Fabio Bertao

Fabio Bertao

403 Respostas

Agradecimentos: 17.290 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 82 (20%)

Participante desde: 09/2021

Site: https://sites.google.com/view/niteroi-rj/p%C3%A1gina-inicial

SOBRE O RESPONDEDOR:

Fabio Bertao é Corretor, Perito Judicial / Técnico e Avaliações; Gestão Imobiliária e Projetos; com formação em Engenharia e meio ambiente e gestão de projetos, está entre os TOP 300 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário, Imóveis, Negociação, Condomínio, Locação e etc, possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 403 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2016 atuando principalmente nos bairros Niterói e Região oceânica, e já trabalhou em empresas como: Petrobras, Setal, Qgi, Ertel, Engin, Quinto andar, Remax e Sicare.

Quais são os principais direitos e deveres do locador e do locatário?

Locador: entregar o imóvel em bom estado ao locatário antes de ser alugado, garantir o uso pacífico do imóvel locado (durante o tempo de locação), responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação atual. Locatário: pagar o aluguel e encargos de locação dentro dos prazos estipulados pelo contrato de locação, usar o imóvel conforme lhe foi convencionado ou presumido ou atribuído, cuidar e zelar pelo imóvel como se fosse seu, entregar o imóvel da mesma forma que locou inicialmente (de acordo com vistoria inicial).

Como saber o número do nirf na receita federal?

NIRF é o nº atribuído ao imóvel rural após registro no CAFIR. Para saber o número vá ao coletor WEB, no menu "Consultar Solicitação".

Como consigo procurar apartamento para comprar?

Procure em boas plataformas, tais como: Imóvel Guide, Viva Real, OLX, Zap Imóveis, entre outras.

Posso fazer o que para financiar casa com FGTS?

Tem que ter contribuído, no mínimo, 36 parcela para se dirigir a CFZ, munido dos documentos solicitados e dar entrada. Assim que for aprovado o financiamento e assinado pelas partes o dinheiro é transferido para o vendedor do imóvel.

Desistência de contrato de locação sem multa é possível?

Não existe relação de consuma entre as partes (locador e locatário) neste caso, logo não existe prazo para a desistência, desde que arque com as multas estabelecida no contrato.

Primeiro Imóvel em outro estado, desconto de 50% no RGI.

Conforme a Lei 6.941 de 1981, para se obter o desconto de 50% nas taxas do processo de compra e registro do imóvel (RGI) do 1º imóvel, a compra precisa ser realizada pelo sistema financeiro de habitação (SFH).

Quando inquilino quer devolver seu imóvel como funciona?

Antes do prazo final de contrato, o inquilino deverá informar ao locador, com um prazo de no mínimo 30 dias, arcando com as multas devidas contratualmente.

Adiantamento de aluguel Como eu posso fazer para funciona?

A cobrança adiantada é feita em contratos de temporada e contratos que não exijam garantias de locação de acordo com a lei do inquilinato (Lei nº 8.245).

Como declarar a quitação de um imóvel financiado?

Basta informar no campo "Descriminação" todas as informações referentes a quitação e repetir o valor declarado após a quitação dos anos posteriores.

O que é nota fiscal de uma imobiliária?

Sua função é atestar a intermediação de serviço de compra e venda de uma transação imobiliária.

Como eu faço para consultar divida de IPTU?

Basta acessar o site da Prefeitura de seu Município, com o seu CPF.

Como fazer para calcular multa por atraso de aluguel?

Assim que o aluguel fecha 1 mês de atraso você paga 1% de multa sobre o valor do aluguel. O que passa de 1 mês de atraso, acrescenta 1%/dias de atraso (0,033% por dia de atraso).

Quanto preciso de dinheiro para comprar apartamento na planta?

O valor da entrada é sempre em torno de 30% do valor total do imóvel.

Quando eu posso reajustar o valor do aluguel?

O proprietário tem o direito de reajustar o preço do aluguel uma vez por ano ou se considerar que esta defasado em relação ao mercado.

Quanto tempo demora para entregar um apartamento?

Em regra geral 3 meses, mas o contrato define o prazo acordado.

Quais as condições impostas para comprar apartamento?

Escritura de Compra e Venda, ITBI pago, Registro de Imóveis, Laudêmio e Foro de Marinha, caso houver, pagos; Impostos/Condomínio e IPTU pagos, certidões negativas das partes e do imóvel em dia.

Como fazer uma declaração de posse do imóvel?

É um documento elaborado por quem detém a posse do imóvel que após ser preenchido, assinado deve ser encaminhado para o Cartório de Títulos e Documentos para comprovar a posse do imóvel.

Qual o valor da multa do distrato?

De acordo com a Lei do Distrato. 13.786/2018, em sua nova edição a multa por desistência do comprador pode variar de 25% a 50%, da quantia paga.

Do que necessito para me tornar um correspondente imobiliário?

Esta atividade esta regulamentada pela Resolução 3.954 do Banco Central. A Certificação de CA-300 comprova que o profissional esta apto a atuar nas intermediações de contratos de financiamento.

Como usar o FGTS para a compra de um imóvel?

Deve solicitar o saque ao agente financeiro, que deverá comunicar a CEF. Assim que autorizado o dinheiro entrará direto na conta do vendedor.

8416 fabio-bertao