Luciano Cardoso

Luciano Cardoso

891 Respostas

Agradecimentos: 17.733 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 118 (13%)

Participante desde: 10/2019

Site: lucianocardosoconsultor.broker.cr

SOBRE O RESPONDEDOR:

Luciano Cardoso é Perito Avaliador e Consultor Imobiliário com formação em Curso de engenharia civil e paralisado no sétimo ciclo., está entre os TOP 100 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Negociação. Jurídico Imobiliário. Imóveis. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 890 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2003 atuando principalmente nos bairros Atuo Na Baixada Santista Em Cidades Como: Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande E Guarujá., e já trabalhou em empresas como: Incorporadora Macuco, Lix Da Cunha, Enesa, Camargo Correia, Terracom, Enerconsult, Progen, Temon, Pöyry, Cosipa., Eztec, Mitre, Trisul, Kallas, Real e Meschini.

Qual o prazo para contestar ação de despejo?

A Lei 13.105, do Código Processo Penal - Lei do Inquilinato, determina o prazo de 15 dias. No caso de inadimplência, o débito deve ser pago dentro desse prazo.

Como fazer vistoria antes da venda de imóvel?

A vistoria do imóvel deve ser feita durante o dia, de preferência em um dia com sol. Devem ser testadas todas as portas e janelas, para verificar se têm algum defeito, abrir as torneiras e verificar o aspecto e cor da água (se a água apresentar coloração, é porque a tubulação é antiga e está comprometida). Abrir a caixa do quadro de distribuição elétrica e observar a sua conservação, os disjuntores e fiação). Observar se há alguma rachadura ou trincas nas paredes e/ou teto, umidade nas paredes, se o piso tem alguma trinca.

Como faço para emitir o número de inscrição do imóvel?

Para ter conhecimento do número, basta observar as informações no carnê do IPTU, que todo ano é emitido pela prefeitura.

Quais os riscos de ser um fiador?

Os riscos, entre outros, são o financeiro e jurídico, além de perder o seu imóvel ´próprio.

O que fazer para saber a quadra e lote pelo endereço do imóvel?

Essas informações estão contidas no carnê do IPTU S/Q/L (setor, quadra e lote.

Meu contrato de aluguel foi acordado em 12 meses, mas quero alterar para mensal?

É possível, desde que haja concordância entre as partes (locador e locatário).

ITBI e registro quem paga?

Normalmente quem é o responsável pelo pagamento do ITBI e do Registro do Imóvel é quem compra o imóvel. Caso esses compromissos não sejam pagos, a documentação não será liberada e, consequentemente, o imóvel não poderá ser vendido.

Como conseguir para registrar apartamento no cartório?

Procurar um cartório de sua confiança para fazer a lavratura da escritura; Para lavratura da escritura, será necessário apresentar: o contrato de compra e venda assinado; documentos pessoais do adquirente e os documentos do adquirente.

O que precisa para comprar um apartamento na planta?

Primeiro, tem que analisar e conhecer o projeto, o memorial descritivo do projeto, a região e a vizinhança. Outro fator é se a localização que ele está, tem facilidades de cheia decorrente de chuvas. Verificar o prazo de entrega, se a empresa tem um conceito no mercado. Se o contrato tem cláusulas de garantias e proteção.

Qual a porcentagem para reajuste de aluguel?

A porcentagem para reajuste de aluguel varia de acordo com o período de medição. Normalmente, ele é medido pelo IGP-M, DIVULGADO PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.

Se eu vender um imóvel tenho que pagar imposto?

Existe o Imposto de Lucro Imobiliário, que trata-se da diferença entre o valor da compra e o valor da venda. Esse imposto é de 15%. No entanto, caso o imóvel seja vendido abaixo do valor de compra, não haverá impostos, devido ser caracterizado prejuízo.

Como vender imóveis em lançamento?

Comprar imóveis no lançamento tem as suas vantagens, porém, sendo atento ao perfil da empresa da qual está adquirindo. /esse tipo de operação requer mútua confiança, pois, quem está comprando, está comprando uma idéia, um projeto. A incorporadora, está confiando na pontualidade e efetivação da operação. Para que haja uma segurança para o cliente, é necessário atentar se o lançamento tem o RI (Registro de Incorporação) está registrado em Cartório.

Devolução de imóvel financiado pela caixa

Desde que o imóvel tenha sido adquirido pelo Sistema Financeiro Habitacional, Programa Minha Casa Minha Vida, poderá ser devolvido, sim.

A vaga de um apartamento possuí escritura separada?

Em alguns casos, a vaga é escriturada e tem o IPTU. Porém, existem apartamentos que a vaga é coletiva, sendo que, neste caso, não há escritura separada.

Documentação para compra de imóvel valor

Os custos de documentação para compra de imóvel, são: 1) ITBI: varia de acordo com o município, estando entre 2% à 4%; 2) Escritura: R$ 3.000,00; 3) Registro do imóvel: R$ 2.000,00 (se for o 1.º imóvel, terá 50% de desconto); 4) Certidões negativas e de débitos: R$ 500,00.

Para que serve a administradora de condomínio?

A principal função de uma administradora, é auxiliar o síndico administrar o condomínio e oferecer todo o apoio às questões técnicas, tributárias e administrativas. A administradora não substitui as funções do síndico. Desse modo, o profissional fica essencial para a gestão condominial.

Como funciona minha casa minha vida?

O Programa Minha Casa Minha Vida, funciona para pessoas que pretendem adquirir o primeiro imóvel, ou para investir. A entrada é de 20% do valor do imóvel. Pode utilizar o FGTS na entrada. Pode ser utilizada a renda até R$ 7.000,00, podendo ser considerado até 3 rendas para composição. Para ser enquadrado no sistema é necessário ter no mínimo 3 anos de FGTS, independente se é de uma empresa ou somatórias de outras.

Posso protestar inquilino que deixou débitos?

O protesto é ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento da obrigação. Originada em títulos e outros documentos de dívidas é o que prevê o artigo 1.º. Da Lei Federal. 9.492/97.

Como saber se imóvel tem laudêmio?

O comprador ou o vendedor deve procurar o SPU com o compromisso de compra e venda para pedir a apuração do valor do Laudêmio e a emissão da guia para pagamento.

O que e seguro fiança para aluguel?

O seguro fiança é uma garantia vitalícia. O seguro fiança traz segurança no recebimento dos valores da locação pelo locador. A cobertura do seguro fiança é a inadimplência do aluguel.

Envie uma mensagem para Luciano Cardoso

1288 luciano-cardoso