Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como funciona a Dação de um imóvel?

Comprei um terreno junto com uma amiga e agora estou fazendo o desmembramento e vou passar a parte dela para a propriedade dela. Não temos um contrato de dívida, foi só informal e tudo está no meu nome. Me informaram que devo fazer uma DAÇÃO. Como funciona isso? quais tributos devo pagar? Obrigado.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como funciona a Dação de um imóvel?

Comprei um terreno junto com uma amiga e agora estou fazendo o desmembramento e vou passar a parte dela para a propriedade dela. Não temos um contrato de dívida, foi só informal e tudo está no meu nome. Me informaram que devo fazer uma DAÇÃO. Como funciona isso? quais tributos devo pagar? Obrigado.

Respostas (8)

há 4 anos

Você é proprietária de todo o terreno e irá desdobrar esse terreno em dois lotes cada um com sua matricula imobiliária. É aprovado pela prefeitura o desdobro e você da entrada no cartório de imóveis. Nesse ato os dois lotes vão permanecer em teu nome e é por isso que te informaram que podes fazer uma dação em pagamento de um dos lotes. Você tem que passar um dos lotes para ela porque ela pagou 50% do terreno. Tem custos de escritura e ITBI.

Compartilhe esta Pergunta