Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Dúvidas sobre inicio de corretagem - Autônomo ou Imobiliária

Boa tarde pessoal. Tenho algumas dúvidas, poderiam me ajudar? Eu já atuei em uma construtora com imóveis na planta e quero entrar para outros segmentos, mas sou novo em algumas questões, que sei que vocês, por vivenciarem tanto no ramo de imobiliárias, poderão passar um pouquinho da experiência de cada um. Muito grato desde já! 1° Com CRECI de pessoa física, posso me tornar um autônomo e divulgar imóveis a partir de um site que criei? 2° Já possuo um CNPJ, mas o ramo está como divulgação de propaganda, e não como corretor imobiliário, isso é permitido? 3° Não quero abrir um imobiliária agora, então com meu CRECI posso trabalhar tanto como PF (pago tributação encima de PF), ou posso alterar o meu CNPJ (pago tributação encima do PJ). Essa é a ideia? 4° Como firmar parceria com as imobiliárias da região? É de costume corretor autônomo ser um corretor parceiro de várias imobiliárias? 5° Para pequenas construtoras, o processo de parceria é igual? 6° Se por ventura, o imóvel seja de exclusividade, toda vez que eu tiver um cliente para esse imóvel, o corretor exclusivo tem que participar junto? 7° A comissão vai ser para integralmente a ele, e depois ele irá transferir uma parte para mim? 8° Que dia você daria para quem está começando agora no mercado imobiliário - Saindo de um corretor de imóveis na planta, para um que irá entrar no ramo de outros segmentos (casas prontas).

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Dúvidas sobre inicio de corretagem - Autônomo ou Imobiliária

Boa tarde pessoal. Tenho algumas dúvidas, poderiam me ajudar? Eu já atuei em uma construtora com imóveis na planta e quero entrar para outros segmentos, mas sou novo em algumas questões, que sei que vocês, por vivenciarem tanto no ramo de imobiliárias, poderão passar um pouquinho da experiência de cada um. Muito grato desde já! 1° Com CRECI de pessoa física, posso me tornar um autônomo e divulgar imóveis a partir de um site que criei? 2° Já possuo um CNPJ, mas o ramo está como divulgação de propaganda, e não como corretor imobiliário, isso é permitido? 3° Não quero abrir um imobiliária agora, então com meu CRECI posso trabalhar tanto como PF (pago tributação encima de PF), ou posso alterar o meu CNPJ (pago tributação encima do PJ). Essa é a ideia? 4° Como firmar parceria com as imobiliárias da região? É de costume corretor autônomo ser um corretor parceiro de várias imobiliárias? 5° Para pequenas construtoras, o processo de parceria é igual? 6° Se por ventura, o imóvel seja de exclusividade, toda vez que eu tiver um cliente para esse imóvel, o corretor exclusivo tem que participar junto? 7° A comissão vai ser para integralmente a ele, e depois ele irá transferir uma parte para mim? 8° Que dia você daria para quem está começando agora no mercado imobiliário - Saindo de um corretor de imóveis na planta, para um que irá entrar no ramo de outros segmentos (casas prontas).

Respostas (9)

há 5 anos

01 - No site pessoal e ou portal imobiliário, instagram, facebook tem que constar o número do seu Creci.02,03 - Referente Pessoa Fisíca - Pessoa Jurídica, existem dois passos que tem que ser mudado primeiro mudar a atividade do seu CNPJ. Sugiro que procure um Contador de Confiança.04 - Existem franquias cito REMAX que têm um sistema que interligam todas as imobiliárias, existem sistema imobiliário de gestão, que integra vocês a vários colegas, desde que ele aceite. Normalmente um profissional autônomo que trabalha em uma imobiliária por questão de ética, não indicaria essa prática.05 - Construtora você trabalhando na imobiliária ou autônomo poderá ter várias Construtoras na sua carteira de produtos.06 - Exclusividade
Nesse caso, você pode intermediar diretamente com o proprietário e ou firmar uma parceria com o colega que obtenha essa exclusividade.07 - Pagamento de Comissão
Para salvaguardar ambas as partes a forma de pagamento da comissão, sugiro que esteja por escrito na cláusula correspondente.08 - O conhecimento faz toda a diferença, conhecer o produto, quer lançamento de prédios, terrenos e ou revendas.

há 5 anos

1º PODE SIM
2º PRECISA ALTERAR RAMO DE ATIVIDADE ( FALA COM SEU CONTATDPR)
3º PJ É MENLHO ATE MESMO PRA DECLARAR IR
4º É MELHOR TRABALHAR EM UMA IMOBILIÁRIA PARA GANHAR EXPERIÊNCIA PRIMEIRO , DEPOIS COMPRAR UM CRM E FAZER AS PARCERIAS
5ºÉ MAIS TRANQUILO PORQUE ELES FAZEM PARCERIAS ,TEM IMOBILIÁRIAS QUE NAO FAZ.6º SIM, É MELHOR
7º NORMALMENTE VAI PARA IMOBILIÁRIA E DEPOIS ELA TE REPASSA
8ºENTRA EM UMA IMOBILIÁRIA QUE TENHA ALGUM CONHECIDO SEU PARA ELE PODER TE AJUDAR, PORQUE SE ENTRAR EM UMA GRANDE VC VAI SER APENAS MAIS UM , E PEÇA AJUDA A SEU AMIGO E PROCURE PERGUNTAR TUDO BOA SORTE!

há 5 anos

Você pode trabalhar como corretor individual normalmente. Fazer parcerias com corretores e imobiliárias, normalmente dividindo a comissão 50%. Para construtoras ou incorporadoras, você pode cadastrar-se como pessoa jurídica pois precisará dar nota fiscal ao vender unicades. Se houver um imovel exclusivo de um corretor, é preciso fazer a visita com ele. Comissão normal.50% para cada. Normalmente a comissão vai inteira para ele e ao receber te passa 50%. Faça um termo de parceria. Se quiser economizar, pode pedir "congelamento" no creci e falar com seu <a href="https://www.imovelguide.com.br/guia/contadores" >contador</a> em relação aos impostos. Como corretor individual, você pode trabalhar sozinho e ao precisar de um imóvel pode buscar e fazer parcerias. Boa sorte!

há 4 anos

Vamos lá. Todos os corretores são autônomos. O CRECI-F te permite sim, a divulgar os imóveis no seu site, mídias sociais, desde que o número de seu CRECI apareça ali. Para que o CNPJ possa 'atuar' como CRECI-PJ é necessário fazer uma adequação contábil no contrato social, não é qualquer empresa que pode ter CRECI-PJ, somente um bom contador pode fazer essa adequação e registrar as alterações do contrato social nos órgãos competentes. A dica que eu daria é começar nos primeiros anos como corretor autônomo, sem pensar em ter imobiliária e escolher uma região ou <a href="https://www.imovelguide.com.br/bairro" >bairro</a> ou tipo de imóvel e ir se especializando nisso. Outra coisa: melhor trabalhar numa boa imobiliária, ir ganhando experiência do que ter que bancar todos os custos sozinho de mídias sociais (Google), portais imobiliários, anúncios etc. Não dá pra começar grande. É preciso foco. Trabalhar com imóvel de exclusividade é coisa para corretor bem experiente, é bem difícil conseguir exclusividade de venda de imóvel. Quando se trabalha com uma imobiliária, se assina um contrato e a comissão varia de 50% dos 6% de comissão sobre o valor do imóvel a 30%, depende da sua negociação com a imobiliária. A comissão das incorporadoras para os corretores (imóvel na planta gira em torno de 2% sobre o valor da venda).

há 5 anos

1° Pode sem problemas, porém não poderá abrir sites, administrar imóveis ou afins,
2° Não é permitido;
3° Trabalhe como PF;
4° Através de sistemas ou aplicativos (Ingaia);
5° Sim;
6° Sim;
7° Metade para cada;
8° Cuidado com parcerias.

há 4 anos

Pela ordem:.1) ao ser credenciado pelo CRECI voce já se torna um corretor de imóveis;
2) ser autônomo ou trabalhar em empresas é apenas uma opção sua;
3) criar site imobiliário e não atualizar permanentemente é dar um tiro no pé.4) CNPJ é uma coisa. . . . Fazer a divulgação do produto independe, é necessário que nessa divulgação conste o numero do creci do responsável;
5) Creci PF lhe da o direito de ser corretor, para ser uma imobiliária é necessário ter o crecí jurídico e CNPJ;

Me parece que vc tem muitas duvidas sobre a profissão, direitos e deveres, procure o Creci de sua cidade e obtera todas as informações.

há 3 anos

1. Sim, pode.2. De jeito nenhum. Você não pode usar esse seu CNPJ para anunciar e/ou comercializar imóveis.3. Para trabalhar como PJ só abrindo imobiliária, ainda que virtual.4. Vai de cada imobiliária, aqui nós dificilmente aceitamos parcerias, e apenas o fazemos com imobiliárias cuja idoneidade seja por nós conhecidas. Isso porque a imobiliária estará envolvida em todas as transações que ocorrerem em suas dependência.5. Construtoras costumam autorizar que várias imobiliárias ou autônomos ofereçam seus imóveis e quem vender ganha.6. Imóvel com exclusividade de outra imobiliária só pode ser negociado em parceria, SE a imobiliária que detém a exclusividade quiser aceita-la. E nesse caso será nos termos dela.7. A comissão será paga a quem detém a exclusividade.8. Boa sorte.

há 2 anos

Vamos lá, como corretor de imóveis PF você pode possuir site, placas ou outras formas normais, em 2⁰ não pode utilizar propaganda e promoção de eventos, já que é Mei e corretor de imóveis tem CNAI próprio, em 3⁰ você não precisa abrir a imobiliária, no cado pagar pelo CRECI J, ou, alugar um salão ou algo do tipo, mas, possuindo PJ e tendo um escritório em sua casa, poderá trabalhar e realizar cadastro em todas construtoras, os imóveis exclusivos é necessário informar o corretor exclusivo, ou, se informar com o proprietário a respeito do encerramento da parceria.

Compartilhe esta Pergunta