Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.532 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Documentos necessários para fazer contrato de aluguel

Comprovante de renda dos últimos 03 meses, extrato bancários dos últimos 6 meses, ultimas 3 faturas do cartão de crédito se houver, últimos 6 boletos de aluguel quitados, imposto de renda completo de 2019,copia da conta de luz atual, folhas espelho e verso e de salário e reajustes da carteira de trabalho se for CLT. Lista com nome, data de nascimento e CPF de todos que forem residir no imóvel locado. Isso é o que eu peço para analisar cadastro.

desconto do aluguel e caução

Olá, o que foi acordado por escrito? Há desconto que não precisa ser devolvido depois se a pessoa cumprir o contrato e pagar em dia e há descontos que são dados por um tempo mas depois devem ser pagos. Se este ultimo foi o teu caso, o desconto está correto ou então procure um advogado e acione o locador na justiça. Antes disso solicite prestações de contas porque somente divida não quitada pode ser descontado da caução que deve ser devolvida com os rendimentos da poupança. Abraços

Como quitar meu financiamento no Itaú?

No site ou aplicativo na seção "Financiamentos" você terá acesso aos dados do teu financiamento e como solicitar o saldo devedor para quitação.

Posso financiar um imóvel com nome no Serasa?

Não, nome limpo é a principal exigência no financiamento bancário

2a. via de escritura

Nem sempre a escritura pública informa o número do IPTU.

Como declarar a venda de imóvel?

Depende se a venda gerou ganho de capital ou não. Se gerou ganho de capital é preciso preenchera GCAP 2020 para recolher o imposto, gravar as informações e em 2121 exportar para a declaração pois haverá valores que entraram na A.ba "rend. isentos e não tributados e outros valores na aba tributação exclusiva. Em Bens e Direitos informa-se os dados da venda e de quem comprou e deixa situação em 2020 em branco.

Como vender meu imóvel para um investidor?

Sinceramente não entendi. Se quer vender por valor menor, venda para quem quiser pagar. Até mesmo uma única pessoa que resida de aluguel pode querer investir em um imóvel para colocar em locação.

Posso fazer um contrato de locação com dois locatários?

Sim, com quantos você quiser, apenas cuide para que todos sejam solidários e procuradores entre si para que não precise citar ou notificar todos cada vez que seja necessário.

Posso dar lance no consórcio de imóvel utilizando meu FGTS?

Não conheço muito de consórcio, mas acredito que não possa ser usado o FGTS para dar lance pela ausência da garantia de que você seja sorteado. Acho eu, posso estar dizendo besteira.

Como verificar a documentação de um imóvel?

Contratando um profissional qualificado para analisar toda a documentação. Não é qualquer pessoa que tem o conhecimento necessário para este tipo de análise e nãos e aprende de um dia para o outro ou respondendo por aqui. Tanto a escritura quanto a matricula são recheadas de termos técnicos e cálculos que ao leigo passará desapercebido.

Pagamento de imóvel em TED no cartório?

Exigir não, ele pode sugerir e dizer o que aceita ou não. Se ele bater pé vai perder o negócio. Em geral o TED hoje em dia é uma das melhores formas de pagamento.

Imóvel de usufruto pode ser vendido?

Sim, se não houver clausula de inalienabilidade e o usufrutuário assinar a venda pode ser vendido.

Quais são os riscos de ser fiador?

O de ter que pagar a divida no lugar do seu afiançado tendo penhorado seus bens e sua conta corrente e aplicações. A fiança não protege a penhora do único imóvel ou bem da família.

Síndico paga condomínio?

Sindico não remunerado em geral recebe a isenção do condomínio. Existem síndicos remunerados que pagam condomínio e outros que além de receber salário também são isentos da cota condominial. No meu condomínio o sindico recebe salário e além do salário a isenção da cota ordinária mantendo em dia os pagamentos do fundo de reserva, fundo dos funcionários e o fundo de pintura.

Posso registrar imóvel com nome sujo?

Nada impede que você registre uma escritura pública que já esta em teu nome.

Sou fiador e o inquilino não pagou. Eu tenho que pagar?

Sim, este é o objetivo da fiança, você pagar o que o inquilino ficou devendo e vale lembrar que você se subroga nos créditos podendo cobrar judicialmente teu afiançado. Abraços

Contrato de locação é preciso reconhecer firma?

Não, mas recomendo que seja feito bem como sempre pedir que duas testemunhas assinam e estas não precisam reconhecer.

Ação de despejo como se defender?

contratando um advogado e deixando que ele atue por você. Tudo depende do motivo do despejo. Na locação residencial o judiciário baseia-se na legislação do inquilinato 8.245/91, jurisprudência dos tribunais e em alguns casos na prática do mercado já consolidada. Se o despejo é por inadimplência sua defesa são os recibos de pagamento que comprovam que você não deve. Aqui o judiciário tem rigor, ou você apresenta os recibos ou será devedor mesmo que alegue que os tenha perdido. Se o despejo for por outro motivo o advogado fará sua defesa pois é obrigatório que seja representado por um.

Parcelar a entrada do imóvel

Na minha opinião sinal/entrada é um valor que a pessoa interessada deve pagar a vista garantindo o negócio e não deveria ser pago parcelado, mas os construtores resolveram inventaram esta nova modalidade de pagamento.

Como declarar apartamento recebido por doação?

Rendimentos isentos e não tributados, item 14 , declara o valor do imóvel recebido em doação que recomendo seja o mesmo que constar na ultima declaração do doador para não pagar imposto. Em Bens e Direitos informa o imóvel recebido em doação com os dados do doador. Situação em 2019 deixa zerado e situação em 2020 o valor do imóvel recebido em doação.

1192 maria-angela-camini