Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.532 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Como lançar apartamento financiado no imposto de renda?

Na ficha "Bens e direitos" abre um campo para o imóvel que comprou, informe os dados do imóvel e no quadro de informações os dados dos vendedores e do financiamento, banco, escritura e registro. Situação no ano anterior deixe zerada. Situação no ano de aquisição informe o valor total que pagou no ano da compra, incluindo comissão(se for o caso) custos de registro imobiliário, imposto e taxas do banco financiador. A cada ano você soma o total que pagou integral de parcelas ao total do ano anterior até quitar. Não lance em dívidas e ônus.

Como fazer contrato de aluguel de imóvel por temporada?

Com um profissional até porque no contrato de temporada, temos obrigatoriedades que não existe no residêncial. Essas obrigatoriedades podem ser prejudiciais ao proprietário locador na desocupação.

Minha casa minha vida pode vender?

Se for a faixa 1 não é permitida. As outras faixas podem ser vendidas a quem também se enquadrar nas regras. Atente que se recebeu subsídio, ele poderá ter que ser devolvido.

Como fazer o usucapião extrajudicial?

Infelizmente ainda não são todos os Tabelionatos de notas que fazem a usucapião extrajudicial. Como a contratação de advogado é obrigatória, este saberá direcionar para o tabelionato que faça. O advogado irá analisar a situação para saber se enquadra na extrajudicial.

Posso passar o meu imóvel para outro corretor, mesmo tendo exclusividade?

Você deve esperar acabar a exclusividade ou entrar em acordo com o Corretor para ser liberado da exclusividade, ressarcindo o mesmo pelo que já investiu na venda do seu imóvel.

Quais são as cópias necessárias para carta de adjudicação?

JÁ temos a adjudicação extrajudicial, diferente da judicial. A documentação vai desde a inicial até a sentença judicial e inclui memorial descritivo entre ostrus documentos. Na extrajudicial a lista é bem mais extensa.

Como analisar um contrato de locação?

A análise de um contrato de locação depende de conhecimento técnico sobre o assunto. Não é apenas consultando a lei do inquilinato que você fará essa análise. Temos legislação correlata, jurisprudência do STF e seu estado, práticas e costumes, cláusulas que dentro do contrato são nulas ou anuláveis, que o mantém válido, ausência de informações que tornam todo o contrato sem valor e até mesmo cláusulas que podem acabar em prejuízo ao locador ou locatário, fechando com as cláusulas abusivas. Estudo, prática, erro e acerto vão qualificar você a prestar este serviço.

Posso dar imóvel como pagamento do financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário já é garantido por "alienação fiduciária" que é, justamente, dar o imóvel que você comprou com financiamento bancário, em garantia. Chama-se propriedade resolúvel, onde os direitos do imóvel se transferem ao banco credor até você quitar o financiamento e uma vez quitado, se resolve a garantia e você retorna a ter os direitos de propriedade plena. Existe também o Home Equity que no caso, você pega um valor para comprar um imóvel e oferece como garantia outro que já esta na sua propriedade e quitado.

Imóvel sem contrato e sem depósito pois o dono não pediu. Pode haver cobrança do mês seguinte?

Sim, está correto. Sua locação tem contrato verbal, lei 8. 245/91 artigo 47. O prazo é indeterminado por força da lei porque para determinar é obrigatório contrato escrito. No indeterminado você é obrigado a dar aviso de saída 30 dias antes. Se não der aviso, o locador pode cobrar um aluguel a mais. É o caso.

Como atualizar matrícula de um imóvel?

O cartório de imóveis tem os modelos disponíveis para todas as situações no site.

Onde posso fazer um contrato de aluguel?

Com qualquer profissional que trabalhe com contratos, como eu por exemplo. O contrato de locação com vistoria inicial é o documento mais importante para diminuir os riscos do negócio, sendo que durante o prazo contratado o locador fica impedido de retomar o imóvel. Uma excelente análise de ficha e o contrato é a segurança jurídica necessária.

Como fazer matrícula de apartamento?

Você quer dizer passar o imóvel para seu nome na matrícula! Vai precisar de uma escritura pública que deverá ser passada para você pela pessoa que consta como última proprietária na matrícula. Se não for a mesma que te vendeu, será preciso análise caso a caso. Pode ser por usucapião, procuração pública, adjudicação, enfim, são várias situações.

Para administrar imóveis é necessário CRECI?

Sim. A administração e intermediação de imóveis exige que você tenha carteira ativa do CRECI do seu estado. Nenhum outro profissional pode exercer a profissão sem ter o CRECI. Exija sempre e consulte se está ativo no site do conselho. Se recusarem a fornecer, não feche contrato de prestação de serviço. Carteira do OAB não autoriza advogado a administrar imóveis dos clientes dele.

Fazer contrato de aluguel simples?

PrejuÍzo no bolso do locador. Consulte o site do tribunal de justiça do seu estado e olhe as ações de despejo julgadas. Repare na quantidade de locações que o locador fez contrato de papelaria ou pegou um simples na internet. É maioria. A locação de imóveis parece simples, mas não é. O contrato de locação diminui os riscos do locador, complementando a lei que protege o inquilino. Desconhecer e não saber interpretar a lei, a jurisprudência do STJ, as decisões aplicadas pelo judiciário do seu estado, vai doer no seu bolso. É o caso de você achar que a qualquer momento pode pedir o fim do contrato e descobrir que dependendo do prazo contratado, poderá ficar 5 anos preso ao negócio. Também descobrir depois, que a caução em dinheiro é uma garantia ruim.

Posso abrir mão de uma herança?

Sim, você pode renunciar a toda a herança. Atente que não poderá abrir mão de parte dela, somente de toda a parte que lhe cabe. Não sei dizer com certeza, se pode ser feito posteriormente a abertura do inventário ou se deve ser feita a renúncia na inicial. Consulte um advogado.

Paguei 3 mês de aluguel, qual é meu direito?

Você pagou 3 meses de aluguel adiantado ou você pagou garantia contrato de caução em dinheiro? É locação por temporada de no máximo 90 dias? A desocupação do imóvel durante o prazo contratado gera ao locador direito a cobrar multa. Qual a multa contratada?

Sou obrigada a colocar chuveiro quente para o meu inquilino?

Você pode optar por alugar seu imóvel mobiliado ou não. Chuveiro não é item obrigatório salvo se em contrato acordaram que você colocaria. Em geral os imóveis com água quente disponibilizam o chuveiro por ser parte integrante. Nos casos em que o chuveiro é elétrico, não há essa obrigação. Sua obrigação é disponibilizar a fiação elétrica e quadro de energia de acordo com a legislação.

Pode se penhorar o único imóvel?

Se você for fiador em contrato de locação de imóveis ou tiver dívidas de IPTU e condomínio, sim pode ser penhorado e perder o bem porque, são situações previstas na lei de impenhorabilidade (lei 8.009/90 - art.3º) do único imóvel e bem de família. A fiança é prestada de livre vontade e as dívidas citadas são pertencentes ao próprio imóvel, não pessoais (propter rem).

O que eu faço para solicitar o imóvel ao inquilino?

Consulte um profissional. Somos nós que temos o conhecimento e segurança jurídica para te orientar em como desocupar seu imóvel e os casos em que a lei não permite e você terá que águardar o fim do contrato para resolver.

Prazo mínimo contrato de locação residencial?

Não existe prazo mínimo, isso é invenção. Como costuma dizer o prof. Rafael Sieiro, é teoria da jabuticaba, informação tão válida quanto uma nota de 3 reais. Você pode locar pelo prazo que desejar. O que existe são, consequências para o locador se alugar o imóvel por prazo menor ou maior que 30 meses. Nesse caso haverá interferência direta na possibilidade de denúncia pelo locador (art. 46 e 47 da lei 8.245/91)

1192 maria-angela-camini