Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.527 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Eu tenho um apartamento financiar, posso financiar outro?

Se sua renda mensal comporta pagar dois financiamentos, sim, pode ser possível financiar.

Contrato de compra e venda pode ter dois compradores?

O contrato de compra e venda de imóveis pode ter quanto compradores desejar, bem como o vendedor pode ser mais de um.

Como fazer contrato de aluguel para pessoa jurídica?

Depende. Se é contrato para instalação de comércio, utiliza-se as normas da locação não residêncial. Se for para residência de funcionários da empresa são normas diferentes porque a PJ que aluga para moradia de sócio, empregado, não tem proteção das normas de moradia da lei especial.

Como tirar matrícula de imóvel pela internet?

No site dos registradores. Org você solicita a matricula imobiliária que você deseja e é pago.

Quanto custa registrar contrato de aluguel em cartório?

Depende do motivo do contrato, garantia imóvel, cláusula de vigência. Tem a tabla de emolumento no site onde você pega o valor de 12 meses de contrato e procura a coluna correspondente.

Qual o tamanho mínimo para desmembrar um terreno urbano?

O tamanho dos lotes divididos pela lei federal tem que ter no mínimo 125m². Você tem que consultar a lei municipal porque em bairros mais populosos essa área aumenta.

O que significa a palavra inquilino?

É quem reside em um imóvel de outra pessoa e paga aluguel. No contrato de locação é chamado de locatário(nome formal). Portanto locatário e inquilino são a mesma pessoa que aluga um imóvel para residir com sua família ou sozinho.

O que permuta de imóvel?

É uma troca de imóveis de mesmo valor ou semelhantes. Pode ser acompanhada de uma parte em dinheiro que chamamos de torna, mas essa torna não pode chegar a 50% do valor do imóvel sob pena de perder a característica de permuta e virar compra e venda com dação em imóvel.

Posso comprar um imóvel direto com a Caixa Econômica?

Sim. Você pode procurar qualquer agência bancária para obter um financiamento imobiliário. Você pode procurar um Correspondente Caixa. Ele faz tudo para você e você não paga nada porque ele é remunerado pela Caixa.

Proprietário pode quebra de contrato de aluguel?

Durante o prazo contratado somente por inadimplência, nos termos do artigo 47 da lei 8. 245/91 somente por denuncia cheia.

O Banco da CEF financia apartamento na planta?

A CEF é um banco e sim ela faz a gestão de imóveis na planta onde a Caixa é gestora dos recursos e vai liberando conforme o cronograma de obras.

Para que serve o termo de quitação de imóvel?

Para liberar na matricula imobiliária a garantia do financiamento.

Como descobrir onde fazer a escritura de imóvel?

A escritura de imóveis na compra e venda, doação e demais negócios com imóveis, é realizada no tabelionato de notas da sua escolha, em todo o país.

Qual é o melhor tipo de churrasqueira para apartamento?

Na minha opinião, nenhuma. Não existe a menor possibilidade de não ficar cheiros pela casa, pingos de gordura pelo chão e um desgaste terrível para limpar tudo depois.

Posso ter uma cópia da chave do imóvel que aluguei?

Não. A locação de imóveis é um negócio e como tal sujeito a legislação especial e correlatas. Com o contrato de locação você transfere a posse direta do imóvel para o inquilino e fica com a indireta. O inquilino faz do seu imóvel o domicilio dele e portanto inviolável. Você somente pode acessar o imóvel com autorização do inquilino ou judicial. O mesmo ocorre se você alugar uma casa. Não poderá acessar o pátio e ter chave do portão. O inquilino tem o direito de trocar os segredos porque no término do contrato devolve as chaves a você. Se acessar sem consentimento, é invasão de domicilio e responde por qualquer bem pessoal que alegar que desapareceu. TambÉm não mande cortar água e energia, a indenização é muito alta.

Como eu faço para saber se eu tenho direito ao FGTS?

Você pode utilizar seu saldo do FGTS se não utilizou o saque aniversário. No App da Caixa, no site da Caixa e nas lotéricas você pode acessar seu FGTS e verificar se está bloqueado e quanto tem de saldo. Na Caixa você também obtém essas informações e pede a utilização.

Qual a melhor maneira de anunciar imóvel para alugar?

Depende. Se seu imóvel é concorrido no bairro, locando facilmente, a placa no portão terá rápida resposta e é barata. Se seu imóvel custa mais a alugar, talvez anuncio complemente a placa. Redes sociais só vale a pena se você as mantém com postagens constante, do contrario não será entregue a muitas pessoas.

Tem como transferir financiamento habitacional da caixa para outro banco?

Sim, a portabilidade do financiamento imobiliário é permitido por lei e todos os bancos tem que autorizar. O que pode ocorrer é o banco te fazer uma oferta para não perder o cliente. Atenção a portabilidade para não gastar mais. Preste atenção ao custo total efetivo dessa portabilidade.

Vale a pena comprar um apartamento financiado?

Não, mas é um mal necessário. A maioria dos brasileiros necessita do financiamento para casa própria e não tem outra opção. Frente aos altos preços dos aluguéis no Brasil, pagar a parcela do financiamento torna-se viável. O importante é começar desde cedo a guardar dinheiro para poder dar a maior entrada possível, diminuindo o valor a ser financiado. No financiamento toda atenção ao sistema que for escolher.

É possível vender um apartamento financiado?

Facilmente, basta quitar o saldo devedor com a entrada no negócio. Logicamente que o adquirente vai fazer certas exigências dependendo do valor a quitar, para não correr riscos de o mutuário quitar o saldo e desistir. Um corretor de Imóveis tem a técnica para amarrar o negócio.

1192 maria-angela-camini