há 5 anos
Dúvidas sobre inicio de corretagem - Autônomo ou Imobiliária
Boa tarde pessoal. Tenho algumas dúvidas, poderiam me ajudar?
Eu já atuei em uma construtora com imóveis na planta e quero entrar para outros segmentos, mas sou novo em algumas questões, que sei que vocês, por vivenciarem tanto no ramo de imobiliárias, poderão passar um pouquinho da experiência de cada um. Muito grato desde já!
1° Com CRECI de pessoa física, posso me tornar um autônomo e divulgar imóveis a partir de um site que criei?
2° Já possuo um CNPJ, mas o ramo está como divulgação de propaganda, e não como corretor imobiliário, isso é permitido?
3° Não quero abrir um imobiliária agora, então com meu CRECI posso trabalhar tanto como PF (pago tributação encima de PF), ou posso alterar o meu CNPJ (pago tributação encima do PJ). Essa é a ideia?
4° Como firmar parceria com as imobiliárias da região? É de costume corretor autônomo ser um corretor parceiro de várias imobiliárias?
5° Para pequenas construtoras, o processo de parceria é igual?
6° Se por ventura, o imóvel seja de exclusividade, toda vez que eu tiver um cliente para esse imóvel, o corretor exclusivo tem que participar junto?
7° A comissão vai ser para integralmente a ele, e depois ele irá transferir uma parte para mim?
8° Que dia você daria para quem está começando agora no mercado imobiliário - Saindo de um corretor de imóveis na planta, para um que irá entrar no ramo de outros segmentos (casas prontas).