Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Esgoto entupiu, quem deve pagar? Inquilino ou proprietário?

Esgoto entupiu, inquilino ou proprietário quem deve pagar? (especificando meu caso o esgoto de onde estou morando e entupiu devido ao uso de vários anos sem reparo).

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Esgoto entupiu, quem deve pagar? Inquilino ou proprietário?

Esgoto entupiu, inquilino ou proprietário quem deve pagar? (especificando meu caso o esgoto de onde estou morando e entupiu devido ao uso de vários anos sem reparo).

Respostas (10)

há 4 anos

Manutenção é despesa do inquilino e portanto o inquilino paga o desentupimento salvo se ficar comprovado que a falta de manutenção provocou o entupimento. Nesse caso a despesa deve ser dividida com o locador que pode se recusar se apresentar laudo de que o mesmo foi limpo antes da locação. Problema comum que em geral dá muita briga entre as partes.

há 4 anos

Vai depender de uma acordo, pois se a "culpa" for do inquilino como cabelo, peças de brinquedo, algo que tenha caído, essa responsabilidade passa a ser do inquilino. Porém se entupiu devido a uso constante, sem danos causados pelo inquilino acredito que seja do proprietário, já que após a saído do inquilino esse esgoto ficará em ordem e servirá a futuros outros moradores.

há 2 anos

Esgoto é estrutural, portanto o proprietário deverá mandar um profissional arrumar, se for por uso de tempo, ele arcará com o conserto, mas, se for por mal uso (papel higiênico, objetos, panos ou outros) o valor do conserto deverá ser repassado para o inquilino pagar.

Compartilhe esta Pergunta