há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Como funciona a Dação de um imóvel?
Comprei um terreno junto com uma amiga e agora estou fazendo o desmembramento e vou passar a parte dela para a propriedade dela. Não temos um contrato de dívida, foi só informal e tudo está no meu nome. Me informaram que devo fazer uma DAÇÃO. Como funciona isso? quais tributos devo pagar? Obrigado.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Como funciona a Dação de um imóvel?
Comprei um terreno junto com uma amiga e agora estou fazendo o desmembramento e vou passar a parte dela para a propriedade dela. Não temos um contrato de dívida, foi só informal e tudo está no meu nome. Me informaram que devo fazer uma DAÇÃO. Como funciona isso? quais tributos devo pagar? Obrigado.
Respostas (8)
Você é proprietária de todo o terreno e irá desdobrar esse terreno em dois lotes cada um com sua matricula imobiliária. É aprovado pela prefeitura o desdobro e você da entrada no cartório de imóveis. Nesse ato os dois lotes vão permanecer em teu nome e é por isso que te informaram que podes fazer uma dação em pagamento de um dos lotes. Você tem que passar um dos lotes para ela porque ela pagou 50% do terreno. Tem custos de escritura e ITBI.
há 4 anos
Entre no link: wikihous. Com. Br/blog/dacao-pros-e-contras-de-usar-seu-imovel-no-negocio.
há 4 anos
Acordo onde o credor concorda em receber uma prestação diferente do que lhe é devida.
há 4 anos
PROPRIO DONO PRECISA FAZER UMA CARTA A PUNHO
DERTRO LEIS.
há 4 anos
PROCURA UM ADVOGADO VAI ORIENTA.
há 4 anos
Na dação se deve recolher o ITCMD que é um imposto Estadual.
há 3 anos
A daçao em pagamento de imoveis é uma forma de quitar uma divida indiretamente. Assim, equivale ao acerto em dinheiro, firmando um acordo entre as partes.
há 3 anos
Embora seja isenta de Imposto de Renda a doação está sujeita a um tributo Estadual (itcmd) alíquota varia de 2% a 8% dependendo do Estado.
Compartilhe esta Pergunta