Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Financiamento de imóvel pelo casal

Bom dia, Por gentileza, tenho uma dúvida importante. Pois bem, adquiri um imóvel e para comprovar a renda necessária para o valor do financiamento precisei fazê-lo em conjunto com meu marido. Não temos um casamento formalizado e todos os custos, absolutamente, sou eu quem pago. A princípio é meu o apartamento, porém pela lei sei que ele tem direito. Como faço pra agora incluir um contrato especificando que sou eu quem pago todos os débitos?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Financiamento de imóvel pelo casal.

Bom dia, Por gentileza, tenho uma dúvida importante. Pois bem, adquiri um imóvel e para comprovar a renda necessária para o valor do financiamento precisei fazê-lo em conjunto com meu marido. Não temos um casamento formalizado e todos os custos, absolutamente, sou eu quem pago. A princípio é meu o apartamento, porém pela lei sei que ele tem direito. Como faço pra agora incluir um contrato especificando que sou eu quem pago todos os débitos?

Respostas (9)

há 5 anos

Vocês vivem maritalmente em União Estável e ele juntou a renda dele com a sua, portanto cada um tem 50% do imóvel e não importa se você paga tudo sozinha ou não. Na separação ele terá direito a 50% do imóvel porque o mesmo foi adquirido durante a União de vocês e nesta situação o regime de bens do casal é o mesmo legal no casamento oficial ou seja, Comunhão parcial de bens. Uma vez que o imóvel se comunica com a União Estável, um contrato entre vocês não terá valor e você paga todos os débitos porque de alguma forma ele contribui com outras despesas que equilibram as despesas. entende o judiciário que se você tivesse que arcar com todas as despesas sozinha, não faria o financiamento. Essa solução terá que ser resolvida no dia em que se separarem.

há 3 anos

Numa união estável não formalizada o regime automático é de separação parcial de bens, de forma que metade do imóvel é dele. A lógica é a seguinte: se você está pagando as parcelas ele está contribuindo de outra maneira para o sustento do casal.

há 3 anos

O regime de casamento prevalece sobre a distribuição patrimonial e seus reflexos, independente se é apenas um deles que está com renda e suportando a aquisição.

há 4 anos

Ocorre o seguinte: durante a vigência de uma união estável sem registro algum assume-se que o regime será de separação parcial de bens. Ou seja: não interessa quem pagou, quem ficou em casa lavando a louça. Tudo o que for adquirido durante a união entende-se esforço conjunto dos conviventes e na separação será partilhado 50% para cada um. O que você pode fazer é registrar essa união estável com separação total de bens, ok?

Compartilhe esta Pergunta