Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

É possível alugar minha vaga para quem não é morador?

Apenas se a convenção do condomínio o permitir. Conheço pouquíssimas convenções que permitem.

Como consigo registrar a escritura pública de apartamento?

Apresentando-a no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.

Pode fazer usucapião em terreno da Prefeitura?

Como regra geral bens públicos não podem ser usucapidos.

O que faço para quitar casa financiado?

Pague o saldo devedor no agente financeiro. Alguns dias após o pagamento você receberá o termo de quitação que deve ser levado ao cartório de registro de imóveis para que se proceda à baixa na alienação.

Quem paga pelas pesquisas de Certidões na compra do imóvel?

O vendedor pagará a certidão da matrícula atualizada. Considerando-se que as demais certidões são tiradas por cautela e não por exigência legal quem quer as certidões paga por elas. E a maioria é gratuita.

Como registrar imóvel no cartório de imóveis?

Leve a escritura pública, o formal de partilha ou a sentença judicial (o que for o caso) no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.

Quanto tempo demora um usucapião?

Demora. Não basta morar na casa há 17 anos. É preciso que a ocupação tenha se dado de forma mansa e com ânimo de dono, o que por si só já exclui herdeiros, comodatários e inquilinos. É preciso que não haja oposição à posse, ou seja, que ninguém esteja reclamando o fato de você estar no imóvel e é preciso que o imóvel não seja de interesse dos governos federal, municipal ou estadual. Finalmente, todos os possíveis proprietários e os confrontantes do imóvel serão chamados ao processo. Extrajudicial costuma ser mais rápido mas as exigências serão as mesmas.

Imobiliária pode cobrar taxa de renovação da locação do locador?

Veja o que você contratou com a imobiliária; no seu contrato de prestação de serviços tudo isso estará especificado.

Posso cancelar contrato recém renovado? Tem multa?

Sim, cabe multa. Não caberia multa e você tivesse deixado o contrato no prazo determinado.

Imobiliária recebe porcentagem na multa contratual de locação?

Tem o contrato que você assinou com a imobiliária. Leia-o.

Imobiliária pode vender imóvel sem escritura?

Consegue; existe mercado para tudo. E a imobiliária deve deixar muito claro no contrato que o comprador está ciente de todos os vícios do negócio.

Qual profissional que auxilia na compra de imóvel de posse?

Melhor que o seu próprio advogado faça isso.

Contrato de locação pode ter 2 fiadores?

Duas garantias não são legais mas não invalidam o contrato; apenas será desconsiderada a garantia excedente. E é legal repassar o IPTU e a responsabilidade do seguro ao locatário. Você já está vendo que a proprietária está mal orientada ou está de má fé. O que não faltam são imóveis para locar, procure outro.

Qual a segurança de uma proposta de compra de apartamento?

Eu teria que ler o teor da proposta para te orientar.

Terreno doado pela prefeitura pode ser vendido?

Como se deu essa doação? Você tem a propriedade do terreno devidamente registrada no cartório de registro de imóveis? Se sim, o terreno é seu, disponha dele como quiser. Por outro lado, se você tem apenas a concessão de uso é preciso ver se essa concessão pode ser repassada a terceiros.

Posso passar o meu imóvel para o nome do meu filho?

Se o imóvel é seu pode. Evidente que você não pode doar o imóvel para burlar direitos de credores, de outros herdeiros ou de cônjuge (atual ou ex).

A pessoa com nome sujo consegue financiar um apartamento pela caixa?

Não, a pessoa com restrição financeira não conseguirá ter crédito aprovado pela Caixa. Irrelevante ter filhos menores.

Se sair da casa antes do contrato vencer vamos paga alguma multa?

Irrelevante registro em cartório ou reconhecimento de firma. O contrato é válido e a multa rescisória deve ser paga.

Como consigo a escritura de terreno?

Sua pergunta é muito vaga. Se você comprou o terreno do seu legítimo proprietário basta que ambos compareçam a um cartório de notas e lá serão informados de todas as variáveis, inclusive custas da escritura e do ITBI. Porém se você não consegue localizar o proprietário do imóvel ou se esse imóvel não foi comprado e simplesmente ocupado então não haverá como lavrar a escritura e a propriedade pode ser conseguida via justiça em ação de usucapião (que pode ser extra judicial) ou adjudicação compulsória. Tudo depende de analise documental. Se for este o caso procure um advogado e se não pode pagar por um procure auxílio na defensoria pública.

Como posso comprar uma casa e dar para meu filho menor?

Se você comprar o imóvel à vista faça a doação. Lembrando que se o que você pretende for lesar direitos de credores, cônjuge ou demais herdeiros não dará certo. E claro, haverá ITDCM.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez