Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
O que pode reprovar meu financiamento?
Normalmente áreas não averbadas não impedem o financiamento. O que costuma ocorrer é o agente financeiro financiar apenas o que está averbado.
Contrato de aluguel entre pai e filho existe?
Entendi que você usa o imóvel como comodatário? (emprestado). Pode sim ser feita locação entre pai e filho. E caso ele queira o imóvel de volta, considerando-se que você edificou com autorização dele, você terá direito a ser ressarcido do valor construído.
Como posso fazer para comprar um apartamento pela tenda?
Procure dentre os empreendimentos da Tenda qual te interessa. E fale com o plantonista do empreendimento.
Porque eu pago mais de condomínio que o resto?
A forma de rateio das despesas do condomínio devem estar disciplinadas na convenção do condomínio; veja-a. Caso a convenção seja omissa a lei determina que o rateio seja por fração ideal. E na própria convenção estão discriminadas as frações ideais. (lei 10406/02 artigo 1336).
Posso pedir para o proprietário para ver o IPTU?
Sim, o proprietário tem obrigação de te dar um recibo discriminado e comprovação das despesas que compete a você pagar.
O que é permuta e como funciona?
Permuta, como já foi dito, nada mais é do que uma troca de objetos e coisas. Portanto você pode trocar o seu apê por um carro, por exemplo. Ou pode troca-lo por outro imóvel, ficando a cargo das partes negociar as respectivas diferenças. Vale lembrar que numa permuta de imóveis haverá ITBI para ambos os permutantes, bem como os respectivos emolumentos dos cartórios de notas e registro de imóveis. E se o negócio de deu através de corretor de imóveis o mesmo terá direito aos honorários sobre o valor de ambas as permutas.
Como pode ser anunciado imóvel usado para alugar?
Do jeito que você quiser. Pode ser até mesmo nas redes sociais.
Quem calcula o valor do imóvel e do IBTI?
O ITIB será recolhido pelo valor da transação ou pelo valor venal, o que for maior. Por ser um tributo MUNICIPAL varia de uma cidade para outra e o cálculo será feito pela prefeitura da cidade onde está o imóvel.
Usufrutuário pode locar imóvel?
O usufrutuário não é proprietário e portanto não pode vender o imóvel. PODE: morar, alugar, emprestar, deixar vazio.
Posso fazer a escritura em meu nome se estou comprando?
Você não consegue transferir direto para o seu nome, a menos que quem vendeu o terreno ao seu pai ainda esteja vivo, em local sabido e concorde em outorgar a escritura diretamente a você. Alias, se o vendedor não estiver em local sabido nem mesmo o seu pai conseguirá passar a escritura para o nome dele; será preciso ação de usucapião ou adjudicação compulsória.
O que eu posso fazer para tirar a escritura de um imóvel?
Você só consegue ter uma escritura de compra e venda ou de doação caso você tenha comprado ou ganhado esse imóvel e o proprietário que te vendeu ou doou o imóvel esteja vivo. Do contrário não será escritura e sim usucapião ou adjudicação compulsória, dependendo da situação concreta. E em ambos os casos será preciso de advogado. Aconselho fortemente que você consulte um advogado ou, não podendo pagar um, procure a defensoria pública.
Qual situação de IPTU ao dono falecer?
Isso você verifica na prefeitura onde está localizado o imóvel. No Brasil nós temos mais de cinco mil municípios, cada qual com sua própria legislação. Talvez a situação específica da sua mãe seja diferente da sua e você não seja isenta do IPTU.
Como faço para regularizar o imóvel na prefeitura?
Sem saber o que exatamente você quer regularizar e quais as pendências precisam ser sanadas impossível te orientar. Como bem coloca a colega: reporte-se à prefeitura.
Como regularizo e passo para meu nome um imóvel?
Sem saber a situação do imóvel impossível te orientar. Procure um advogado ou a defensoria pública.
Como vendo se eu não passei herança de imóvel para meu nome?
Você vende apenas o que você tem: direitos hereditários e posse. Claro que por um valor bem inferior ao que você obteria se o imóvel estivesse regular. De forma que te aconselho a proceder o inventário e apenas posteriormente alienar a propriedade.
Quem deve desmembrar o terreno?
Do jeito que vocês combinarem.
Vantagem ter chácara de herança como condomínio voluntario?
Se algum dos compossuidores não quiser permanecer com a propriedade e supondo-se que os demais não queiram comprar a sua parte ou colocar toda a propriedade à venda então esse compossuidor aciona a justiça em ação de extinção de condomínio e alienação judicial (leilão) do bem. Resumidamente: só é vantagem continuar com a propriedade se todos os compossuidores quiserem a mesma coisa; do contrário melhor vender e partilhar o dinheiro antes que vá a leilão.
O que faço para obter meu dinheiro de volta com quebra de contrato?
Você viu o imóvel antes de assinar o contrato? Porque não cabe direito de arrependimento quando a compra se deu de forma física. Vamos exemplificar: o interessado viu as propagandas, fotos do empreendimento E NÃO o visitou. Cabe arrependimento. Mas se você visitou o local antes de assinar o contrato a lei não te dá respaldo. RESSALTO QUE contratos são lei entre as partes e se no seu contrato está previsto do direito irrestrito do arrependimento acione a justiça. Pode ser pequenas causas. Mas leia bem o contrato assinado.
Posso comprar terreno sendo herdeiro?
Sim, qualquer compossuidor pode comprar a parte de outro. E claro, terá um quinhão a mais da propriedade. Vale lembrar que se nenhum dos compossuidores quiserem comprar a parte do outro é possível oferecer a venda a estranhos. Ou, em última hipótese, acionar a justiça em ação de extinção de condomínio e alienação judicial (leilão) do bem.
Devo pagar imposto sobre ganho de capital caso venda?
Não. SMJ esse valor ainda está dentro da isenção.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez