Marisa Sanchez

Marisa Sanchez

2.780 Respostas

Agradecimentos: 110.096 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 317 (11%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marisa Sanchez é Gestora e Administradora com formação em Negócios imobiliários e Pedagogia, está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Locação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 2.780 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Conjunto Habitacional Padre Manoel Da Nóbrega, Conjunto Habitacional Padre Jose De Anchieta e Conjunto Habitacional Padre Manoel De Paiva, e já trabalhou em empresa como: Alvim Leste Imóveis.

Posso tira a segunda via da matrícula da casa do meu avô?

Sim, é um documento público que pode ser retirado por qualquer pessoa. Nem ao menos te perguntarão o motivo.

Posso financiar um imóvel e colocar no nome do filho?

Não. O imóvel permanece no seu nome até a quitação do mesmo.

Posso adquirir imóvel com FGTS e vendê lo em seguida?

Pode. Apenas o comprador não poderá usar imediatamente o FGTS dele nessa compra.

Inquilino paga IPTU para a prefeitura ou para o proprietário?

Inquilino só terá essa responsabilidade se isso foi contratado. Se não constar do contrato o proprietário paga.

Proprietário vende imóvel alugado?

Ok, o inquilino tem preferencia na compra. E prazo para sair do imóvel de 90 dias contados da venda. É possível fazer constar do contrato que ainda que o imóvel seja alienado a locação continua e averbar esse contrato na matrícula do imóvel. Sem esse cuidado sinto muito, se o proprietário vender o imóvel o inquilino terá que desocupá-lo.

Como tirar a certidão atualizada de inteiro teor da matrícula?

O jeito mais rápido é comparecendo pessoalmente ao cartório de registro de imóveis que atende essa comarca. Basta ter o endereço e você consegue porque trata-se de documento público.

Posso pedir o imóvel alugado antes do término do contrato?

Não, De acordo com a lei da locação, artigo 4º o locador não pode retomar o imóvel na vigência do contrato.

Quem vende imóvel tem que pagar imposto?

Se houver ganho de capital sim.

Quem não paga taxa de condomínio pode perder o imóvel?

Sim, com certeza. Em ação judicial relativamente rápida.

Em quanto tempo devo entregar um imóvel vendido?

A lei não estipula prazo de forma que você e o comprador negociem isso com antecedência.

Posso pedir meu apartamento alugado de volta?

Se o inquilino não está descumprindo o contrato então você só retomara o imóvel após o final dele, E aqui a coisa complica um pouco: num contrato de 30 meses o locador pode pedir o imóvel por denúncia vazia (quero o imóvel de volta só porque ele é meu) tão logo o contrato vença. Porém, se o contrato foi em menor prazo, a denúncia vazia só é possível a partir de cinco anos de ocupação. Nesse caso o locador apenas retoma o imóvel ao final do contrato nos motivos elencados no artigo 47 da lei 8245/91.

Quem deve pagar a comissão do corretor?

Quem contratou os serviços dele. Usualmente o vendedor do imóvel mas nada impede que o corretor seja contratado pelo comprador.

Incorporadora e construtora qual a diferença?

Grosso modo Construtora apenas constrói. Incorporadora é quem administra todas as etapas da obra até transforma-la num condomínio. Não raro a construtora é também incorporadora.

Consigo baixar a hipoteca de um imóvel no cartório?

A dívida que originou a hipoteca já está quitada? Pegue o termo de quitação e leve-o ao cartório de registro de imóveis.

Como saber se o imóvel esta no nome da pessoa?

Pegando a certidão da matrícula no cartório de registro de imóveis.

Posso rescindir contrato de locação com imobiliária?

Desde que cumpridas as cláusulas do distrato nenhum problema.

O inquilino que paga IPTU?

Se estiver explicito no contrato de locação sim, o inquilino paga.

É possível vender um imóvel com usufruto?

Sim é possível. Porém ou o usufrutuário desiste do usufruto ou ninguém vai comprar a nua propriedade.

Inquilino pode ampliar imóvel alugado sem consentimento?

É preciso ler atentamente o contrato de locação. Regra geral não pode.

Pode vender imóvel com inquilino?

Pode. Lembre-se que o inquilino tem preferência na compra.

Envie uma mensagem para Marisa Sanchez

5657 marisa-sanchez