Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que faço se o locatário me cobra dano que não causei?

Moro num apartamento há 1 ano e meio e durante esse período (logo nos primeiros meses que usava o ap) a síndica me informou que estava vazando água do meu ap no ap de baixo. Informei o proprietário, abri as portas para que fizessem o reparo. Diversas vezes o zelador foi tentar achar aonde estava vazando e não achava. AtÉ que agora depois de todo esse tempo morando no Apartamento, a filha do proprietário esta me acusando de ter deixado uma meia cair no cano que entupiu o encanamento, causando o vazamento no ap de baixo. Informei a ela que seria impossível isso acontecer, pois o ralo da lavanderia é fixo no chão e não tem brecha para passar uma meia. Ela esta me mandando mensagem todo dia querendo que eu pague pelo reparo do ap de baixo, como eu disse que não foi minha culpa, ela disse q ia aumentar o aluguer em 18%. Informei que iria entregar o imóvel então, logo que o contrato de permanência minima ja se encerrou, tenho 2 meses de caução que paguei quando entrei no ap. Hoje ela me disse q tenho 30 dias pra deixar o imóvel vazio e que o segundo mês de caução ela não vai me devolver por conta do ocorrido com o cano! O que eu faço nessa situação? Pois, isso não foi imprudência minha.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

O que faço se o locatário me cobra dano que não causei?

Moro num apartamento há 1 ano e meio e durante esse período (logo nos primeiros meses que usava o ap) a síndica me informou que estava vazando água do meu ap no ap de baixo. Informei o proprietário, abri as portas para que fizessem o reparo. Diversas vezes o zelador foi tentar achar aonde estava vazando e não achava. AtÉ que agora depois de todo esse tempo morando no Apartamento, a filha do proprietário esta me acusando de ter deixado uma meia cair no cano que entupiu o encanamento, causando o vazamento no ap de baixo. Informei a ela que seria impossível isso acontecer, pois o ralo da lavanderia é fixo no chão e não tem brecha para passar uma meia. Ela esta me mandando mensagem todo dia querendo que eu pague pelo reparo do ap de baixo, como eu disse que não foi minha culpa, ela disse q ia aumentar o aluguer em 18%. Informei que iria entregar o imóvel então, logo que o contrato de permanência minima ja se encerrou, tenho 2 meses de caução que paguei quando entrei no ap. Hoje ela me disse q tenho 30 dias pra deixar o imóvel vazio e que o segundo mês de caução ela não vai me devolver por conta do ocorrido com o cano! O que eu faço nessa situação? Pois, isso não foi imprudência minha.

Respostas (7)

há 4 anos

A proprietária está tomando diversas atitudes acusatórias. minha sugestão seria conversar com a síndica do prédio e procurar saber se houve a formalização de alguma reclamação deste vazamento no momento que você assumiu o apartamento. se houver melhor, e pode ser utilizado para discutir as alegações da proprietária.

há 4 anos

Procure um advogado porque foi feito tudo errado. Se a dano foi causado por você é preciso um laudo técnico que comprove. Zelador não é encanador. Vais ter que decidir tudo na justiça. Quanto a filha, se ela não tem procuração do proprietário nem converse com ela. O locador é outra pessoa.

há 3 anos

Para esclarecimento: o locatário nessa questão é você, inquilino. O dono do imóvel é o locador. Ok, se caiu uma meia no cano (ela pode ter ido pela máquina de lavar) fica a pergunta: como se chegou a essa conclusão? Que provas o condomínio e o locador oferecem que a meia é sua? E quais foram os estragos causados e quanto custou para sana-los?

Se o contrato já está no prazo indeterminado o prazo para deixar o imóvel é de 30 dias; e se tivessem feito o contrato de acordo com a lei o valor da caução seria depositado em conta poupança conjunta e não solidária entre o locador e o locatário. Infelizmente a impressão que eu tenho é que essa questão vai acabar na justiça.

Compartilhe esta Pergunta