Fátima Consultora de Imóveis (Fafá)

Fátima Consultora de Imóveis (fafá)

324 Respostas

Agradecimentos: 10.224 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 52 (16%)

Participante desde: 09/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Fátima Consultora de Imóveis (fafá) é Consultora Imobiliária com formação em Direito, está entre os TOP 500 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação, Imóveis, Financiamento, Condomínio, Jurídico Imobiliário e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 323 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente no bairro São paulo - capital,

Como saber qual é o valor do imóvel atual?

Para saber o valor venal atualizado, faça uma pesquisa junto a Prefeitura local referente ao IPTU , é no lançamento do IPTU que você encontra o valor venal atualizado.

Como sair do imóvel antes de vencer o contrato?

O prazo estipulado deve ser respeitado, assim até o dia 10/07 você deverá desocupar o imóvel, desembaraçado de móveis, objetos e coisas.

O meu locador pode pedir o imóvel para uso próprio?

O locador pode solicitar o imóvel para uso próprio, porém se o contrato de locação for por tempo determinado, o proprietário só poderá solicitar o imóvel após o término do contrato e se o contrato for por tempo indeterminado poderá solicitar a devolução do imóvel por notificação ao inquilino, obedecendo o prazo de 30 dias para desocupação do imóvel.

Como faço para obter nova escritura de imóvel residencial?

Primeiramente faça uma pesquisa no cartório de registro de imóveis onde têm a matrícula do imóvel, Na matrícula do imóvel fica registrado todo o histórico do imóvel e em qual cartório de notas foi lavrada a escritura, assim poderá ir até o cartório e solicitar a escritura.

Quais as razões para fazer análise para financiamento?

A importância da análise de crédito é verificar qual o valor que o banco consegue aprovar para financiamento, com base na apuração da renda, no score do cliente. Com bases nessas informações é que determina-se o valor a ser pago durante o período de obras para apartamentos comprados na planta.

Como funciona o subsídio da Caixa Econômica?

O subsídio da Caixa se trata de um desconto concedido pelo Governo em cima do valor total do imóvel, sendo concedido às famílias de baixa renda para ajudá-las na aquisição da casa própria. Este benefício faz parte do Programa Casa Verde e Amarela. Para ter esse benefício a renda família deve estar dentro das faixas de renda estipuladas pela Caixa Econômica Federal.

Quem tem responsabilidade do pagamento dessa dívida?

A dívida de IPTU acompanha o imóvel, veja na Prefeitura local a situação do imóvel para buscar uma solução, pois a Prefeitura pode sim cobrar o valor em atraso em um processo e dentro deste processo ela pode até mesmo penhorar o imóvel.

Como faço para descontar o FGTS nas prestações do financiamento Minha Casa Minha Vida?

Para utilizar o FGTS e amortizar o pagamento do imóvel compareça a agência da Caixa Econômica Federal. Em momento oportuno ocorrendo a venda do imóvel o novo comprador poderá utilizar o seu FGTS para aquisição do imóvel.

Como corrigir uma escritura de um imóvel?

Para a correção da escritura verifique em qual cartório ela foi lavrada e verifique no cartório quais as alterações que precisam ser feitas e os documentos que precisa apresentar para fazer a retificação.

Como descobrir quem é o proprietário de um imóvel ?

Para verificar o nome do proprietário do imóvel, faça uma busca junto ao Cartório de Registro de Imóveis no qual consta a matrícula do imóvel (verifique o endereço do imóvel e o cartório correspondente). Na matrícula consta o nome do proprietário do imóvel.

Quanto tempo demora para sair o Habite-se depois da vistoria?

O intervalo é de 30 (trinta) dias a partir da solicitação, as vezes pode ter algum atraso, somente após a liberação do habite-se é que a construtora poderá realizar a entrega das chaves.

Como pode ser feito o financiamento do Minha Casa Minha Vida?

O programa Minha Casa Minha Vida hoje chamado de Casa Verde Amarela é um programa de financiamento de moradia popular para aquisição do primeiro imóvel, financiado principalmente pela Caixa Econômica Federal. Nesse programa você adquire junto as construtoras cadastradas o seu imóvel com o valor de entrada parcelado durante o período de obras, onde você também pode usar o seu FGTS para aquisição do imóvel. A aprovação do financiamento é feita pelo próprio banco.

Qual é o desconto se pagar a última parcela do financiamento?

Quanto ao financiamento imobiliário veja diretamente com o banco, para realizar novos cálculos com o abatimento de juros.

Posso vender meu imóvel por qualquer valor?

Para realizar uma boa venda, primeiramente faça uma pesquisa dos imóveis à venda na região, com metragens próximas ou idênticas, infraestrutura de comércio, lazer e serviços semelhantes para você ter ideia de valores. Verifique também as condições do imóvel e os atrativos que têm, e em próxima etapa já tendo uma ideia dos valores, entre em contato com um corretor profissional para fazer uma avaliação do imóvel.

Quando o aluguel pode ser reajustado por lei?

O contrato deve sofrer reajuste na data de seu aniversário, após um ano, sendo reajustado pelo IGP-M do mês.

Como posso limpar meu nome para comprar imóvel novo?

Para aquisição de imóvel por financiamento bancário é necessário fazer uma consulta no Serasa, havendo débitos faça a negociação e o pagamento para que o nome esteja sem restrições.

Como fazer para lavrar segunda via de escritura de imóvel?

A segunda via da escritura poderá se solicitada no Cartório de Notas em que foi lavrada a escritura do imóvel, se não souber em qual cartório foi feita a escritura, entre em contato com o Cartório de Registro de Imóveis da região com os dados do imóvel, se tiver o número da matrícula melhor, com essas informações o Cartório de Registro de Imóveis consegue identificar em qual local foi lavrada a escritura.

Eu posso fazer um contrato de locação com dois locatários?

O contrato de locação pode ser celebrado com dois locatários que serão co-responsáveis pela locação do imóvel, é importante deixar bem claro que não há divisão do valor da locação, os dois locatários respondem igualmente pelo valor integral da locação.

Quais as consequência de escritura sem certidão federal e estadual.

O problema consiste em saber se o imóvel têm algum problema junto a Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal, se houver alguma dívida que recai sobre o imóvel, o novo proprietário será responsável pelo pagamento dos débitos.

Como detalhar imóvel na promessa de compra e venda de imóvel?

Para facilitar você pode seguir a descrição da escritura do imóvel, colocando o tipo de imóvel (casa, apartamento, sala, loja), a finalidade (residencial ou comercial), a metragem, os cômodos, se têm garagem e o endereço completo do imóvel para especificar bem o local.

8352 fatima-consultora-de-imoveis-fafa