Claudia Grigolon

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Participante desde: 02/2022

Site: www.claudiagrigolon.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Claudia Grigolon é Consultora Imobiliária com formação em Administração de empresas e comércio exterior, está entre os TOP 800 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis, Negociação, Condomínio, Locação, FGTS e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 152 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2019 atuando principalmente no bairro Vila nova conceição e vila olimpia, e já trabalhou em empresas como: Autônoma, Re/max e kauffmann.

Eu posso comprar uma casa com o nome sujo?

Desde que você não necessite de financiamento bancário, você pode adquirir um imóvel à vista. Se houver processos de busca e apreensão em seu nome, você corre o risco de perder o imóvel, se for não seu único imóvel, para pagamento da dívida e execução do bem.

Quais são os tipos de locação?

Existem diversos tipos de contratos de locação: particular residencial, de imóvel comercial, de imóvel industrial, de imóvel comercial na modalidade BTS (o locatário constrói o imóvel para pode utilizá-lo no local e o proprietário concorda com isso), dentre outros. Estes são os principais.

O proprietário pode cobrar o aluguel por pessoa?

O que vale é o que está no contrato de aluguel, desde que as cláusulas sejam amparadas pela lei do inquilinato. Se não há contrato assinado, vale o que foi acordado verbalmente entre as partes previamente.

Herdeiros podem ter IPTU em seu nome?

O IPTU deve estar no mesmo nome de quem efetivamente paga o imposto com periodicidade. Sugiro ir na prefeitura e levar os documentos que comprovam que o imóvel é de sua família. No caso de ocupação ilegal do imóvel, cabe uma ação na justiça para reaver o imóvel. Por isso a documentação do imóvel, inventário, pagamento de IPTU deve estar sempre em dia, para evitar este tipo de surpresa.

Quais são as formas de tirar a segunda via do IPTU?

Basta entrar no sie da prefeitura, se cadastrar para ter a senha web e tirar a 2a. Via ou ir pessoalmente com documentos do imóvel e seu no departamento de arrecadação da prefeitura.

IPTU segunda via, como posso obter?

Basta entrar no site da prefeitura e solicitar a segunda via, o site é bem fácil de acessar, no caso da PMSP.

Desistência de aluguel, fiquei apenas um dia na casa. Posso ter o meu valor de volta?

Há muitas perguntas recorrentes aqui sobre contrato de aluguel e multas aqui. É importante ler, reler, reler as cláusulas do contrato de aluguel antes de assinar, vale o que está lá em termos de multa, se o proprietário for muito intransigente, vai cobrar todas as multas que ali estiverem, pois o que vale é o que está ali.

Contrato de locação, é preciso pagar algo no cartório?

Não existe taxa de cartório a ser paga em contratos de aluguel. Hoje em dia o reconhecimento de firma (assinatura) pode ser feito digitalmente.

Posso transferir uma escritura através de contrato de compra e venda?

Basta levar o contrato no cartório que corresponde à área de jurisdição de onde o imóvel está registrado, levar comprovantes de pagamento de IPTU, ou certidão de IPTU cadastral atualiza e informar que gostaria de fazer o registro da matricula. Por vias de fato, enquanto o imóvel não está registrado em cartório no seu nome, ele não é seu. Muitas pessoas perdem imóveis por não saber disso.

Qual é o valor para registrar um testamento particular?

Por lei, pelo menos 50% dos bens deixados devem ficar para os chamados herdeiros necessários ou parentes de acordo com a configuração familiar. Exemplo: uma mãe solteira, com 2 filhos. Os 2 filhos são herdeiros necessários. Irmãos, tios, sobrinhos e outros parentes colaterais são herdeiros facultados e eles podem acabar ficando com a parte da herança em situações específicas. Lembrando que meação é o direito do cônjuge à divisão do patrimônio comum do casal CONFORME REGIME DE BENS ESCOLHIDO. É preciso lembrar que o dono dos bens pode fazer o testamento e deixar metade do seu patrimônio para quem quiser, mesmo que não sejam filhos, a prioridade dos filhos é para a parte que sobrar, SE houver testamento. Para outros descendentes diretos (netos, bisnetos, trinetos até tataranetos), existe o direito de representação. Isso significa que eles podem ficar com a parte da herança que caberia a um filho da pessoa que deixou a herança.

Como fazer um documento de terreno?

Um terreno ou uma área que tenham sido loteadas por uma empresa de empreendimentos imobiliários pode ser comercializado mediante o desmembramento de área, tramitado judicialmente. Feito isso, a área desmembrada torna-se um terreno e área de propriedade particular de outrém. O documento principal que comprova esta propriedade é a matrícula ou registro do imóvel, feita em cartório quando da aquisição da área. No caso de usucapião, é necessário consultar a legislação imobiliária específica do local ou no cartório de registro de imóveis da cidade.

Quando um financiamento pode ser negado?

Um financiamento pode ser negado quando a documentação do imóvel estiver irregular na prefeitura, quando faltar algum documento comprobatório de renda do adquirente ou quando houver algum fator impeditivo da venda do imóvel como por exemplo um débito do proprietário cuja garantia de pagamento tenha sido o imóvel. Há outros fatores que podem fazer com o banco negue o crédito, que está cada vez mais caro e o histórico e pontualidade com os quais o adquirente honra seus compromissos financeiros é um dos fatores que mais leva os bancos a negar financiamentos.

Como avaliar um imóvel antes de comprar??

É importante criar uma 'persona' do imóvel desejado, ou seja, um perfil com respectivos atributos que, em seu conjunto, dêem a indicação sobre o quanto aquele imóvel avaliado se aproxima da 'persona' do imóvel desejado. Se a localização e o tamanho do imóvel estiverem dentro do que se busca, é importante avaliar: valor do condomínio (se for apartamento), valor do IPTU, idade do imóvel, condições da infra-estrutura de elétrica e hidráulica e estimar quanto se gastaria para reformar aquele imóvel, ou seja, custo-benefício, além do histórico do imóvel e documentação do mesmo.

Quanto dar de sinal na compra de imóvel?

O melhor percentual a se dar de entrada num imóvel é sempre o maior possível desde que não comprometa o fluxo de caixa do adquirente para cumprir as despesas vindouras pós-aquisição, quais sejam: custo com taxa de avaliação imobiliária feita pelo banco (este valor é debitado da conta corrente do adquirente) no banco onde ele obteve o financiamento e é correntista, custo com o pagamento do ITBI (Imposto de Transferência de Bem Imobiliário) e custo com outras taxas dependendo da cidade e tipologia do imóvel. Além disso, é importante lembrar nas datas do débito da parcela, o valor deve estar lá na conta disponível para o débito, ou seja, deve haver uma folga e programação financeira para isso sem que as despesas do dia a dia do adquirente sejam afetadas. Elaborar uma planilha com todos os custos que caminham junto com o valor de entrada do imóvel é algo imprescindível. Até porquê se o imóvel for usado poderá haver custos com reforma, móveis etc. E isso também deve ser bem planejado.

Investir em imóvel na planta vale a pena?

Vale muito à pena. Para quem tem uma certa dificuldade de guardar dinheiro, mas consegue juntar férias, décimo terceiro, comissões, um FGTS, um valor de renda extra para dar de entrada em torno de 40% ao menos, é um excelente negócio. O período de maior valorização do imóvel é a partir da data de lançamento até o findar de aproximadamente 10 anos subsequentes. Claro que conta muito a localização: se tiver metrô, hospital e faculdade por perto, aí a valorização sobe bastante. Importante reiterar que o valor da parcela de financiamento não pode ultrapassar a 30% do valor da renda mensal do proponente (ou comprador) e quanto maior o valor de aporte durante do período de obras, melhor para o comprador, pois ao final do período de obras terá um valor menor a financiar, consequentemente pagará menos juros e poderá usufruir de uma valorização do imóvel real bem maior.

Como cobrar juros de aluguel atrasado?

Os juros de mora por atraso no pagamento de aluguel deve ser estabelecidos no contrato de locação e cabe ao administrador legal do imóvel realizar a cobrança que pode ser feito em boleto como valor adicional do pagamento subsequente do aluguel, ou no próximo boleto e os juros são acumulativos. Reitero que tudo isso deve ser ajuizado no contrato de locação, pois o que vale é o que está em contrato assinado pelas partes, como dizem os advogados, desde que esteja dentro da Lei do Inquilinato.

Podem cobrar juros ao dia de IPTU?

Quem calcula os juros de IPTU é a prefeitura, não é banco. Portanto, estamos sujeitos ao cálculo de juros inerente ao período de atraso no pagamento do IPTU. O que se pode fazer é deixar de pagar o IPTU, ajuizar o débito, solicitar o P.P.I. Ou pedido de parcelamento de impostos e ir pagando como dá e aguardar uma anistia de desconto de impostos que de tempos em tempos a prefeitura solta.

Quando eu pego as chaves de apartamento financiado?

Quando o financiamento é aprovado pelo banco e o contrato de financiamento assinado é enviado, checado e protocolado dentro da incorporadora com todas as assinaturas, cerca de 30 dias depois, em média, eles enviam e-mail para que o comprador vá buscar as chaves. Tudo isso por conta da checagem de documentos, contrato de financiamento, auditoria interna da incorporadora.

Quais as etapas para comprar imóvel comercial?

Para se adquirir um imóvel comercial, burocraticamente é bem parecido com a aquisição de um imóvel residencial. Mudam algumas coisas: os juros de um imóvel comercial ao ser financiado são um pouco maiores que os juros de um imóvel residencial. É necessário checar antes da aquisição o número da quadra fiscal e zoneamento fiscal, que pode ser visto dentro do registro do imóvel junto à prefeitura (IPTU) pois é importante saber de antemão que tipo de negócios a prefeitura permite para aquele IPTU (quadra fiscal), ou seja, naquele endereço para não cometer erros desejando fazer algo que no futuro a prefeitura não permitirá naquele local. Exemplo: alguém compra um imóvel para construir uma casa de repouso para idosos sem checar se ali a prefeitura permitiria isso. Não sairá o alvará da prefeitura e o negócio ficará irregular, podendo render multas pesadas ao proprietário do negócio e do imóvel.

Como detalhar imóvel na planta na proposta de compra?

Quem faz o detalhamento do imóvel e do empreendimento dentro do qual o imóvel se localizará é a incorporadora num documento chamado quadro resumo ou memorial descritivo. Estes dois documentos são partes integrantes do contrato de compra, onde o proponente (comprador) toma ciência em detalhes de tudo que ele está adquirindo e toda e qualquer dúvida técnica deve ser tirada antes de se assinar o contrato de compra.

1886 claudia-grigolon