já vi demorar 90 dias.
O que eu posso fazer para comprar apartamento pela tenda?
Ir ao plantão de vendas do empreendimento da Tenda que te interessa.
Quais são as maiores novidades na lei do inquilinato?
A lei do inquilinato data de 1991 e sua última alteração foi em 2012. Nenhuma novidade, ok?
Como colocar o imóvel em usufruto?
Se o valor venal do imóvel for superior a 30 vezes o maior salário mínimo vigente é preciso escritura pública lavrada em cartório de notas e posteriormente averbada no cartório de registro de imóveis. Valor inferior pode ser por contrato particular e averbação. Como cartórios trabalham por provimento aconselho você a dirigir-se a um cartório de notas de sua preferência e informar-se sobre os detalhes e custos.
O que significa captação de imóvel?
Grosso modo no mercado imobiliário captar um imóvel significa conseguir do dono desse imóvel autorização para trabalhar a venda ou a locação do mesmo.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez