Marisa Sanchez
2.780 Respostas
Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 317 (11%)
Participante desde: 07/2021
Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.
Posso vender meu imóvel abaixo do valor venal?
Pode, sendo seu o imóvel coloque o preço que quiser. O ITBI será pelo valor venal.
Como descobrir o nome do antigo proprietário de um imóvel?
Tire a certidão da matrícula de inteiro teor.
Deposito caução pode ser usado para pagar aluguel?
Só por liberalidade do locador. A lei prevê que o depósito caução só será devolvido após a entrega do imóvel.
Quais os passos para financiar imóvel comercial?
Minha posição é a seguinte: todas as imobiliárias e todos os corretores no fim anunciam sempre nos mesmos sites. Pense na possibilidade de dar exclusividade de alguns meses a uma imobiliária para que ela trabalhe fortemente o seu imóvel.
Onde consultar certidão de registro de imóveis por endereço?
No cartório de registro de imóveis que atende essa comarca.
Qual é a hora certa para anunciar o reajuste do aluguel?
Não precisa avisar pois já está no contrato. Mas por questão de cortesia avise-o.
Onde consigo a Certidão Negativa de Débitos do condomínio?
Com o síndico do condomínio.
Como fazer a isenção do IPTU?
Não é o contribuinte que escolhe se será ou não isento. Você procure a prefeitura de sua cidade e veja se você e seu imóvel se enquadram em isenção ou diminuição de IPTU.
Quantas parcelas de IPTU atrasado geram divida ativa?
Depende de cada prefeitura. E cuidado porque débito de IPTU leva o imóvel a leilão mesmo sendo o único imóvel e sua residência.
Posso entrar com ação de usucapião em um terreno regular?
Se você atende aos requisitos do usucapião sim, pode entrar com ação.
O que é taxa de condomínio?
Não existe "taxa de condomínio". O nome correto é contribuição para as despesas do condomínio.
Quanto tempo dura o processo de usucapião?
Quando se fala em ação judicial a gente nunca pode falar em prazos. Conheço casos que se arrastam desde 2001 na justiça. Por outro lado, em situação semelhante (pois é o mesmo condomínio e a mesma situação) eu consegui usucapião extrajudicial do meu apê em sete meses.
CAUÇÃO ABATIDO EM MORADIA É ABUSIVO?
Você não precisaria ter assinado o contrato porém o assinou e contratos se fazem leis entre as partes. Para você quebrar essa cláusula contratual será via justiça e na justiça nós não exigimos, nós requeremos. E o resultado sempre é incerto e quase sempre demorado. Avalie se vale a pena uma demanda judicial.
Como faço empréstimo para financiar imóvel pelo Santander?
Você precisa verificar isso com o seu gerente Santander. Nas poucas experiências que eu tive com esse banco os resultados foram satisfatórios e as taxas competitivas.
Como fazer partilha após a morte de um dos proprietários?
O seu tio continua com os 50% dele. E os herdeiros do seu pai procedem ao inventário dos 50% do seu pai. Note que se trata de um condomínio voluntário que tinha como condôminos seu pai e seu tio e passará a ter como condôminos o seu tio e os herdeiros do seu pai. Se algum dos compossuidores quiser vender o bem e os demais se recusarem será preciso pedir na justiça a extinção do condomínio e a alienação judicial (leilão) do bem porque ninguém será obrigado a permanecer condómino,.
Como vender imóvel que esta em inventário?
Você não estaria vendendo o imóvel e sim os direitos hereditários sobre esse imóvel.
Quando posso pedir imóvel alugado de volta?
Em contratos de 12 meses não cabe denúncia vazia de forma que não, você não pode pedir o imóvel a qualquer momento simplesmente porque o quer de volta. Num contrato com prazo inferior a 30 meses findo o prazo contratado o mesmo estará no prazo indeterminado e você só o retoma após cinco anos de ocupação ininterrupta ou nos poucos casos previstos no artigo 47 da lei da locação.
Posso desistir de imóvel sem assinar contrato?
Veja: não é necessário um contrato assinado para estar valendo. A melhor prova que você efetivamente contratou a locação está no pagamento da caução. Então sim, é devida multa pelo distrato.
Onde achar o número da matrícula do imóvel?
Dirigindo-se ao cartório de registro de imóveis que atende à comarca.
Envie uma mensagem para Marisa Sanchez