Fátima Consultora de Imóveis (Fafá)

Fátima Consultora de Imóveis (fafá)

324 Respostas

Agradecimentos: 10.224 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 52 (16%)

Participante desde: 09/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Fátima Consultora de Imóveis (fafá) é Consultora Imobiliária com formação em Direito, está entre os TOP 500 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação, Imóveis, Financiamento, Condomínio, Jurídico Imobiliário e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 323 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente no bairro São paulo - capital,

Planta do imóvel é obrigatória para financiamento?

Para o financiamento se faz necessária a planta do imóvel e também a cópia da matrícula do imóvel obtida no Cartório de Registro de Imóveis.

O que significa amortizar prestação?

Quando falamos e amortizar a prestação significa que estamos abatendo o juros do valor total de financiamento. Quanto maior o prazo de pagamento, maior será o juros a ser cobrado. Assim é sempre mais vantajoso fazer a atencipação do pagamento das prestações para diminuir o prazo de pagamento e por consequência o juros que são cobrados em cima do saldo devedor.

Como descubro dívidas de IPTU do imóvel?

Com os dados do imóvel faça uma pesquisa junto a Prefeitura local quanto ao pagamento do IPTU e solicite a certidão que comprova a real situação do pagamento do imposto do referido imóvel.

O inquilino deve pagar o fundo de reserva do condomínio?

Quanto a taxa condominial o inqulino deve pagar o valor correspondente ao condomínio, já os fundos de reserva, de obras e rateios extras ficam a cargo do proprietário realizar o pagamento.

Como funciona a transferência do condomínio para novo proprietário.

Entre em contato com a administradora para atualização cadastral apresentando a documentação que comprove à aquisição do imóvel.

Posso morar na sala comercial?

A sala comercial destina-se exclusivamente para uso comercial, verifica-se no contrato de locação e no próprio regulamento interno do condomínio, sem passível de multa e rescisão contratual.

Como funciona o financiamento da minha casa minha vida?

O financiamento do imóvel no Programa Minha Casa Minha Vida que é o atual Casa Verde e Amarela é realizado por faixas de financiamento que determina os valores mínimos de renda para cada faixa. Nesse programa a Caixa Econômica Federal aplica juros mais baratos para financiamento bancário, em condições que permite que pessoas assalariadas adquiriam imóvel em melhores condições, para tanto é necessário apresentar um conjunto de documentações que comprovem a regularidade dos documentos pessoais e das condições financeiras.

Encerrar contrato de adm. Imobiliária.

Se houver contrato de intermediação com a imobiliária, veja as cláusulas de rescisão contratual e providencie a rescisão contratual.

Quero saber qual é o nome do proprietário.

Primeiramente identifique o Cartório de Registro de Imóveis de acordo com o endereço o imóvel e faça uma pesquisa em cartório para averiguar se o imóvel está no nome dela.

Como é feita à compra de um imóvel novo à vista?

Para à aquisição do imóvel novo à vista, você procura um corretor para fazer a intermediação, apresentando toda a documentação que for solicitada.

Quais os meus direitos no compromisso de compra e venda?

No compromisso de compra e venda você como adquirente têm o direito de uso do imóvel e ao final do contrato e do pagamento do imóvel, fazer a sua escrituração para em seguida levar a escritura para averbação na matrícula do imóvel,.

Como deve ser um contrato de aluguel?

Um contrato de aluguel deve estipular todas a condições da locação: identificação das partes, detalhamento do imóvel objeto da locação, detalhamento do valor da locação, aplicação dos juros por atraso, inadimplência, da rescisão, e do prazo da locação.

Consórcio de apartamento como funciona?

A vistoria feita para entrega do apartamento novo e realizada pela Prefeitura responsável pela liberação do imóvel para fins de moradia. A Prefeitura gera o documento de nome Habite-se para liberação do imóvel para uso dos proprietários.

Quais os cuidados necessários para adquirir um imóvel rural?

Quanto a imóvel rural, verifique no Cartório de Registro de Imóveis a matrícula do imóvel, verifique também junto a Prefeitura local se a área da propriedade está localizada em alguma área de preservação ambiental, verifique qual tipo de atividade rural é permitida, também verifique no Fórum da cidade se há algum ônus recaindo sobre a propriedade rural, se também há algum projeto do Governo Federal que pode interferir na propriedade rural.

Posso dormir na sala comercial?

As salas comerciais ficam em condomínios não residenciais, portanto não podem e não devem ser utilizados para fins de moradia.

É correto a imobiliária cobrar a taxa sobre o valor real do contrato ?

O correto seria efetuar a cobrança sobre o valor do desconto oferecido ao locatário.

O que levar para vistoria de apartamento?

Para a realização da vistoria do apartamento tenha em mãos uma agenda para anotações e se possível pode tirar algumas fotos do imóvel durante a vistoria realizada.

Como tiro a segunda via da escritura da casa?

Compareça ao cartório de registro de imóveis no qual o imóvel está registrado e solicite a segunda via da matrícula do imóvel, onde constará a averbação da escritura pública do imóvel, você pode verificar também no cartório de notas da localidade.

Como vender imóveis na planta?

Os imóveis na planta são vendidos pelas construtoras que fazem a análise de financiamento para o cliente, e facilitam o valor de entrada durante o período de construção do imóvel.

Aluguei um imóvel, assinei contrato online

Pelo Código de Defesa do Consumidor você poderá desistirem até 7 dias, a contar da data da assinatura do contrato, tendo a restituição integral do valor pago.

8352 fatima-consultora-de-imoveis-fafa