Sonia Gomes

Sonia Gomes

58 Respostas

Agradecimentos: 2.662 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 9 (16%)

Participante desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Sonia Gomes está entre os TOP 1.200 corretores(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 58 respostas em nosso fórum.

Como tirar um inquilino que não paga aluguel?

A única forma é por Ação de Despejo por inadimplência, no caso de não pagamento de aluguel. Somente um Juiz pode expedir a ordem para desocupação coercitiva.

Qual a nova lei do inquilinato?

A Lei 12.112/2009 chamada a nova lei do inquilinato, introduziu algumas modificações na Lei 8. 245/91, basicamente no que se refere aos direitos e deveres dos locadores, inquilinos e fiadores, assim como quanto ao tempo para a retomada de um imóvel nos casos de ação de despejo, que se reduziu dos iniciais 12 a 24 meses, para 6 meses com o advento dessa nova Lei.

Como cobrar um aluguel atrasado?

Existem varias formas de se cobrar aluguel em atraso, o contrato de locação é um titulo executivo, quando apresentado no Cartorio, voce pode, com esse documento fazer o protesto dos valores em atraso. Tambem poderá acionar a garantia dada ao contrato, no caso de fiador, esse podera ser notificado para fazer o pagamento, ja que ele é um devedor solidário. Se for deposito caução, debita-se do valor em garantia e já providencia os trâmites para a desocupação do imovel. No caso de voce optar por protestar o contrato, voce poderá em seguida ao protesto, fazer a solicitação judicial para cobrança da divida via bloqueio de conta corrente. Esse procedimento judicial, dependendo do valor da causa, corre no Juizado Especial, sem custas advocaticias.

Qual o cartório esta registrado o imóvel.

O registro do imóvel é feito na região onde o seu imóvel está. Localizar os cartórios de registro de imóveis, próximos do seu endereço.

Quais as vantagens de comprar um apartamento na planta?

A principal vantagem é que você terá um fluxo mais diluído do valor da parte que não entra no financiamento. Normalmente os Bancos financiam entre 65% a 80% do valor total do imóvel, porém esses percentuais dependem muito da sua capacidade de financiamento. Como parâmetro, a cada $ 3.500 de renda liquida voce deve conseguir um financiamento de R$ 100 mil reais. A parte que não couber dentro do financiamento, voce deverá pagar para a Construtora, e para isso não há análise de credito ou de capacitação, como nos casos de financiamento imobiliario. Os imoveis em lançamento tem um periodo de 30 a 35 meses para a entrega, e a diferença do valor a ser financiado será diluido dentro desse periodo.

Vou comprar um imóvel a vista mas tenho uma restrição no nome.

Se você vai comprar à vista, não tem problema ter restrição no nome. Para financiamento imobiliário isso irá afetar a aprovação do seu credito, que se baseia em sua performance financeira no mercado, alguns bancos exigem inclusive que o comprador tenha um Score alto.

Como calcular o reajuste de aluguel residencial?

O reajuste normalmente é pelo IGP-M, mas pode ser atrelado a qualquer indice acordado entre as partes. No site Calculo Exato, voce consegue facilmente fazer o reajuste, inserindo os dados solicitados, que serão basicamente: valor do aluguel na data da contratação e a data do inicio do contrato.

O que levar para vistoria de apartamento?

O laudo de vistoria de imovel para locação é documento obrigatorio no ato da assinatura do contrato de locação. Porém o imovel pode ter vicios ocultos que não podem ser detectados nesse primeiro procedimento. Por isso a Lei do Inquilinato te dá 30 dias, para a verificação de qualquer problema. Basicamente o que se consegue avaliar são tomadas funcionando, goteiras, e vazamentos. No caso de vistoria de imovel novo que está sendo entregue pela Construtora, voce deverá avaliar as condições visuais, pintura, paredes, piso, metragens dos ambientes...se tudo esta conforme o Laudo Descritivo anexo ao seu contrato de compra e venda. Vícios ocultos também poderão ser apresentados futuramente e o imóvel novo tem garantia de até 5 anos em vários itens.

Posso parcelar o IPTU atrasado?

Sim, inclusive aqueles inscritos na Divida Ativa. O site da prefeitura de SP disponibiliza um link para a negociação de valores em aberto.

Como tiro a segunda via da escritura da casa?

As escrituras de imoveis ficam arquivadas no Cartório de Registro de Imovel onde ele esta matriculado. Normalmente no Cartorio mais proximo da residência.

Como tirar um inquilino que não paga o aluguel?

Precisa entrar com Ação de Despejo por falta de pagamento. Somente o Juiz pode determinar a retirada coercitiva do inquilino.

Como proceder para que o inquilino deixe o imóvel?

Precisa entrar com Ação de Reintegração de Posse.

Posso vender imóvel que o cliente viu com outro corretor há um ano atrás?

Se voce não deu exclusividade ao corretor de origem, nada te impede de vender o imovel através de outro corretor ou até diretamente.

Como posso tirar uma segunda via do documento da casa?

No Cartório de Registro de Imóveis onde ele esta matriculado.

Como calcular o aluguel de um apartamento?

O parâmetro mais utilizado é o preço de venda, o mercado trabalha com valores entre 0,5% a 0,8% para a definição do valor do aluguel.

Posso vender minha casa se eu só tiver o recibo e não tiver a escritura?

Qualquer imóvel para ser vendido, precisa ter o registro no Cartório, com averbação da matricula em nome do atual proprietário.

Como faço para registrar minhas 2 casas?

Dirigir-se ao Cartorio de Registro de Imoveis onde eles estão matriculados e fazer as devidas averbações do atual proprietário. Voce pode vender com contrato particular, com contrato publico (inclusive parcelado e clausula de alienação fiduciária) e por financiamento imobiliario.

Como é o financiamento da caixa?

A CEF tem várias linhas de financiamento imobiliário e funciona como qualquer outro Banco. Prestar atenção no custo efetivo do negócio, que costuma ser mais alto do que nos bancos privados. No momento do financiamento imobiliário o ideal é fazer simulação em, pelo menos, 3 bancos analisando todos os custos. A taxa do financiamento não é, necessariamente, o mais importante.

Idoso pode alugar um imóvel sozinho no contrato?

Não existe restrição de idade para locação de imóveis, somente para financiamento imobiliário para compra. Essa é uma exigência unicamente da imobiliária e não esta amparada na Lei do Inquilinato.

Como funciona o sistema de permuta de imóveis?

A permuta é basicamente uma troca, precisa prestar muita atenção, porque envolverá custo de transferência de propriedade (ITBI) do imóvel permutado, custo esse que será pago para a parte que esta aceitando esse imovel em permuta.

6057 sonia-gomes