Fabio Bertao

Fabio Bertao

403 Respostas

Agradecimentos: 17.290 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 82 (20%)

Participante desde: 09/2021

Site: https://sites.google.com/view/niteroi-rj/p%C3%A1gina-inicial

SOBRE O RESPONDEDOR:

Fabio Bertao é Corretor, Perito Judicial / Técnico e Avaliações; Gestão Imobiliária e Projetos; com formação em Engenharia e meio ambiente e gestão de projetos, está entre os TOP 300 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário, Imóveis, Negociação, Condomínio, Locação e etc, possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 403 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2016 atuando principalmente nos bairros Niterói e Região oceânica, e já trabalhou em empresas como: Petrobras, Setal, Qgi, Ertel, Engin, Quinto andar, Remax e Sicare.

Paguei valor de 1 aluguel antecipando o contrato de 12 meses

Supondo que você irá sempre pagar os alugueis adiantado, como o fez com o primeiro aluguel, a partir do 11º mês poderá desocupar o imóvel sem custo, desde que seu contrato tenha a cláusula de 12 meses.

Quanto custa para fazer um contrato de renovação.

Se o contrato não tem cláusula de renovação automática você pode se dirigir à imobiliária para fazer um documento de renovação contratual.

Como calcular área de um terreno com 4 lados diferentes?

Some a metragem da frente com a dos fundos e divida por 2 e depois some a metragem dos lados e divida por 2. Multiplique estes 2 valores e terá a metragem quadrada do terreno.

Tem 9 meses q reconheci firma, estou me mudando

A firma reconhecida não tem prazo de validade.

Como funciona o pagamento de caução de um imóvel?

O depósito caução de aluguel é uma garantia para o proprietário para algum contratempo com o pagamento ou avarias no imóvel.

Sobras de terreno a quem pertence.

A sobra de área não tem matricula própria que pode ser adicionada ao lote na data que fizer confrontação via possuidor via cartório ou judicialmente se preferir.

Antigo inquilino não quer entregar a chave do imóvel.

Caso não haja acordo melhor entrar na justiça para a posse do imóvel.

Ar condicionado de sala alugada já apresenta muitos defeitos.

A vistoria deve ter sido feita e nela deve constar as condições do ar condicionado. O inquilino é responsável pela manutenção do mesmo e entregar nas mesmas condições de uso que pegou.

Quanto tempo demora p o juiz analisar após a juntada

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

Fizemos contrato de permuta e o novo proprietário não pagou o iptu.

A escritura do imóvel só pode ser feita com o IPTU pago, neste caso busque um acordo com o proprietário, que é o melhor meio de solucionar. Persistindo pode apelar para o escrevente do cartório intimá-lo ao pagamento.

Recisão de Contrato/ dívidas do inquilino.

A multa se deve de acordo com as cláusulas contratuais e vis de regra se aplica ao destrato antes de completar 1 ano, proporcionalmente.

Eu tenho direito por ter ficado esses anos todos aq?

Esta é uma questão típica de entrar em juízo, pois tem que se analisar os detalhes do imbróglio.

DÚvida sobre valor de primeira escrutita.

Depende do valor cobrado pelo cartório da região que fez a escritura e o registro, mas via de regra os custos não ultrapassam a 1,5% do valor de venda do imóvel.

Quais nossos direito ?

Vale o contrato. Quanto ao pagamento adiantado tem que ter evidências. Melhor fazer um acordo e, caso não seja possível buscar seus direito na justiça.

Oq faco nessa situação? Tem como ela me por pra fora?

Caso proves a utilização do imóvel dentro dos requisitos da lei, sem a reclamação do dono original você poderá entra na justiça solicitando o Usucapião.

Seria justo eu pagar multa? Como fica o depósito que efetuei?

Independentemente de pagares o aluguel do contrato a multa devida que estiver estipulada no documento deve ser paga, mas pelo visto um acordo pode ser feito em função dos adiantamento que fez.

Nesse caso, eu teria o direito de receber o valor proporcional do IPTU.

Em regra o acordado deveria ter sido feito na escrituração do imóvel. Neste caso podes fazer um acordo, pois quitastes o IPTU anual.

O cartório de imóveis, títulos e documentos pode registrá-la?

Não só pode como deve providenciar o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis.

Como comprovar que sou herdeira de terreno?

Neste caso deve buscar ajuda jurídica, pois para vender o imóvel terá que ter autorização judicial, comprovar cessão de posse ou abrir inventário e aguardar partilha do bem pelo decisão judicial.

Como alugar imóvel para prefeitura?

Basta estar com a documentação de habite-se, auto vistoria do corpo de bombeiros e impostos e taxas em dia para alugar o imóvel. Caso seja para fins comerciais tem que ter o laudo de vistoria elétrica em dia também.

8416 fabio-bertao