Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

30 dias para Devolução de Caução.

Prezados amigos, boa tarde! Por gentileza poderiam me tirar uma dúvida se o processo da imobiliária está correto. Sou locatário e devolvi o apartamento ontem. A vistoria foi realizada por uma representante da imobiliária que me informou que o apartamento está impecável pronto para alugar na visão dela. Porém que precisava da opinião da proprietária. E não me deu nenhum documento sobre a vistoria somente o documento de entrega das chaves. E informou que o prazo para devolução do caução é de até 30 dias. Esse processo é correto?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

30 dias para Devolução de Caução.

Prezados amigos, boa tarde! Por gentileza poderiam me tirar uma dúvida se o processo da imobiliária está correto. Sou locatário e devolvi o apartamento ontem. A vistoria foi realizada por uma representante da imobiliária que me informou que o apartamento está impecável pronto para alugar na visão dela. Porém que precisava da opinião da proprietária. E não me deu nenhum documento sobre a vistoria somente o documento de entrega das chaves. E informou que o prazo para devolução do caução é de até 30 dias. Esse processo é correto?

Respostas (10)

há 4 anos

Não, não esta correto. Se a proprietária quer aprovar a vistoria deveria ter comparecido na vistoria final. Ela não pode fazer vistoria posterior sozinha e fazer exigências. Na justiça isso é considerado vistoria unilateral e tronada sem valor. A vistoria final foi feita e aprovada pela imobiliária e portanto o contrato deve ser encerrado e a caução devolvida corrigida pelos rendimentos da poupança. Exija a rescisão e a devolução da caução.

há 4 anos

Não esta correto. Se o imóvel foi recebido pela Imobiliária, não há nem que se falar em "opinião" da proprietária. A Imobiliária, na condição de administradora é quem deve dar esse parecer. Além disso, se recebeu o imovel de volta, dá-se por certo que ele estava em perfeitas condições e o valor da caução deve ser devolvido imediatamente.

há 4 anos

Sempre exija uma copia da vistoria de entrega das chaves. E se não constar prazo para devolução da caução em contrato deve ser imediato.

há 2 anos

Seria necessário analisar o contrato de locação, para verificar se esse prazo esta assinalado como condição para sua devolução. Não estando a devolução deve ser imediata. Ocorre que na maioria das vezes o deposito da caução não é feita na forma prevista pela lei do inquilinato, ou seja, deposito em conta de poupança aberta exclusivamente para esse fim, justamente para que essa situação não ocorra, finalizado o contrato, levanta-se os valores dessa conta e a devolve ao locatário. Mas, assim, não o fazem, recebem os valores em conta comum, utilizam esses valores para outros fins e depois exigem um prazo para obterem esse valor de forma a poder devolve-lo. Triste realidade.

Compartilhe esta Pergunta