Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que acontece se não fizer inventário de um falecido?

Meu pai faleceu há 3 anos, na ocasião não fizemos o inventário. Minha mãe recebe pensão por morte e mora na casa, somos em 3 filhos. Como fazer o inventário agora?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

O que acontece se não fizer inventário de um falecido?

Meu pai faleceu há 3 anos, na ocasião não fizemos o inventário. Minha mãe recebe pensão por morte e mora na casa, somos em 3 filhos. Como fazer o inventário agora?

Respostas (7)

há 4 anos

Instrumento jurídico obrigatório se não o fizer os herdeiros arcarão posteriormente com multa ITCM (Imposto Transmissão Causa Mortis) e poderão por exemplo ser impedidos de vender bens deixados e de ter acesso a dinheiro deixados em contas bancárias, poupança, aplicações. Para regularização procure um profissional de sua confiança para fazer o inventário (judicial ou extrajudicial).

há 3 anos

De qualquer forma inventários são instruídos por advogados, ainda que sejam extrajudiciais, Haverá multa pelo atraso, claro. Mas cedo ou tarde esse inventário será necessário e quanto mais tempo de atraso maior a multa. Se vocês têm direito à justiça gratuita busquem a defensoria pública.

Compartilhe esta Pergunta