Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

Como funciona para desocupar a casa e pagamento de aluguel?

Após você ser comunicado da venda do imóvel pelo comprador você tem 90 dias para desocupar o imóvel. E nesses noventa dias paga o aluguel normalmente.

Meus inquilinos são muito problemáticos, o que fazer?

Sim, está correto. Você não pode simplesmente retomar o imóvel locado sem ação de despejo.

Por que é necessário regularizar o IPTU atrasado?

Porque o imóvel responde pela dívida, ou seja, pode ser leiloado, ainda que seja o único bem de família.

Como é calculado o valor do aluguel de uma casa?

Normalmente pelo valor de mercado.

Quem tem direito de preferência de imóvel inventariado?

Sim, você tem que oferecer o direito de preferência ao inquilino. Com a morte do locador o contrato se transmite aos herdeiros. E já que você é inventariante você responde pelo espólio. Sugiro a você que peça ao locatário para assinar que não tem interesse no imóvel, seja qual for o valor ofertado, se ele assina ótimo, do contrário aguarde o prazo de 30 dias e na não manifestação siga com o seu negócio. Quanto ao contrato averbado você está confusa: averbar o contrato de locação serve para que, em caso de alienação do imóvel, a locação continue pelo prazo determinado independente da vontade do novo comprador. Não tem absolutamente nada a ver com direito de preferencia devido ao inquilino, feito?

Valor cobrado do RGI 1% encima do valor do imóvel?

Você consegue o valor correto no site dos registradores.

Se meu contrato venceu eu preciso pagar 30 dias?

Sim, claro. Você paga do primeiro ao último dia que o imóvel esteve à sua disposição. E será ressarcido de eventual caução que tenha dado após a vistoria do imóvel.

Posso pegar o reembolso se não cheguei a ocupar imóvel?

Não. Mesmo contratos verbais devem ser honrados.

Tem como vender mesmo sem a escritura?

Vocês não têm a propriedade, apenas a posse. Vão vender só a posse, claro que por um valor bem menor do que alcançaria um imóvel regular.

Como regularizar um terreno com o contrato de compra e venda?

Só o contrato de compra e venda não basta para escritura. Se você não consegue mais o contado do vendedor terá que valer-se da justiça em ação de adjudicação compulsória ou usucapião.

Locador pode rescindir contrato com a imobiliária?

Só examinando a documentação para saber.

O inquilino tem que pagar o IPTU?

Só se estiver explicito no contrato de locaçao.

Posso alugar com meu inquilino usando minha garagem?

Seu sindico é louco. Peça ao síndico a base legal dessa proibição.

Como iniciar processo de venda por financiamento sem imobiliária?

1. A vista você recebe um ou dois meses mais rápido. 2.Não. A comissão não combinada antecipadamente será conforme o costume local (se você estiver em São Paulo 6%) conforme determina o artigo 724 do código civil.

O que fazer com erro de caução não devolvido pela imobiliária?

A lei diz que a caução deve ser depositada em conta poupança de forma que essa correção é devida, independente de estar ou não em contrato. Basta que esteja na lei.

O que eu devo questionar para não ser enganado na compra?

Eu não aconselho comprar sem escritura. Não há segurança jurídica nesse tipo de negócio.

É seguro comprar terreno sem escritura?

Está comprando bem mais barato justamente porque o negócio tem risco, não é mesmo?

CartÓrio não emitiu documento de imóvel.

Você entrou numa gelada. Aconselho contratar um advogado.

O corretor pode pegar comissão se eu não divulgar?

Se você aceitou a intermediação sim, você tem obrigação de pagar o corretor.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez