Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

5.959 Respostas

Agradecimentos: 174.921 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1032 (17%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Documentação, Condomínio e etc, possuindo um total de 2 artigos publicados e mais 5.959 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Imobiliária pode exigir que duas pessoas assinem contrato?

Isso se chama "compor renda". O jurídico identificou algum tipo de risco na sua documentação ou renda e exigiu que outra pessoa entre com sua renda mesmo que não venha a residir no imóvel. O problema é que essa pessoa também será locatária responsável solidaria com você. Em caso de inadimplência o locador escolhe quem irá acionar na justiça. Eu entendo esse processo como uma manobra e inclusive entendo como uma dupla garantia, mas os profissionais de direito dizem que é legal e pode ser feito, então quem sou eu para contestar.

Como vender sítio sem registro em cartório, de uma pessoa já falecida?

É preciso ação judicial para que a vendedora forneça as escrituras em nome de sua avó e assim possam fazer o inventario e transmissão. Se não vale a pena pelo custo, a venda será por contrato de posse.

Como lavrar segunda via de escritura de terreno?

Não se faz segunda via, se busca a certidão da mesma no cartório em que foi realizada pois lá fica arquivada.

Qual o valor a ser devolvido do depósito de aluguel?

Olá, a imobiliária esta correta na informação. Antes da entrega de chaves e vistoria final não há como passar uma previsão e dizer que um profissional vai lhe "passar a perna" não é de bom tom. Quem responde pelo contrato é o locador, a imobiliária é apenas representante legal do mesmo. Após a vistoria final realizada a imobiliária irá fornecer a você o laudo da vistoria que apontará se esta tudo ok ou algo tem que ser feito. Se estiver tudo Ok será informado os valores finais para pagamento e após a devolução da caução que deve ser corrigida pela poupança e sem qualquer tipo de desconto. Por hora verifique novamente se esta tudo Ok. Muitos locatários pensam que esta ok, mas um único prego deixado onde não estava antes é motivo de recusa da vistoria.

Como funciona uma liminar de despejo de inquilino?

Resumindo: A liminar é fornecida sem análise do mérito isto é, o juiz concede o despejo sem verificar se o locador tem razão. Para isso solicita deposito caução de 3 alugueis que depois é devolvido. A liminar é concedida e o inquilino tem 15 dias para desocupação após receber a citação do despejo. Mesmo desocupando o imóvel o processo continua para saber se o locador tem razão. Se o inquilino nada contestar é encerrado e a caução devolvida. Na prática uma liminar não sai tão rápido e lembrando que até 31 de dezembro em alguns casos está suspenso o despejo.

O fundo de reserva pode ser cobrado do locatário?

Não, é ilegal. Inclusive é ilegal também exigir que o locatário pague o boleto integral e depois a imobiliária ou locador devolva o fundo de reserva. Temos atualmente imobiliárias virtuais cometendo uma série de infrações legais e a total omissão de quem deveria tomar providencias. É o caso de uma imobiliária que determina que o inquilino pague o fundo de reserva e depois peça a devolução e que se não pedir perde o direito ao valor pago.

Como consigo expedir escritura de apartamento?

Você não consegue isso, você tem que cumprir a lei de registros públicos. É preciso que o proprietário do imóvel lhe transmita a propriedade fazendo em Tabelionato de notas a escritura pública em seu nome. Se não houver transmissão é preciso ação de usucapião judicial.

Proprietário solicitou imóvel de volta devido algumas cobranças por irregularidades no imóvel, porém tenho duas crianças, o que posso fazer?

Ele deve te indenizar por alugar a você uma casa totalmente sem condições de uso. Cometeu infração ao artigo 22 e 23 da lei 8.245/91. Ocorre que este tipo de locação na maioria das vezes o locador faz o que quer porque o locatário não tem condições e nem quer recorrer a justiça. E o locador também não tem condições. Muitas vezes não tem contrato escrito, não tem provas das situações e ainda acaba em ameaça e agressões. Ele não pode te pedir o imóvel, tem que consertar tudo que esta dando problema no imóvel ou então te indenizar em tudo que gastou para você procurar outro lugar.

Quais documentos do condomínio são necessários para aquisição de apartamento?

A certidão negativa do condomínio deve ser solicitada em relação a unidade autônoma e sua cota condomínio e em relação ao CNPJ do condomínio garantindo não haver problemas. Ocorre que havendo problemas com o condomínio você será de qualquer forma responsável junto com todos os condôminos. São dividas próprio da coisa, se transferem com a propriedade. Conversar com o vendedor sobre as finanças do condomínio é uma boa pedida, mas nada vai impedir que você feche negócio e logo em seguida ocorra uma ação trabalhista de um ex funcionário. Você pagará igualmente.

O que significa a palavra edilício?

É a propriedade imobiliária onde temos um duplicidade de direito real(da coisa). Por um lado temos a propriedade privada que é o apartamento(ou casa) e por outro lado temos a propriedade em comum( de uso de todos onde todos são donos). No apartamento está a propriedade privativa onde somente seu dono utiliza, mas esse mesmo dono é dono também da propriedade de uso de todos em comum com todos os proprietários dos apartamentos. O conceito é bem mais amplo e cada resposta pode trazer mais informações.

Quais são as responsabilidades de uma imobiliária?

As que forem contratadas dependendo do campo de atuação. A responsabilidade de uma imobiliária é de 100% no serviço prestado. Qualquer prejuizo ao cliente a imobiliária responde com perdas e danos e o Corretor de Imóveis também. Se o cliente contrata os serviços da imobiliária para vender o seu imóvel, espera-se que esta dê toda a segurança jurídica na venda com analise da documentação, elaboração de contrato, analise do cliente, do imóvel. Acompanhar todo o processo da venda.

Como financiar imóvel sem corretor?

Se você está dispensando o Corretor já sabe como fazer. Se esta fazendo essa pergunta é porque precisa do Corretor ou do Despachante.

Como retirar o meu nome do contrato de aluguel?

De comum acordo com o locador em que outro entre em seu lugar, pelo encerramento do contrato ou nos casos em que houver separação do casal, você saindo do imóvel comunica o locador por escrito de que está saindo do imóvel, informa a data e que automaticamente a locação continua com o cônjuge. Essa notificação é importante para que fique isento de responsabilidades após a data da saída.

Como funciona o caução de um aluguel de imóvel?

Na prática o locador pode pedir até 3 alugueis de garantia. O pretendente a locação paga este valor somente com o contrato assinado e no mesmo ato em que recebe as chaves e o locador deve obrigatoriamente fornecer recibo de que se trata de pagamento da caução em dinheiro garantindo a locação. Se constar em contrato o locador pode anualmente quando houver reajuste, solicitar o complemente para manter sempre o valor de 3 alugueis atualizados. No final do contrato o valor deve ser devolvido com correção pela poupança se o contrato estiver quitado. Se houver divergências ou débito o locador pode reter a caução até a solução. A lei determina que a caução seja depositada em conta poupança aberta pelas partes para este fim porém na prática o locador fica responsável pela guardo do valor até o fim do contrato. Clausulas permitindo o suo ou trocando por aluguel nos últimos meses de contrato ou pintura, é ilegal.

Onde declarar o imóvel recebido de herança?

Em rendimentos isentos e não tributados, código 14 declara a herança que foi recebida, em bens e direitos insere o imóvel na tua lista de bens com o mesmo valor que foi declarado pelo falecido para não haver ganho de capital e imposto.

Quando se começa a pagar o condomínio?

Quando você toma posse do imóvel recebendo as chaves.

Como pode ser corrigido o meu aluguel?

Conforme consta no contrato escrito. Se não houver contrato escrito o reajuste somente pode ser feito de comum acordo.

Preciso comprovar renda para alugar imóvel usado?

Sim, a locação de imóveis necessita comprovação da renda.

Onde posso recolher o itbi?

A maioria dos tabelionatos de notas emitem a guia de pagamento e se não prestar este serviço você pode emitir no site e na fazenda municipal.

Como eu posso fazer para calcular o valor do aluguel pelo IGPM?

Você tem que obrigatoriamente fazer um contrato escrito de locação com clausula de reajuste onde escolherá o IGPM acumulado como índice de reajuste. A cada 12 meses você aplica o índice acumulado sobre o aluguel vigente.

1192 maria-angela-camini