Pergunta
escritura é o que garante de quem é a propriedade, matricula seria a ficha da propriedade lá mostra o histórico do que já foi feito nele
há 4 anos
139Vanderson Ferri

Josianne Martins
Perguntador
há 4 anos
O que é escritura e matrícula?
Respostas (9)

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 4 anos
Escritura é o que garante de quem é a propriedade, matricula seria a ficha da propriedade lá mostra o histórico do que já foi feito nele.

Lima





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.882
há 4 anos
A matrícula nada mais é que um instrumento público no qual constam informações de suma importância acerca de determinado bem imóvel. Todas as atualizações e alterações, como a compra, venda, demolição, construção, inventário, entre outras, que dizem respeito ao imóvel devem constar na matrícula, fazendo com que haja maior segurança nos negócios. A matrícula é o que identifica juridicamente a existência de determinado imóvel. Já a Escritura por outro lado, torna válido o acordo/negócio realizado entre as partes, mas não em relação a terceiros, por isso a importância do seu registro na matrícula.

Alessandra Chaves Da Silva
Corretor de imóveis
Respostas: 6
há 4 anos
Registro do imovel.

Kátia Evangelista

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 200
há 4 anos
De forma bem sucinta, a ESCRITURA é o documento de transferência de posse de uma propriedade e demonstra o dono legítimo, deve ser averbada no Cartório. Já a MATRÍCULA é tipo um histórico de tudo que ocorreu com aquela propriedade (localização, descrição, as compras e vendas, descrição dos proprietários etc) e a cada alteração recebe uma numeração cronológica.

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.408
há 4 anos
Afinal, o que é a escritura do imóvel? Trata-se de uma certidão que formaliza o contrato de compra e venda de um imóvel assinado pelas partes envolvidas. A escritura deve ser registrada para que tenha efeito perante terceiros. Caso contrário, ela será considerada o que chamam de “contrato de gaveta” no meio imobiliário e não tem qualquer valor jurídico sobre a transação, tornando-a bastante arriscada para o comprador. Então, para que tenha validade, a escritura é lavrada em um Cartório de Notas ou redigida em um tabelionato na presença de duas testemunhas. Em resumo, a escritura do imóvel é um documento que confirma a intenção do proprietário em vender o bem, assim como a do comprador em adquirir o imóvel, registrando que ambas as partes estavam cientes de todas as condições da negociação. As principais informações contidas na escritura são: dados do imóvel negociado; identificação do comprador e vendedor; valor do imóvel e outras possíveis quantias envolvidas; forma de pagamento; data que será realizada a entrega das chaves. Escritura é o mesmo que matrícula? É bastante comum a confusão entre os termos, mas são documentos diferentes. A matrícula individualiza o imóvel. Para facilitar o entendimento, pode-se compará-la a uma certidão de nascimento de uma pessoa. Todas as informações fundamentais para a identificação da propriedade estão contidas e descritas em detalhes na matrícula, inclusive seu histórico de escrituras devido às mudanças de proprietários sofridas pelo imóvel. Portanto, a escritura comprova que um acordo foi realizado entre a parte vendedora e a compradora, mas não garante a propriedade do imóvel. A transferência do bem somente é efetivada a partir do momento que é feito o registro da escritura na matrícula.

Abravanel



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 2.400
há 4 anos
Resultados da pesquisa Trecho da Web em destaque Resultado de imagem para O que é escritura e matrícula? A escritura e a matrícula são documentos de efeitos distintos, pois enquanto a matrícula é um instrumento público que reúne informações sobre uma unidade no cartório da cidade, a escritura tem como principal objetivo provar a existência e os termos de uma transação imobiliária, além de ser o instrumento principa.

Rain Ferras
Corretor de imóveis
Respostas: 5
há 4 anos
Documentos necessários para que o imóvel esteja devidamente regularizado.

Abel Andrade Filho
Corretor de imóveis
Respostas: 263
há 4 anos
Escritura é um documento lavrado em cartório onde ganha fé pública onde consta a transação e a forma que o imóvel acabou de sofrer e é levada ao registro imobiliário competente para registro na matrícula sendo que esse documento é único para esse imóvel e retrata todos os atos de compra e venda assim como outras ações que recebeu esse imóvel desde o seu nascimento.

Santos - Espósito Imóveis
Corretor de imóveis
Respostas: 145
há 4 anos
A Escritura apenas formaliza a venda e cria um título hábil à transmissão da propriedade do imóvel; o Registro transfere definitivamente a titularidade do imóvel ao comprador e com ela, todas as obrigações acessórias (pagamento de condomínio, IPTU etc. )