Jose Americo da Silva

Jose Americo da Silva

5.993 Respostas

Agradecimentos: 9.129 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 131 (2%)

Participante desde: 06/2023

Site: 3meia9imoveis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Jose Americo da Silva é Corretor com formação em Administração, está entre os TOP 20 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Negociação, Imóveis, Condomínio, Locação, Documentação e etc, possuindo um total de 14 artigos publicados e mais 5.994 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente nos bairros Canto do forte e boqueirão e guilhermina, e já trabalhou em empresas como: Praia & cia imóveis, talenco imóveis e motriz assessoria.

Qual porcentagem do ITBI?

MÉdia 2, 5%, mas pode variar pois a competência para fixar o percentual a ser utilizado é das Prefeituras municipais. Consulte a Secretaria de finanças do seu município, para informação exata.

Onde registrar contrato de alienação fiduciária?

No Cartório de registro de imóveis da circunscrição do imóvel.

Como vender imóvel que esta em inventário?

Obtendo uma autorização judicial de venda, nos autos do processo de inventário. Seu advogado sabe quais os procedimentos para obter tal autorização.

Imóvel comprado com recursos do FGTS pode ser vendido?

ImÓveis que foram comprados com o uso do FGTS podem ser vendidos normalmente, a única restrição seria com relação ao novo comprador poder usar o FGTS. Se você comprou o imóvel há menos de 3 anos com o uso do FGTS, esse imóvel não poderá ser comprado por outro com uso do FGTS dentro desse período.

O que é melhor consórcio imobiliário ou financiamento?

ConsÓrcio é loteria, você fica a mercê da sorte para ter sua quota comtemplada. O consócio só é vantajoso para quem dispõe de recursos para oferecer lances altos nos leilões e obter a carta de crédito em um curtíssimo espaço de tempo.

Quanto tempo demora financiamento imobiliário bradesco?

Para não sofrer com ansiedade, considere que os processos de financiamento imobiliário pode ser concluídos em até 90 dias.

Posso perder meu apartamento por falta de pagamento?

Pode, e o processo é rápido. A partir do primeiro mês de inadimplência a instituição financeira pode iniciar o processo de retomada do imóvel. Se você ficar inadimplente procure o gestor do seu contrato e negocie uma forma de regularizar a pendencia.

Compra do primeiro imóvel tem desconto no registro?

Somente se a compra for com financiamento imobiliário no âmbito do SFH, e o desconto se aplica somente ao valor financiado.

O que deve ser feito quando o banco demorar para finalizar meu financiamento?

Procure a gerencia de credito imobiliário da instituição e peça explicações.

É mais fácil financiar direto com o Santander?

As instituições financeiras estão sujeitas aos regulamentos do SFH, assim não é possível afirmar "ser mais fácil" obter financiamento com esse ou aquele banco. Caso você seja cliente de longa data do Santander a tendência é você ter uma maior agilidade na aprovação de crédito, mas as exigências são as mesmas.

Qual a espessura de um contrapiso?

A considerar a recomendação da NBR 13753 a espessura média de um contrapiso deve ser de 1, 5 a 2, 5, podendo variar, pois a finalidade do contrapiso é criar uma superfície regularizada e lisa para instalação dos pisos.

Pode financiar imóvel com o nome negativado?

As instituições financeiras não aprovam pedidos de financiamento para quem tem restrição de credito.

Posso pedir isenção de taxa de condomínio?

A obrigação de pagar as taxas condominiais começa desde a posse do imóvel, independente do novo proprietário usá-lo ou deixá-lo fechado.

Quantos financiamento posso ter no meu nome?

Tantos quantos sua renda comprovada permitir. Lembrando que a soma das parcelas dos financiamentos não pode comprometer mais que 30% da renda familiar.

Qual a lei do inventário extrajudicial?

A lei 11. 441 de 14 de janeiro de 2007, alterou a redação dos artigos 982 e 983 do Código de Processo Civil, possibilitando a realização de inventário e partilha por via extrajudicial.

Só consigo usar meu FGTS se eu financiar imóvel pela Caixa?

Não. Na realidade o financiamento só precisa se enquadrar nas regras do SFH, podendo ser pela CAIXA ou qualquer outro banco.

O IPTU deve pago para o Estado?

IPTU e o ITBI são impostos cobrados pelo município.

Apartamento no 4º andar é mais difícil para venda?

Em prédios com 4 andares, os apartamentos no quarto andar tendem a ter velocidade de venda mais lenta. O fator localização do imóvel pode influenciar nessa velocidade. Se localizado próximo a locais que atraem o público mais jovem, podem sofrer menos com esse fator.

quantos quartos é obrigatório para fazer um financiamento?

Nos financiamentos normais não tem esse problema. Alguns programas habitacionais do Governo podem trazer a exigência de pelo menos 2 dormitórios, para que o imóvel se enquadre no programa.

Como faço para doar um apartamento?

Procure um Tabelionato de notas e agende a lavratura de uma escritura publica de doação. Importante lembrar que esse processo tem um custo médio de 7% do valor do apartamento, e declarado na escritura.

31846 jose-americo-da-silva