há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Reajuste comercial pode ser reajustado também em IPCA?
Boa noite. A minha casa é alugada para comércio. Esse ano vai vencer o contrato de 10 anos. O inquilino quer fazer uma renovação no contrato comercial. Qual índice de reajuste é usado para reajuste anual (IPCA ou IGP-M)? No meu contrato antigo está em IGP-M, mas meu inquilino comercial quer trocar pelo IPC-A. Na situação atual (covid-19), qual seria o tipo mais indicado? Obrigado.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Reajuste comercial pode ser reajustado também em IPCA?
Boa noite. A minha casa é alugada para comércio. Esse ano vai vencer o contrato de 10 anos. O inquilino quer fazer uma renovação no contrato comercial. Qual índice de reajuste é usado para reajuste anual (IPCA ou IGP-M)? No meu contrato antigo está em IGP-M, mas meu inquilino comercial quer trocar pelo IPC-A. Na situação atual (covid-19), qual seria o tipo mais indicado? Obrigado.
Respostas (7)
Os índices utilizados nos contratos de locação são de livre escolha entre as partes, independente de locação comercial ou residencial. Os contratos novos estão sendo realmente modificados pelo IPC-A por ser um índice mais conservador. O IGP-M disparou e isso afetou os contratos atrelados à ele. Você pode sugerir o IPC-A + 2%, seria justo.
há 4 anos
Sugiro que consulte um advogado, pois se o seu imóvel é alugado para comércio, e seu inquilino já está no imóvel á 10 anos, seria interessante, verificar por quanto tempo deseja renovar este contrato de locação comercial , para posteriormente , verificar qual é o indice mais interessante para aplicar o reajuste, no momento o IGPM está muito alto realmente.
há 4 anos
É acordo entre as partes, ocorre que o IGPM está muito alto e assustando as renovações de aluguel porque nãos e sabe como irá se comportar. Nada impede que troquem para o IPC-A, mas vai de comum acordo entre vocês.
há 4 anos
Exato. Vai subir bem, mas tudo é negociado, de acordo com o proprietário.
há 4 anos
Seria interessante a troca para IPCA para manter o inquilino , pois o IGPM disparou em 2021.
há 4 anos
O índice mais indicada é de acordo entre as partes.
há 4 anos
Acordo entre as partes, ocorre que o IGPM está muito alto e assustando as renovações de aluguel porque nãos e sabe como irá se comportar. Nada impede que troquem para o IPC-A, mas vai de comum acordo entre vocês.
Compartilhe esta Pergunta