Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Pai pode vender bem imóvel para filho?
Pode. É preciso que todos os filhos desse pai e o cônjuge dele concordem explicitamente com a venda.
Escritura após quitação financiamento
Não se fará escritura de imóvel financiado por banco. O contrato assinado já tem força de escritura pública. Você apenas pega o termo de quitação no banco e o leva ao cartório de registro de imóveis.
Imóvel usucapiendo pode ser vendido?
Enquanto não existe o registro de usucapião no cartório de registro de imóveis tudo o que se negocia desse imóvel é a posse dele.
Dedetização é o inquilino que paga?
Sim, tudo o que se trata de despesa ordinária é o inquilino quem paga.
Primeiro imóvel tem isenção de IPTU?
Depende dos critérios da prefeitura. Entre mais de cinco mil municípios existentes no Brasil veja a legislação da sua cidade.
Devo assinar o contrato?
Se vocês já decidiram que sim, é esse apartamento que vocês querem assinem o contrato.
Meu marido pode vender a casa que vamos deixar pro meu filho?
Tudo o que se constrói durante o casamento nesse regime de casamento é do casal. Não existe o "meu e o seu" e sim o "nosso". E claro que para vender a casa é preciso concordância de ambos os proprietários ou ordem judicial.
Pessoa jurídica pode comprar imóvel residencial?
Pode, sem problema algum.
Posso vender apartamento financiado?
Desde que o agente financeiro aprove o comprador.
Como faço para cancelar o contrato de exclusividade do meu imóvel com um corretor?
Veja a cláusula de distrato.
Como comprar um imóvel e dar outro como parte de pagamento?
Vai do vendedor querer ou não aceitar seu imóvel. Negocie com ele. Fica mais fácil primeiro vender o seu imóvel para só depois comprar outro.
IPTU quem paga locatário ou locador?
É uma despesa do locador que a lei permite seja repassado ao locatário, desde que isso tenha sido contratado.
Quando recebo as chaves da casa?
Não sabemos, afinal não vimos o contrato.
Inquilino precisa transferir titularidade de contas de consumo?
Sim, claro. As contas de água, luz, gás e telefone são vinculadas ao CPF do usuário e não ao imóvel. IPTU e condomínio continuam em nome do proprietário já que são despesas do imóvel.
Aluguel de imóvel é prestação de serviço?
Não existe relação de consumo entre locador e locatário.
Contrato de imóvel é bilateral?
Sim, entre locador e locatário.
Prazo para registro de imóvel financiado?
Deve ser imediato. Assina o contrato e já o leva a registro.
Escritura de imóvel pode ser feita em outra cidade?
A escritura pode ser lavrada em qualquer cartório de notas do país. O registro da escritura, que é o que de fato te dá a propriedade, precisa ser no cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
É utilizado o valor venal no cálculo do IPTU e ITBI?
O valor do ITBI é calculado pelo valor da transação ou pelo valor venal, o que for maior. Então se o imóvel tem o valor venal de R$80.000,00 mas você pagou R$200.000,00 por ele o ITBI é calculado sobre os R$200.000,00.
Como saber se o corretor é cadastrado no creci?
Entre no site do CRECI e verifique.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez