Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

7.644 Respostas

Agradecimentos: 460.543 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1255 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áeras como: Locação, Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 7.651 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

O que acontece quando quebra contrato de aluguel?

Se estiver previsto no contrato paga multa e só é válida para o lcoatário visto que o locador não pode quebrar o contrato durante o prazo contratado salvo por infração do locatário.

Visitei um imóvel com corretor, mas queria comprar direto com o proprietário...

O Corretor vai cobrar a comissão do vendedor porque você procurou o Corretor e depois quis exclui-lo do negocio. O melhor é procurar o Corretor, explicar a situação e tentar um acordo de baixar o preço com o proprietário. o proprietário diminui o valor e o Corretor a Comissão. Já fiz uma venda desta forma. O interessado não podia financiar e tinha um valor a vista. entramos em acordo e todos saímos ganhando. Tudo depende do vendedor analisar se vale a pena para ele ou não.

Posso devolver meu imóvel financiado?

Devolver para quem? O vendedor não é o banco, é uma pessoa que vendeu a você e este não vai aceitar de volta o imóvel. O banco é apenas a PJ que te emprestou o dinheiro para você comprar o imóvel. Não há como devolver e deverás então coloca-lo a venda. Se for imóvel financiado na planta ou construção direito com o construtor, sim podes fazer o distrato desde que não tenhas assinado com o banco(Caixa).

Preço para fazer contrato de locação?

Cada profissional tem seu preço e depende do tipo de contrato que sempre acompanha o termo de vistoria anexo. Meus contratos variam conforme o tempo que eu irei gastar para elabora-lo visto que são únicos e minha hora técnica tem um valor determinado. Junto com o contrato tem taxas extras se a pessoa quer aferição de SPC e idoneidade dos pretendentes ou não.

Como colocar inquilino na justiça?

contrate um advogado que irá acordar com você os honorários contratuais que serão pagos no ato da contratação e o mesmo cuidará de tudo.

Paguei antecipado um ano de aluguel

Tua situação é para advogado orientar. O que posso dizer é que o artigo 22 da lei 8.245/91 determina que o locador é obrigado a entregar o imóvel em perfeitas condições de uso residencial. Se ela não esta cumprindo o contrato procure um advogado para resguardar teus direitos de desocupar por inadimplência da proprietária que não cumpriu o combinado e devolução dos valores pagos antecipadamente.

O que é espelho do IPTU?

É a antiga filha de cadastro que tinha no antigo carnê de IPTU que nos dias atuais é um boleto. Nada mais é do que o cadastro do imóvel (inscrição municipal) com todos os teus dados que você encontra no site da prefeitura na aba do IPTU.

Seguro fiança ativo, mas estou desamparado

Não entendo porque a imobiliária não enviou o contrato e vistoria por Email para você assinar reconhecendo firma na sua cidade e não te orientou em relação ao recesso de final de ano, enfim... Quanto ao aluguel só começa a correr a obrigação de pagar quando você receber as chaves e estas somente são entregues com o contrato assinado. Como ainda não assinou e também não recebeu as chaves, não tens a posse e portanto não pagará aluguel deste período. A data de iniciou do contrato terá que ser modificada. Quanto ao seguro fiança entre em contato com a seguradora e solicite que mude a data de débito, explique o ocorrido. Quanto a imobiliária em relação a você ela é prestadora de serviços e portanto se aplica o código do consumidor. Se tens por escrito toda a negociação podes avaliar uma reparação pelo teu prejuizo.

Valor matricula atualizada?

Depende, você quer somente visualizar na tela e salvar sem precisar da matricula oficial com validade jurídica? Se sim não costuma ser caro, aqui no RS pagamos em torno de 20 reais( aqui não se pode salvar a visualização). Se quiser para alguma situação jurídica vai depender do numero de páginas. solicite via site e eles te enviam o custo da mesma e você confirma se deseja receber ou não.

Venda de imóvel alugado no meio do mês - a quem pagar o próximo aluguel devido?

A venda do imóvel transfere automaticamente o contrato existente para o adquirente que terá 90 dias para oficialmente te informar se vai assumir o contrato ou encerra-lo. Uma vez que sejas notificado pelo adquirente começas a pagar aluguel a este. Se o novo proprietário entrou na posse indireta do bem no dia 15, pegue o valor do aluguel divida pelos dias do mês e multiplique por 15 e pague a ele com recibo pró-rata e o mesmo com o antigo locador. Primeiro converse com ele para saber se não deves pagar direto ao novo e eles se acertam.

Fiz uma escritura em 2003

Nem naquela época nem hoje. Mesmos sendo casado você pode comprar o imóvel somente em teu nome e apenas informar a qualificação do cônjuge porque o regime de bens do casal é que determina o que ocorre com o bem em caso de divorcio ou falecimento. No teu caso se fores casado com regime de comunhão parcial, para venda é obrigatório que ela assine também e na partilha em principio, ela tem 50% .

Pode vender imóvel em usufruto?

Se o usufrutuário assinar concordando, sim. Se consolida a nua propriedade e usufruto em nome do adquirente.

Pode despejar inquilino com filhos?

Sim, com filhos, netos, avós, cachorro e papagaio. A obrigação de pagar não deixa de existir e se por um lado não se pode pagar o aluguel por outro lado o locador também entrou em dificuldades por não receber. Melhor desocupar antes.

Posso vender uma parte de um imóvel?

Sim desde que os outros proprietários assinem a venda concordando. eles tem preferência na compra dos seus 20%.

Quanto posso cobrar de juros por atraso de aluguel?

Até 2% ao mês seguindo a legislação. Recomendo 1% para não haver questionamento que tenhas que recorrer ao judiciário. Pese na multa que pode ser até 20% e tem a função de na hora de atrasar um pagamento o locatário optar por atrasar o que tiver menor multa.

O que precisa para fazer seguro fiança?

Nome limpo, nenhuma discussão judicial com bancos e financeiras, renda de no mínimo 4 vezes a locação mensal(aluguel + taxas), receita mensal maior que as tuas despesas e rezar porque o seguro fiança é o tipo de garantia onde a análise do lcoatário é a mais rigorosa.

Multa por rescisão contratual.

O deposito caução é garantia contratual e será devolvida integralmente se você cumprir com todas as obrigações. Se vai desocupar antes do término do prazo haverá multa á pagar. Essa multa é proporcional ao tempo que já utilizou o imóvel. Você entrega as chaves e a multa será calculada. Será feita a vistoria e se não houver danos ao imóvel e a pintura se mantém nova, em tese não precisa pintar. Pagará a multa, o aluguel e taxas finais e o depósitos caução lhe é devolvido.

Prazo para contrato de locação residencial?

Não. É livre a convenção do prazo do contrato, o que é regrado na lei 8.245/91 é as consequências de as partes escolherem um prazo menor que 30 meses, regido pelo artigo 47 e que trás algumas implicações para o locador ou escolher o prazo maior que 30 meses que trás mais liberdade ao locador. Entendendo bem estes dois artigos se pode definir o que é melhor para as partes. O que o locador tem que entender é que durante o prazo do contrato ele não poderá reaver o imóvel salvo por infração do inquilino e nos casos do artigo 47 somente em casos especiais que a lei informa.

Penhora de imóveis , minha irmã pode ter usado a assinatura da minha mãe

Solicite ao Cartório de Imóveis uma matricula atualizada do imóvel. Vai constar se houver alguma garantia pois é obrigatório estar registrada na matricula. Nesse tipo de garantia a sua mãe tem que estar presente ao Cartório para assinar, não há como sua irmã levar um papel com a assinatura da tua mãe já inserida.

1192 maria-angela-camini