portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

7

Bom, nesse caso, a imobiliária tem que mandar uma carta para o inquilino, com prazo de 30 dias antes do vencimento do contrato, dizendo que o proprietário não tem mais interesse na locação, que o mesmo após o prazo do término do contrato terá de desocupar o imóvel, pois os proprietários voltarão a usar o Imóvel, e não tendo mais interesse na locação, após essa data, se os inquilino não sair, a imobiliária entra com ação de despejos.

há 2 anos

52

Valdir Ferraz - Florianópolis

imóvel guide usuário

Leiliane Farias

Perguntador

há 2 anos

Posso entrar com uma ação de despejo?

Tenho uma casa alugada pela imobiliária na qual os inquilinos estavam a 60 dias em atraso. Meu esposo ficou desempregado, então entrei em contato com a imobiliária para avisar aos inquilinos que eu precisaria da casa. O mesmo avisou os inquilinos, eles não gostaram de ser importunados, resolveram pagar os dois meses e deixaram claro que não vão sair da minha casa. Dei o prazo de 30 dias. Mais mesmo assim eles batem o pé e dizem que não vão sair. Meu esposo está desempregado, eu não estou trabalhando e temos uma filha de 3 anos. A imobiliária não consegue resolver. O prazo vai encerrar agora dia 16/02/2022 e nos estamos voltando dia 18. Pois nos mudamos para outra cidade devido ao trabalho do meu esposo. Oque fazer nessa situação. Não temos onde ficar? O contrato ainda está vigente até 05/06/2022.

Respostas (7)

Corretor de imóveis

Valdir Ferraz - Florianópolis

Corretor de imóveis

Respostas: 10

há 2 anos

Bom, nesse caso, a imobiliária tem que mandar uma carta para o inquilino, com prazo de 30 dias antes do vencimento do contrato, dizendo que o proprietário não tem mais interesse na locação, que o mesmo após o prazo do término do contrato terá de desocupar o imóvel, pois os proprietários voltarão a usar o Imóvel, e não tendo mais interesse na locação, após essa data, se os inquilino não sair, a imobiliária entra com ação de despejos.

Corretor de imóveis

André L. Santos

Corretor de imóveis

Respostas: 20

há 2 anos

Desde que pague a multa, o imóvel é seu, vc tem o direito de tê-lo quando quiser.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Se eles estão quitaram os alugueis devidos e estão em dia infelizmente vocês não podem pedir a desocupação para uso próprio até que o tempo do contrato termine. Até 05 de junho o contrato está vigente e este aviso que você deu ao inquilino não tem valor. A imobiliária por ser profissional do ramo já devia ter orientado vocês sobre essa proibição. Artigo 4 da lei 8.245/91 determina que somente ao lcoatário é concedido o direito de desocupar durante o prazo contratado pagando a multa pactuada. O locador não pode retomar salvo acordo escrito entre as partes em que o lcoatário queira desocupar e em geral pede indenização.

Corretor de imóveis sem foto

Vitor Reis Graciano

Corretor de imóveis

Respostas: 32

há 2 anos

Infelizemente a melhor saída é mesmo aguardar o término do contrato e já comunicar 30 dias antes da não renovação. Ingressar com ação, qualquer que seja, será mais demorado, caro e penoso.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 2 anos

Não se pode quebrar prazo de contrato por vontade do locador, é o que diz o artigo 4º da lei de locações, mesmo que seja para uso próprio, uma condição não anula a outra.

Corretor de imóveis

Rodrigo Abreu

Corretor de imóveis

Respostas: 241

há 2 anos

A partir de 1 dias de atraso já pode entrar com ação de despejo, no caso dos inquilino está em dia suas obrigações deverá cumprir seu contrato até o final.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.597

há 1 ano

Na vigência do contrato o locador NÃO RETOMA O IMÓVEL LOCADO. Mesmo que tivesse havido uma ação de despejo bastaria o locatário purgar a mora e a locação seguiria adiante. Obs.: A faculdade de purgar a mora só poderá ser novamente utilizada após 24 meses. Sei que a resposta não tem mais sentido para você porque o contrato já venceu, entretanto respondi em benefício que quem mais possa ter a mesma dúvida. Espero que você tenha resolvido satisfatoriamente o seu problema.

Faça uma nova pergunta: