Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.529 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Tenho um financiamento habitacional posso fazer outro?

Se a sua renda comportar paga dois financiamentos, sim é possível adquirir outro imóvel utilizando financiamento.

Pagar parcela de financiamento adiantado tem desconto?

Não e nem vale a pena. O melhor é você juntar o dinheiro e fazer uma amortização do saldo devedor. Dependendo do valor, a amortização do saldo devedor vai diminuir o valor das parcelas, do prazo, dos juros. É preciso analisar quanto pretende utilizar e o que vale a pena.

O que está incluso na taxa do condomínio?

São valores que não são cobrados separado no boleto do condomínio, está dentro da taxa cobrada mensalmente. A energia elétrica das áreas comuns é um exemplo. No balancete mensal vem o valor que o condomínio gastou e a conta é paga com a conta mensal, não é uma despesa separada.

Onde entrar com pedido de usucapião?

Na justiça ou no cartório de imóveis. Vai dependeder se vais utilizar o judiciário gratuito ou o extrajudicial caríssimo.

Quando o proprietário pode pedir o imóvel alugado de volta?

Durante o prazo contratado somente de comum acordo entre as partes. Significa que se o inquilino ficar inadimplente você pode propor que ele desocupe, mas se ele descumprir terá que despejar via justiça. Ao término dos contratos de 30 meses ou mais, sem motivo e por denuncia motivada nos termos do artigo 47 da lei 8. 245/91.

Contrato de aluguel tem que ser registrado em cartório?

Somente em determinadas situações como quando tiver cláusula de vigência que obriga o adquirente, em caso de venda do imóvel, a respeitar o prazo do contrato. Quando o lcoatário quiser garantir os direitos de preferência na compra do imóvel locado, se o locador se recusar a dar a preferência.

O que são encargos da locação?

Taxa de condomínio, chamada extra de reposição de cota ordinária, IPTU, seguro fogo, água, luz, gás, internet, multas e juros moratórios, etc.

Herança de menor pode ser vendida?

Diretamente não. É obrigatório contratar advogado para na vara de família solicitar os juiz um alvará judicial de venda, justificar o motivo da venda e não é nada fácil conseguir, se não tiver uma boa causa.

O que deve constar no contrato de aluguel de imóvel?

O contrato é formado por cláusulas legais, contratuais e obrigatórias para validar o o documento como identificação das partes, do objetos, preço, forma e prazo de pagamento entre outras tantas que deve constar em cada caso.

O que é ação de consignação de aluguel?

É o ato praticado pelo locatário quando o locador se recusa a receber o aluguel. Pode ser extrajudicial quando o locatário comparece a um banco, faz o deposito do aluguel e o banco notifica o locador. Pode ser judicial quando você recorre a justiça para fazer o pagamento. Tem como objetivo manter o pagamento do aluguel em dia. Judicialmente, precisa de advogado.

Condições para a ação renovatória?

É obrigatório contrato de 5 anos ou que somados completem 5 anos e deve ser proposta entre 1 anos e seis meses do término dos 5 anos.

O que significa comissão?

Nenhum profissional trabalha de graça e tem seus honorários. Os honorários do Corretor pode ser fixo ou em percentual. Quando vende imóvel, a é de 6% sobre o valor de venda. Da mesma forma que um advogado cobrar de honorários 10%, 20%, dependendo do serviço que fizer. É chamado de comissão imobiliária porque esta previsto na legislação do código civil.

Pode haver a rescisão do contrato de locação?

Não existe previsão legal no artigo 4º da lei do inquilinato 8. 245/91. A única situação de isenção é quando seu empregador transfere você de cidade para trabalhar em outra unidade da empresa. Como é alheio a sua vontade, a isenção é permita após cumpridas as regras do artigo em questão. A multa é devida.

O que fazer com um condômino inadimplente?

Essa situação deve ser prevista na convenção de condomínio ou em ata de assembleia para este fim específico. Pode ser aprovado após esgotados todos os recursos de tentar um acordo amigável, multa, protesto em cartório e a situação extrema de acionar a justiça. Lembrando que, o imóvel não é protegido pela lei da bem de família. CondomÍnio é dívida do imóvel.

Que ação posso mover contra inquilino que se recusa a sair?

Ação judicial de despejo. Contrate É preciso analisar se você pode pedir o fim do contrato e desocupação do imóvel. A maioria dos locadores não entende a lei em seus artigos de desocupação e acredita que a qualquer momento possa encerrar o contrato e não é assim. Temos legislação especial que obrigatoriamente deva ser cumprida.

Como fazer para ingressar com a liminar de imóvel?

É obrigatório contratar advogado, averiguar se você pode pedir a liminar, fazer a petição inicial de processo de despejo com liminar de desocupação em 15 dias, caucionar a ação judicial e águardar. Concedida a liminar o processo segue para ver se o locador tinha razão.

Posso fazer contrato de locação por 1 ano?

Você pode fazer contrato por qualquer prazo, porém os contratos de locação residêncial com prazo MENOR que 30 meses trazem consequências para o locador na desocupação do imóvel. Previsto no art. 47 da lei 8. 245/91, o locatário terá direito de prorrogação automática ao término dos 12 meses, podendo continuar a locação por até 5 anos, sem que o locador possa pedir a desocupação. Há exceções como infração legal, uso próprio, desapropriação e demais casos previsto no artigo.

Quem tem nome sujo pode fazer inventário?

Sim, pode fazer o inventario normalmente, vender os bens é que é o problema porque terá que pagar os credores.

O locatário tem preferência na compra do imóvel?

Sim. É obrigatório dar a preferência salvo se for feita permuta do imóvel ou este tiver mais de um proprietário e este tiver comprando a outra parte. É ilegal fazer constar no contrato de locação que o lcoatário renuncia ao direito de preferência.

Como faço uma escritura de imóvel residencial?

É um documento que deve ser elaborado por tabelionato de notas devido as exigências legais e termos técnico que, se deixado fora do documento podem invalida-lo.

1192 maria-angela-camini