Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

É melhor comprar a posse de um imóvel ou pagar aluguel?

Minha posição: depende de porque não tem escritura e do que eu vou precisar para regularizar a situação documental do imóvel.

Comprar imóvel sem escritura, é 100% problema garantido?

Área de invasão, particular ou pública eu diria que de 9 a 10. Imóvel sem inventário mas com todos os herdeiros maiores de idade e de acordo eu diria 1-2, Como você vê, cada caso deve ser analisado individualmente.

Posso vender imóvel de falecido sem inventário?

Se eu entendi direito existe um terreno indiviso de dois proprietários sendo que um dos proprietários faleceu. É isso? Pois bem: esse terreno forma um condomínio voluntário, que hoje pertence parte a um proprietário e parte aos herdeiros do falecido. O sobrevivente não fará parte do inventário já que seus 50% estão consolidados. E ele pode vender a parte dele do imóvel desde que ofereça-a antes aos herdeiros dos outros 50%. Só que não é provável que um estranho queira comprar uma parte indivisa do imóvel de forma que talvez seja preciso entrar na justiça contra os herdeiros em Ação de Extinção de Condomínio e Alienação Judicial do Bem (leilão). Ninguém é obrigado a continuar fazendo parte do condomínio.

Como reajustar aluguel que está a mais de um ano sem reajuste?

Pelo índice pactuado no contrato ou por livre acordo entre as partes.

Como funciona a averbação da matrícula de uma casa?

Depende do que se pretende averbar. Te aconselho a informar-se direto no cartório de registro de imóveis onde se pretende a averbação.

Consigo fazer escritura de imóvel com dívida de IPTU?

A dívida de IPTU é vinculada ao imóvel então de qualquer maneira, esteja a dívida no seu nome ou no nome do vendedor, você corre risco de leilão. Mas sim, é possível lavrar a escritura com dívida de IPTU.

Proprietário pode proibir que o inquilino tenha PET?

Se no contrato de locação não consta a proibição simplesmente ignore o pedido do dono. Veja que o locador pode sim proibir os pets, mas isso tem que estar no contrato.

Escritura demora mais de 30 dias?

Entre escritura e registro da escritura (são dois cartórios envolvidos) é possível essa demora. Caberá algum processo contra a imobiliária se a mesma se comprometeu com prazos.

Imobiliária não repassou o primeiro aluguel

A demanda entre locador e locatário não envolve a imobiliária. A imobiliária foi contratada pelo locador para intermediar a locação, e usualmente recebe de honorários o valor do primeiro aluguel. Se a justiça entender que vocês (locatários) têm direito à rescisão ainda assim a sentença será contra o locador que deverá cumprir o que a justiça determinar. Eventualmente a imobiliária pode ter sido colocada no polo passivo da ação e nesse caso também a ela caberá cumprir a sentença. Se vocês realmente optarem pela demanda se submeterão à decisão judicial.

Como fazer a escritura de um apartamento financiado?

Imóveis financiados pela rede bancária não precisam de escritura, o contrato tem força de escritura pública.

Junção de imóveis, como juntar imóveis?

Sim, é possível. Veja os trâmites na prefeitura local. Evidente que quanto a custos não haverá economia porque a área construída continua a mesma.

Posso comprar um terreno tendo restrição no meu cpf?

Pode. E ninguém garante que esse terreno não seja penhorado para quitar dívidas que eventualmente tenham levado seu CPF a ter restrições.

Formas de vender um terreno rápido

Vender por preço atrativo.

Como faço para regularizar construção feita em terreno?

É preciso regularizar a construção perante a prefeitura. Comece consultando um arquiteto.

Posso desistir de compra de imóvel em 7 dias?

O prazo de sete dias refere-se a produtos ou serviços contratados fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou domicílio.

Proprietário é obrigado a pagar curto elétrico do imóvel?

Como é que o vizinho teve acesso ao relógio da sua residência?

Como posso conseguir uma procuração de venda de imóvel residencial?

É preciso que seja uma procuração publica e que o imóvel esteja claramente caracterizado nessa procuração. Portanto o vendedor do imóvel comparece a um cartório de notas munido de matrícula atualizada do imóvel e de seus documentos pessoais.

Atraso de financiamento pode gerar rescisão contratual?

Eu não sei o que está contratado. Em princípio você (comprador) escolhe o agente financeiro. Foi o que ocorreu? Qual o motivo que esse agente financeiro apresenta para a demora? Se o agente financeiro foi escolhido pela imobiliária que vendeu o imóvel jogue o problema no colo deles. Melhor contratar advogado.

Existe prazo para assinatura de contrato de locação?

Sim, se você entrou no imóvel por óbvio que você concordou com a locação.

Como funciona o pagamento do último aluguel de imóvel?

Não, você não tem o direito de usar o valor do depósito. Esse valor será devolvido a você, devidamente corrigido pela poupança, após a entrega do imóvel e a constatação de que o imóvel está sendo devolvido nas mesmas condições que foi entregue. Evidente que se você não estiver respeitando o prazo contratual haverá multa paga por você pela rescisão antecipada. Evidente também que o locador pode, por liberalidade, permitir que você use o depósito caução como pagamento do aluguel.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez