Fátima Consultora de Imóveis (Fafá)

Fátima Consultora de Imóveis (fafá)

324 Respostas

Agradecimentos: 10.224 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 52 (16%)

Participante desde: 09/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Fátima Consultora de Imóveis (fafá) é Consultora Imobiliária com formação em Direito, está entre os TOP 500 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação, Imóveis, Financiamento, Condomínio, Jurídico Imobiliário e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 323 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente no bairro São paulo - capital,

O que posso fazer para obter escritura antiga?

Primeiramente verifique se ela fez algum contrato de compromisso de compra e venda do imóvel, Compareça ao Cartório de Registro de Imóveis da localidade e faça a busca e tire uma cópia da matrícula do imóvel. Em seguida compareça ao Cartório de Notas da região e verifique as condições para fazer a escritura do imóvel.

Como vender casa que ganhei de herança?

Para venda do imóvel ele dever estar liberado pelo inventário que dever estar registrado na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

O que pode reprovar meu financiamento?

Isso pode reprovar o financiamento, pois o banco faz a vistoria com o objetivo de conferir a documentação apresentada e se está atualizada.

Porque eu pago mais de condomínio que o resto?

O fator determinante para a variação da taxa condominial é a metragem do apartamento, o cálculo é feito de acordo com a metragem de cada unidade.

Posso pedir para o proprietário para ver o IPTU?

Você pode solicitar par ver o carnê do IPTU até para ver qual o valor a ser pago.

Como conseguir matrícula de um imóvel?

Verifique no cartório de registro de imóvel que compreende a localização do imóvel e solicite uma cópia da matrícula.

Quanto custa pra registrar um apartamento?

Em média o documento custa 1% do valor venal do imóvel.

Posso fazer a escritura em meu nome se estou comprando?

Primeiro a escritura têm que ser feita em nome da pessoa que assinou o contrato de compra e venda e depois transferir para terceiro. As taxas são o ITBI de 2% a 4% do valor venal do imóvel, as despesas do Cartório de Notas para emissão da escritura e as despesas de registro na matrícula do imóvel que corresponde a 1% do valor venal do imóvel mais as custas do cartório.

Como faço para regularizar o imóvel na prefeitura?

Para regularização do imóvel junto a Prefeitura é necessário comparecer com toda a documentação pessoal, a documentação do imóvel (cópia da matrícula obtida junto ao Cartório de Registro de Imóveis) e o número de inscrição do imóvel na Prefeitura ou cópia do último carnê de IPTU. Se o imóvel foi construído sem a documentação necessária, você deve comparecer a Prefeitura para que seja providenciada: álvará de execução, ligações definitivas, busque o habite-se (vistoria do imóvel para atestar que ele está em condições de uso). Reúna a documentação e encaminhe a Prefeitura para que dar andamento a regularização do imóvel.

O que faço para obter meu dinheiro de volta com quebra de contrato?

Pelo Código de Defesa do Consumidor o distrato pode ser realizado em até 7 dias contado da data da assinatura do contrato, e deverá ser ressarcido de todo o valor pago. Se o distrato já foi realizado, deverá ser ressarcido de todo o valor, se a empresa não efetuar a devolução, compareça ao Procon e formalize a reclamação com todo o histórico para que a empresa seja intimada a cumprir o que a lei determina.

O que fazer ao pedir a casa mas o inquilino não quer sair?

Nesse caso você deverá ingressar em juízo contra a pessoa, solicitando a desocupação do imóvel.

COMO SABER SE ESTA REGULARIZADO?

Para verificar a situação procure o Cartório de Registro de Imóveis e veja as condições da matrícula do imóvel, pois se há alterações aparece no registro da matrícula. Pode também fazer uma busca no Fórum da cidade, se há algum processo relativo a área do loteamento.

Construi sobre um terreno, a escritura do terreno vale para casa?

Pode solicitar a regularização, fazendo constar na escritura a área do terreno e a área construída, para depois registrar na matricula do imóvel.

Como eu faço para registro imobiliário?

Após a escrituração do imóvel junto ao Cartório de Notas competente, você deve encaminhar a escritura pública ao Cartório de Registro de Imóveis competente para fazer o registro do documento na matrícula do imóvel.

Posso fazer a escritura do imóvel gratuita?

Nem sempre é possível conseguir a escrituração gratuita. A escrituração gratuita é oferecida em imóveis adquiridos diretamente das construtoras que oferecem a possibilidade de aquisição do imóvel com a documentação gratuita. O valor da escritura varia de estado para estado e de acordo com o valor venal do imóvel.

Posso comprar algo em nome de outro e ainda assim ser meu?

O contrato celebrado em nome de determinada pessoa esta será a proprietária, no caso o que pode ser providenciado é a realização da transferência do imóvel em cartório em vida.

No inventario soma tudo, ou divide terreno por terreno?

No inventário a divisão é feita individualmente, cada bem imóvel têm uma metragem e um valor específico e deverá ser dividido de acordo com os dados de cada imóvel.

Qual risco de comprar imóvel em inventário?

O problema é que o imóvel não está desembaraçado, pode, recair ônus sobre o bem, e além disso você não poderá escriturar e realizar a transferência do imóvel.

Quais os requisitos para comprar apartamento na planta?

Para aquisição de apartamento na planta você precisa ter sua documentação em ordem pessoal em ordem e atualizada, não possuir financiamentos em seu nome, não ter dívidas em aberto, não possuir altos gastos com cartão de crédito. Ter um bom score.

O que fazer para fazer a escritura de um imóvel?

Para a escrituração do imóvel compareça ao Cartório de Notas (Tabelião) correspondente ao endereço do imóvel comparecendo com os documentos pessoais, contrato de compra e venda e IPTU do imóvel para a lavratura da escritura, Após a lavratura da escritura você precisa efetuar a averbação da matrícula do imóvel, para tanto você deve procurar o Cartório de Registro de Imóveis, para efetuar o registro do documento.

8352 fatima-consultora-de-imoveis-fafa