portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

escritura é o que garante de quem é a propriedade, matricula seria a ficha da propriedade lá mostra o histórico do que já foi feito nele

há 4 anos

139

Vanderson Ferri

imóvel guide usuário

Josianne Martins

Perguntador

há 4 anos

O que é escritura e matrícula?

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata Troféu de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 8 - Especialista

Respostas: 10.102

há 4 anos

Escritura é o que garante de quem é a propriedade, matricula seria a ficha da propriedade lá mostra o histórico do que já foi feito nele.

Corretor de imóveis

Lima

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 5.959

há 4 anos

A matrícula nada mais é que um instrumento público no qual constam informações de suma importância acerca de determinado bem imóvel. Todas as atualizações e alterações, como a compra, venda, demolição, construção, inventário, entre outras, que dizem respeito ao imóvel devem constar na matrícula, fazendo com que haja maior segurança nos negócios. A matrícula é o que identifica juridicamente a existência de determinado imóvel. Já a Escritura por outro lado, torna válido o acordo/negócio realizado entre as partes, mas não em relação a terceiros, por isso a importância do seu registro na matrícula.

Corretor de imóveis

Kátia Evangelista

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 200

há 4 anos

De forma bem sucinta, a ESCRITURA é o documento de transferência de posse de uma propriedade e demonstra o dono legítimo, deve ser averbada no Cartório. Já a MATRÍCULA é tipo um histórico de tudo que ocorreu com aquela propriedade (localização, descrição, as compras e vendas, descrição dos proprietários etc) e a cada alteração recebe uma numeração cronológica.

Corretor de imóveis

Zafir Russo

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 7.440

há 4 anos

Afinal, o que é a escritura do imóvel? Trata-se de uma certidão que formaliza o contrato de compra e venda de um imóvel assinado pelas partes envolvidas. A escritura deve ser registrada para que tenha efeito perante terceiros. Caso contrário, ela será considerada o que chamam de “contrato de gaveta” no meio imobiliário e não tem qualquer valor jurídico sobre a transação, tornando-a bastante arriscada para o comprador. Então, para que tenha validade, a escritura é lavrada em um Cartório de Notas ou redigida em um tabelionato na presença de duas testemunhas. Em resumo, a escritura do imóvel é um documento que confirma a intenção do proprietário em vender o bem, assim como a do comprador em adquirir o imóvel, registrando que ambas as partes estavam cientes de todas as condições da negociação. As principais informações contidas na escritura são: dados do imóvel negociado; identificação do comprador e vendedor; valor do imóvel e outras possíveis quantias envolvidas; forma de pagamento; data que será realizada a entrega das chaves. Escritura é o mesmo que matrícula? É bastante comum a confusão entre os termos, mas são documentos diferentes. A matrícula individualiza o imóvel. Para facilitar o entendimento, pode-se compará-la a uma certidão de nascimento de uma pessoa. Todas as informações fundamentais para a identificação da propriedade estão contidas e descritas em detalhes na matrícula, inclusive seu histórico de escrituras devido às mudanças de proprietários sofridas pelo imóvel. Portanto, a escritura comprova que um acordo foi realizado entre a parte vendedora e a compradora, mas não garante a propriedade do imóvel. A transferência do bem somente é efetivada a partir do momento que é feito o registro da escritura na matrícula.

Corretor de imóveis

Abravanel

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 2.418

há 3 anos

Resultados da pesquisa Trecho da Web em destaque Resultado de imagem para O que é escritura e matrícula? A escritura e a matrícula são documentos de efeitos distintos, pois enquanto a matrícula é um instrumento público que reúne informações sobre uma unidade no cartório da cidade, a escritura tem como principal objetivo provar a existência e os termos de uma transação imobiliária, além de ser o instrumento principa.

Corretor de imóveis

Rain Ferras

Corretor de imóveis

Respostas: 5

há 4 anos

Documentos necessários para que o imóvel esteja devidamente regularizado.

Corretor de imóveis sem foto

Abel Andrade Filho

Corretor de imóveis

Respostas: 263

há 4 anos

Escritura é um documento lavrado em cartório onde ganha fé pública onde consta a transação e a forma que o imóvel acabou de sofrer e é levada ao registro imobiliário competente para registro na matrícula sendo que esse documento é único para esse imóvel e retrata todos os atos de compra e venda assim como outras ações que recebeu esse imóvel desde o seu nascimento.

Corretor de imóveis

Santos - Espósito Imóveis

Corretor de imóveis

Respostas: 145

há 4 anos

A Escritura apenas formaliza a venda e cria um título hábil à transmissão da propriedade do imóvel; o Registro transfere definitivamente a titularidade do imóvel ao comprador e com ela, todas as obrigações acessórias (pagamento de condomínio, IPTU etc.)

Faça uma nova pergunta: