Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

Quem deve arrumar imóvel alugado sem contrato?

Sim, claro. Você estraga, você paga. Mesmo contratos verbais têm valor.

É possível vender apartamento financiado pela caixa?

Desde que a Caixa aprove o comprador.

Tenho que registrar meu contrato de locação?

Não, nenhuma necessidade de levar o contrato a registro.

Posso vender terreno abaixo do valor venal?

Pode, o terreno é seu e você o vende pelo preço que quiser.

IPTU atrasado como consultar?

Na prefeitura da cidade. Dentre os mais de cinco mil municípios que existem no Brasil veja como é o atendimento no seu município. Na cidade de São Paulo a informação está disponível na internet.

Quem escolhe qual cartório vai ser registrado o imóvel?

O imóvel será registrado FORÇOSAMENTE no cartório de registro de imóveis que atende à comarca onde o imóvel está localizado. Não cabe escolha.

IPTU de imóvel vendido quem paga?

IPTU é uma dívida que fica vinculada ao imóvel e que pode levar o imóvel a leilão. Portanto quem paga é o dono, ainda que essa dívida seja anterior à compra.

Contrato de locação de imóvel quanto tempo?

Residencial o ideal são 30 meses; mas a lei permite que as partes pactuem qualquer prazo.

Como sei se posso derrubar paredes do apartamento?

Necessário ART. O engenheiro verifica se e onde pode ser derrubado.

Corretor de imóveis pode fazer inventário?

O CPC em seu artigo 617 trás um rol taxativo de quem será inventariante e uma pessoa idônea, seja de qual profissão for, seria a última escolha. Mas sim, é possível.

Dúvidas sobre iptu e desmembramento

Primeiro passo é proceder ao inventário e após vocês verificam na prefeitura se o desmembramento é possível.

Locador é obrigado a devolver sinal quando o contrato não está assinado ainda?

Se você já ocupou o imóvel então a locação já está mais do que comprovada, tenha você assinado o contrato ou não.

Pode o locatário ser seu próprio fiador?

Não. Mas pode caucionar algum bem seu como garantia da locação.

Lei inquilinato

O inquilino paga a multa pela rescisão contratual.

Como expulsar inquilino?

Só por ação de despejo.

Autônomo consegue financiar imóvel?

Sim, consegue. Basta que comprove renda.

Assinei contrato de aluguel mas quero desistir

Contratos são feitos para serem honrados. Você desiste pagamento a multa devida.

Direito de explorar a cobertura do prédio????

De jeito nenhum. Ninguém usa com exclusividade a área comum.

desentendimento entre dois locadores, num contrato de locação anual - residencial

Locador = dono do imóvel; Locatário = inquilino. Se de fato o desentendimento é entre os dois locadores isso não afeta os inquilinos de jeito nenhum. Porém, se você confundiu os termos e quer dizer que um inquilino quer ir embora ele é livre para fazê-lo mas continua responsável solidariamente pelo valor do aluguel. O ideal seria repactuar o contrato ficando sob responsabilidade apenas do locatário que pretende permanecer no imóvel.

Pessoa idosa pode vender imóvel?

Se o imóvel for dela pode.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez