Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Tenho despesa se dividir a casa para os dois filhos?

Preciso transferir uma casa para meu 2 filhos 50% pra cada, qual será minha despesa?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Tenho despesa se dividir a casa para os dois filhos?

Preciso transferir uma casa para meu 2 filhos 50% pra cada, qual será minha despesa?

Respostas (9)

há 4 anos

Pode fazer doação em vida, dessa forma não terá o menor custo possível, não precisa sair do imóvel podendo deixar para uso e fruto. Consulte um escrevente do cartório de notas mais próximo de você, as custas depende muito do que será feito e também irá depender do valor de avaliação do imóvel.

há 4 anos

Aqui em São Paulo os contribuintes do ITDCM são os donatários e não os doares, de forma que a despesa será dos seus filhos. E os custos do imposto e os emolumentos cartorários variam de um estado para outro então consulte um cartório de notas local, são dois cartórios envolvidos: de notas e de de registro. Lembrando que: 1. Você não pode doar a totalidade dos seus bens ficando sem renda para sua subsistência; 2. Havendo outros herdeiros necessários você só pode doar 50% do seu patrimônio.3. Se essa doação tem como objetivo escapar de dívida ou fraudar direito de terceiros os prejudicados pedirão (e conseguirão) anula-la.

há 3 anos

Sim, provavelmente você fará doação do bem aos seus filhos, o imposto sobre doação (ITCD) no RGS é de 4% + despesas de escritura e registro de imóveis, o que varia entre 1% e 1,5% sobre o valor do bem, para cada evento. Deixe reservado entre 4% e 7% de despesas sobre a avaliação do bem.

Compartilhe esta Pergunta